Capa

Wine Run

Caixa Wine Run Vale do São Francisco é oportunidade de conhecer cultura e beleza da região

Uma mistura de belas paisagens, atrações ligadas à cultura regional, em uma corrida disputada entre os parreirais da Vitivinícola Rio Sol, às margens do Velho Chico, unindo esporte, vinho e turismo.

23.08.2016  |  5.355 visualizações
São Paulo (SP) - Ela é conhecida como a corrida do vinho e já conquistou os participantes após três edições no Nordeste. Unindo esporte e enoturismo (cultura do vinho aliada ao turismo), a etapa Vale do São Francisco da Caixa Wine Run 2016 será disputada no dia 10 de setembro. Uma oportunidade de competir ou acompanhar a prova e, ao mesmo tempo, conhecer a cultura e as belezas da região do sertão pernambucano, um oásis às margens do Velho Chico.

Será a quarta edição da prova, a segunda na região. Uma experiência única. A Caixa Wine Run alia o prazer de correr ao de degustar os melhores vinhos e visitar destinos turísticos. Ela é realizada dentro de uma vinícola, a Vitivinícola Rio Sol - Fazenda Planaltina, na Estrada da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, Pernambuco. Serão 10 milhas (16 km), correndo em meio aos parreirais.

Disputada desde 2012 na Serra Gaúcha, onde teve quatro edições, a Caixa Wine Run levou ao Vale do São Francisco, em 2013, o seu conceito inovador e se tornou sucesso na região. Muitas pessoas de outros estados conheceram o interior pernambucano e mostraram a vontade de voltar agora em 2016.

Além do evento esportivo, a Caixa Wine Run é destaque pela divulgação do enoturismo, com visitas e palestras temáticas, e também por recepcionar os atletas que terminam a prova com pratos da culinária local, como espetinhos de carne de bode, queijo coalho e bolos típicos. Na chegada, aliás, é realizada a Festa do Espumante, com a cerimônia de premiação. Música e dança, gastronomia e vinhos especiais, com toda a beleza do sertão nordestino.

Quem estiver lá pode programar um passeio de barco pelo Velho Chico ou uma visita à fazenda, com ótimas opções de vinhos. Paralelamente à corrida estão disponíveis várias atividades de lazer, incluindo um tour guiado nas vinícolas e passeio do Vapor do Vinho. E, também, um forrozinho pé de serra, típico da região.

"O local onde fica a vinícola Rio Sol é lindo, com uma natureza exuberante, assim como toda a região. Quem for poderá ver de perto não só a beleza, mas toda a tradição e riqueza da cultura do sertão nordestino", afirma Sérgio Oprea, da Zenith Marketing, organizadora da CAIXA Wine Run.

A vinícola possuiu um programa de visitação que funciona de segunda a sábado, onde os visitantes podem apreciar as uvas nos diversos estágios, conhecer o processo produtivo na adega e degustar os vinhos na loja. Aos sábados, há uma visita especial que, além dos vinhedos e da produção, conta com um passeio de barco pelo Rio São Francisco e almoço regional na sede da fazenda, que foi cenário da minissérie Amores Roubados, exibida pela TV Globo em 2013.

Uma oportunidade de conhecer a região do Vale do São Francisco, uma faixa de terra entre Pernambuco e Bahia, banhada pelo Rio São Francisco, no semiárido, em meio à vegetação da caatinga, incluindo cidades vizinhas ao município de Lagoa Grande: Petrolina, também em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, que ficam a cerca de 70 km do local da corrida.

Em Juazeiro da Bahia, entre as atrações turísticas da cidade, pode-se destacar a orla fluvial - com uma rede de bares e restaurantes movimentados onde é possível apreciar a beleza do rio São Francisco -, além das Ilhas do São Francisco, o navio Vaporzinho, o Museu do São Francisco, a Ponte Presidente Dutra - construída para ligar as cidades de Juazeiro e Petrolina -, o Parque da Lagoa do Calu, a Estátua Nego D'água - uma homenagem às lendas e folclores do rio e dos ribeirinhos - e as vinícolas da região.

Já Petrolina é a maior cidade do sertão de Pernambuco. E o São Francisco o seu principal cartão postal: através de suas águas a cidade fertilizou as terras e começou a produzir diversas variedades de frutas - a principal delas a uva. Destaque para o Museu do Sertão, a Catedral de Petrolina, a Petrolina Antiga, o Bodódromo -complexo gastronômico ao ar livre -, a Barragem de Sobradinho, as carrancas típicas da cidade. A Ilha do Fogo é muito visitada: de lá se tem uma das mais belas vistas do por do sol no Velho Chico.

Inscrições - As inscrições para a prova estão abertas nas categorias Individual (Individual geral e categorias de idade masculina e feminina: 18 a 24 anos; 25 a 29 anos; 30 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e acima de 60 anos) e Duplas (Dupla geral - masculina, feminina e mista). Elas têm custo de R$ 70,00, até 4 de setembro, e podem ser feitas no site do evento - www.winerun.com.br.

A quarta edição da Wine Run - Vale do São Francisco tem patrocínio da Caixa - Governo Federal. O vinho oficial é Rio Sol, o hotel oficial é Quality Petrolina. Os apoiadores são: Terra Sol, Grand Valle, Fortaleza, Orthop, Fisiotec e Clube Adega. A organização é da Zenith Marketing, Revista Adega e Apa.

Mais informações no site www.winerun.com.br

Deborah Mamone - MTb 15148
E-mail: deborah@zdl.com.br
Tel: 11 3285.5911

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica e no facebook ZDL Comunicação
  • Plantação de uvas irrigadas pelo Velho Chico
    (Eduardo Siqueira / Rio Sol)

  • Videiras da Rio Sol
    (Rio Sol / Divulgação)

  • Cultura da uva no Nordeste
    (Anizio Lopes / Foco Radical)

  • Corrida às margens do Velho Chico
    (Anizio Lopes / Foco Radical)

  • Prova ao lado dos parreirais
    (Anizio Lopes / Foco Radical)

  • Largada da prova na Rio Sol
    (Anizio Lopes / Foco Radical)

Leia também...

17.12.2018

Wine Run Brasil 2019 já está com inscrições abertas

Oitava edição da prova, considerada um dos principais eventos temáticos de corrida de rua no Brasil, será realizada no dia 4 de maio, no Vale dos Vinhedos

09.09.2016

Caixa Wine Run tem recorde de participantes neste sábado (10) no Vale do São Francisco

Conhecida como a corrida do vinho, quarta edição da prova no Nordeste reunirá 700 competidores

06.09.2016

Mais de 100 atletas da APA-Petrolina disputam a Caixa Wine Run Vale do São Francisco

Prova será no sábado (10), na Vitivinícola Rio Sol - Fazenda Planaltina, em Lagoa Grande, Pernambuco, aliando o prazer de correr ao de degustar vinhos e visitar belos lugares.

10.08.2016

Quarta edição da Caixa Wine Run - Vale do São Francisco abre inscrições

Prova de 16 quilômetros em Pernambuco está marcada para o dia 10 de setembro e tem inscrições com descontos até dia 15 deste mês

Entre em contato