São Paulo (SP) - A China venceu o Chile por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio do Pacaembu, e terminou na terceira colocação na primeira edição do Torneio Internacional Cidade São Paulo de Futebol Feminino. Os gols chineses foram marcados pela meia Ma Xiaoxu, melhor jogadora em campo.
Além de um lugar no pódio, a seleção da China se vingou da derrota de 1 a 0 sofrida para a chilenas na fase classificatória da competição, um resultado que tirou a chance da equipe asiática de estar na finalíssima diante do Brasil, que decidiria o título contra no México na partida de fundo. "Demos o troco nas adversárias, pois conseguimos converter em gols algumas das chances que criamos, o que não ocorreu no revés que tivemos na primeira fase", analisou o treinador Shang Ruihua.
"Este campeonato serviu para mostrar que temos de evoluir muito, pois tivemos muitos erros de fundamentos. Mesmo assim, fizemos uma boa partida neste domingo e a vitória acabou premiando o esforço de nossas jogadoras", avaliou o técnico chinês.
Melhor tecnicamente e individualmente, A china tomou a iniciativa da partida no primeiro tempo, mas não encontrou facilidade para superar a forte retranca do Chile. As chinesas tiveram duas chances claras para abrir o placar antes de balançar as redes, aos 22 minutos, e sair em vantagem no marcador. A habilidosa Ma Xiaoxu arriscou da ponta da área e a bola encobriu a goleira chilena Claudia Christiane.
Logo no reinício do jogo, a equipe sul-americana teve chance de empatar com Jennifer Velasco. A atacante entrou livre na área e chutou em cima da goleira Zhang Yanru, que fez grande defesa. Foi a única oportunidade do Chile nos primeiros 45 minutos, totalmente dominados pela China, que só não ampliou por causa da má pontaria de suas atacantes e de mais uma boa atuação da Cláudia Christiane sob as traves e nas saídas de bola nos cruzamentos chineses.
O Chile até tentou ser ousado no segundo tempo, algo que não fez durante toda competição. Foi para cima da China nos primeiros minutos, mas o domínio não durou muito e as chinesas tomaram conta da partida e só não aplicaram uma goleada devido aos inúmeros gols perdidos, principalmente pela atacante reserva Ma Jun. Mesmo assim, o time comandado por Shang Ruihua conseguiu ampliar aos 32 minutos. Ma Xiaoxu aproveitou cruzamento de Zhang Ying da esquerda e, livre, só teve o trabalho de empurrar a bola para fazer 2 a 0.
A campanha da terceira colocada do Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino foi regular. Na fase classificatória venceu o México por 3 a 0, perdeu do Chile por 1 a 0 e do Brasil por 3 a 0. Já o Chile, além de um vitória e uma derrota sobre a China, perdeu da seleção brasileira por 3 a 1 e das mexicanas por 6 a 0. "Apesar do quarto lugar, este torneio foi importante para minha equipe, que enfrentou alguns dos melhores times do mundo e ainda conquistou uma vitória contra um grupo de tradição como a China", avaliou a técnica chilena Marta Manuera.
Ficha Técnica
China 2 - Zhang Yanru; Liu Huana, Yuan Fan, Gao Yan e Li Danyang; Bi Yan, Pang Fengyue, Ma Xiaoxu e Sun Ling (Zhang Ying); Han Duan (Ma Jun) e Xu Yuan (You Jia). Técnico: Shang Ruihua
Chile 0 - Claudia Christiane; Marcella Agurto, Javiera Rivera, Juanita Morales e Geraldine Lopez; Catalina Coloma (Alexandra Vergara), Daniela Fuenzalida, Karen Ponce; Maria Francisca; Francisca Lara(Solange San Juan) e Jenifer Velasco (Daniela Moreno). Técnica Marta Munuera.
Data: 20/12/2009
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitra: Edilar Maria Ferreira
Assistentes: Patrícia Carla de Oliveira e Marcela de Almeida Silva
Gol: Ma Xiaoxu (22 m 1º T e 32 m 2º T)
Cartão amarelo : Ma Xiaoxu
O Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino 2009 é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com promoção da Sport Promotion e apoio da Prefeitura de São Paulo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que está transmitindo as oito partidas da competição pelos canais BandSports e TV Bandeirantes.
Mais informações no site oficial : http://torneiospfeminino.sportpromotion.com.br-
ZDL - Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail piera@zdl.com.br-
-
Catalina (Chile) e Ma Xiaoxu, destaque da China
(Bruno Miani / ZDL)
-
Claudia (Chile) e You Jia
(Bruno Miani / ZDL)
-
Xu Yuan (China) e Maria Francisca
(Bruno Miani / ZDL)
-
Liu Huana (China) e Alexandra
(Bruno Miani / ZDL)
-
Juanita Morales (Chile) e Han Duan
(Bruno Miani / ZDL)
-
Han Duan (China) e Javiera Rivera
(Bruno Miani / ZDL)
-
Han Duan (China) e Catalina
(Bruno Miani / ZDL)
-
Bi Yan (China) e Catalina
(Bruno Miani / ZDL)
-
Daniela (Chile) e Bi Yan
(Bruno Miani / ZDL)