São Paulo (SP) - A Holanda venceu o México por 2 a1, na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu, na capital paulista, e garantiu a terceira colocação do II Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. Na partida de fundo, Brasil e Canadá decidem o título, a partir das 17 horas. Os gols holandeses foram marcados por Kirsten van de Ven e Sherida Spitse e Nayeli Rangel anotou para as mexicanas.
Esta foi a segunda vitória da Holanda sobre o México na competição. Na quarta-feira, na terceira e última rodada da fase de classificação, ganhou por 3 a 1. O México perdeu outras duas partidas (3 a 0 para o Brasil, 1 a 0 para o Canadá) na primeira fase. O time europeu, por sua vez, foi derrotado pelas brasileiras por 3 a 2 e pelas canadenses por 5 a 0.
As mexicanas buscaram o gol desde o início do primeiro tempo, mas esbarraram na forte marcação das holandesas, que repetiram o esquema tático do confronto na fase classificatória. Elas se fecharam na defesa e mantiveram como única arma ofensiva os raros contra-ataques em velocidade. A pressão não deu certo e a definição do terceiro colocado ficou para os 45 minutos finais.
A Holanda manteve o mesmo esquema no segundo tempo, mas adiantou a marcação. Assim, apesar de pressionada, conseguiu manter o México longe de sua área e ainda ameaçar o gol adversário. O jogo pragmático das holandesas começou a dar resultado aos 16 minutos, quando Kirsten van den Vem recebeu na área e, livre, tocou na saída da goleira Cecília Santiago.
Em desvantagem no placar, as mexicanas partiram para o tudo ou nada e conseguiram o empate aos 21 minutos. Nayeli Rangel desviou da goleira em toque cruzado na pequena areia e deu esperanças de que sua equipe conseguiria a virada. Contudo, quem marcou o gol da vitória foi a Holanda. Aos 41 minutos, a bola sobrou na entrada da área, após bate-rebate, e Sherida Spitse teve tranquilidade para empurrar para as redes e dar números finais ao confronto.
"Hoje não jogamos tão bem quanto no meio da semana, mas estou satisfeito com o toque de bola inteligente e o empenho da equipe durante os noventa minutos. Foi ótimo participar deste torneio e jogar contra excelentes equipes como Brasil e Canadá. São seleções que estão muito bem no Ranking da FIFA (o Brasil está em terceiro e o Canadá em nono)", analisou o técnico holandês Roger Reijners.
"O nosso melhor jogo foi contra o Brasil, onde quase conseguimos a vitória, mas valorizo muito as duas vitórias contra o México, uma das melhores seleções da Concacaf. Estou muito feliz por ter terminado a competição com mais um triunfo," acrescentou.
Mesmo com a derrota e o quarto lugar, o técnico Leonardo Cuellar considerou o torneio uma ótima preparação para sua equipe, que está focada no Mundial da Alemanha, em junho de 2011. "O torneio foi muito útil e trouxe muitos benefícios para nossa equipe. Jogamos contra grandes seleções e fizemos alguns testes na equipe durante esta semana. Nosso foco agora é concentrar no Mundial, onde queremos, no mínimo, passar para a segunda fase".
Ficha Técnica
Data: 19/12/2010
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Holanda: 2 - 1- Loes Geurts; 2- Dyanne Bito, 3- Manoe Meulen, 4- Daphne Koster (capitã) e 5- Petra Hogewoning; 6- Marije Brummel (14- Cynthia Beekhuis), 8- Sherida Spitse e 10- Kirsten van de Vem (21- Ellen Jansen); 7- Sylvia Smit, 9- Chantal de Ridder (18- Shanice van den Sanden) e 11- Renée Slegers.
Técnico: Roger Reijners
México: 1 - 20- Cecilia Santiago; 2- Alina GarciaMendez, 3- Marlene Sandoval (14- Leticia Villalpando), 4- Natalie Vinti e 15- Rosario Saucedo; 8- Dinorá Garza, 11- Nayeli Rangel, 21- Lupita Worbis (capitã); 18- Veronica Perez (17- Tânia Morales), 19- Teresa Noyola e 10- Stephany Mayor.
Técnico: Leonardo Cuellar
Árbitra : Edilar Ferreira
Assistentes : Renata Ruel e Patrícia Carla de Oliveira
Gols: Kirsten van de Ven (16 m do 2° T), Sherida Spitse (40 m do 2º T) para a Holanda e Nayeli Rangel (21 m do 2° T) para o México
Artilheiras
- Marta (Brasil) - 4 gols
- Christine Sinclair (Canadá) e Kirsten van de Ven (Holanda) - 3 gols
- Matheson (Canadá) - 2 gols
- Cristiane (Bra), Gabriela, Josee Berlanger (Can), Chantal de Ridder, Claudia van de Heiligenberg) Sherida Spitse e Sylvia Smit, as quatro da Holanda, Guadalupe Worbis e Nayeli Rangel, do México - 1 gol
Resultados
1ª Rodada
Canadá 5 x 0 Holanda
Brasil 3 x 0 México
2ª Rodada
Brasil 3 x 2 Holanda
México 0 x 1 Canadá
3ª Rodada -
México 1 x 3 Holanda
Brasil 0 x 0 Canadá
Finais
Holanda 2 x 1 México
Brasil x Canadá
O II Torneio Internacional Cidade de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com promoção da Sport Promotion e apoio da Prefeitura de São Paulo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que está transmitindo as oito partidas da competição pelos canais BandSports, Band Internacional e TV Bandeirantes.
Atenção : após o intervalo de Brasil x Canadá seguirão fotos do primeiro tempo da partida. Ao final do jogo, seguirão outras fotos e matéria sobre a decisão do Torneio Cidade de São Paulo.
Mais informações no site www.sportpromotion.com.br/ticsp2011
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194 / Gustavo Lara
E-mail - piera@zdl.com.br / gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Kirsten (Hol) fez o primeiro gol
(Bruno Miani / ZDL)
-
Dinora (Mex) e Sherida, que fez o segundo gol holandês
(Bruno Miani / ZDL)
-
Nayeli (dir.) fez o gol mexicano
(Bruno Miania / ZDL)
-
Sherida (Hol) e Teresa (Mex)
(Bruno Miani / ZDL)
-
Natalie (Mex) e Kirsten (Hol)
(Bruno Miania / ZDL)
-
Fany (Mex) e Manoe (Hol)
(Bruno Miani / ZDL)