São Paulo (SP) - O Canadá foi campeão do II Torneio Internacional de Futebol Feminino ao empatar em 2 a 2 com o Brasil na partida final, disputada na tarde deste domingo, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. No ano passado, a seleção brasileira levantou a taça ao derrotar o México por 5 a 2. Na preliminar, as holandesas ganharam das mexicanas por 2 a 1 e garantiram a terceira colocação.
O Canadá somou os mesmos sete pontos do Brasil na fase classificatória, mas entrou em campo na decisão com a vantagem do empate por ter conseguido maior saldo de gols - seis contra quatro.
"Foi um jogo muito difícil. O Brasil é um time forte e perigoso individualmente, mas lutamos com raça os noventa minutos para conquistar este título. O mais importante foi que nossa equipe não se abateu com o segundo gol brasileiro e teve paciência para fazer o gol de empate", explicou Christina Sinclair, vice-artilheira com quatro gols.
"Foi emocionante vencer o Brasil no país deles, com esta torcida maravilhosa. Isso mostra que nossa equipe é forte e capaz de fazer um bom papel no Mundial em 2011. Agora é comemorar e valorizar ao máximo este título tão difícil", acrescentou a craque canadense, que decidiu o jogo ao fazer o gol de empate próximo do final.
O primeiro tempo foi equilibrado, com o Canadá melhor posicionado em campo, preferindo se defender e explorar os contra-ataques. O Brasil precisava da vitória e manteve sua principal característica de buscar o ataque em velocidade, principalmente através da habilidade de Marta e Thais. Mas não conseguiu superar o bloqueio adversário e ainda foi castigado com o gol canadense, marcado aos 42 minutos, pela atacante Josee Belanger, de cabeça, após cruzamento da esquerda.
A seleção brasileira foi para o tudo ou nada na segunda etapa e abriu a possibilidade para o Canadá ampliar antes da virada brasileira. Tanto é que a goleira Andreia Suntaque fez três grandes defesas nos 45 minutos finais. A habilidade de Marta, que marcou os dois gols brasileiros, foi fundamental para a reação brasileira. O primeiro, aos 8 minutos, em jogada individual, com direito a drible da vaca. Ela tocou na saída da goleira canadense para empatar. O segundo, aos 26 minutos, após pênalti cometido pela canadense Marie Eve Nault, que colocou a mão na bola.
Em vantagem no placar, o Brasil passou a administrar a partida, com toque de bola no meio-campo. Contudo, quando o Canadá parecia não ter forças para buscar o empate, a craque do time, Christine Sinclair arriscou um chute de fora da área aos 37 minutos, a bola bateu na trave direita da goleira Andréia Suntaque e foi para o fundo da rede. O time brasileiro ainda tentou reagir, mas não conseguiu reverter a situação e ficou com o vice-campeonato.
Marta, artilheira do campeonato - Mesmo com a derrota, Marta, artilheira do torneio com 6 gols, foi eleita novamente a melhor em campo. "Fizemos um belo torneio, mas em alguns jogos não conseguimos mostrar toda a nossa técnica. As meninas da seleção tiveram uma temporada puxada e o desgaste ficou nítido nesta decisão. Mesmo assim conseguimos nos superar e sempre tentamos dar o máximo para essa maravilhosa torcida que compareceu ao Pacaembu. Queremos jogar mais vezes no Brasil". O público foi de quase 19 mil pessoas.
O técnico Kleiton Lima estava conformado com o resultado. "Foi um jogo difícil, pois a equipe vem de uma sequência exaustiva na temporada. Foi um jogo em que usamos muito mais o coração do que a técnica, já que o time estava sentindo o cansaço. Outro fator que nos atrapalhou bastante foram as contusões de jogadoras importantes como a Cristiane e a Grazielle," justificou.
"Fizemos o possível para reverter o placar e conseguimos até um certo momento. Mas do outro lado existe uma equipe muito boa tecnicamente e com mais força física devido ao maior período de descanso. A atacante Sinclair teve a competência de acertar um chute muito bonito e elas mereceram o título", finalizou o treinador brasileiro.
Retrospecto dos dois times - Com mais este confronto, Brasil e Canadá se enfrentaram 11 vezes na história, com cinco vitórias para as brasileiras, três empates e três derrotas. O primeiro jogo foi em 1996, com triunfo verde e amarelo por 2 a 1. No II Torneio Cidade de São Paulo, além dos dois empates com as canadenses (0 a 0 na fase classificatória), a Seleção ganhou de 3 a 0 do México e de 3 a 2 da Holanda. O Canadá venceu as mexicanas por 1 a 0 e as holandesas por 5 a 0.
O Canadá ocupa a nona colocação no ranking da FIFA e está classificado para o Mundial da Alemanha, em junho. É bicampeão da Copa Ouro da Concacaf (1998 e 2010) e foi quatro vezes vice-campeã do torneio (91, 94, 2002 e 2006). A melhor campanha em Copa do Mundo foi o quarto lugar, em 2003, ficou em oitavo nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008 e foi terceiro nos Jogos Pan-Americanos do Rio/2007.
O Brasil é cinco vezes campeão sul-americano (1991, 1995, 1998, 2003 e 2010), tem duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007), foi vice-campeão olímpico em 2004 e 2008 e vice-campeão mundial, em 2007.Ganhou o I Torneio Cidade de São Paulo e foi vice-campeão nesta edição.
A maioria das jogadoras que serviram a seleção brasileira até este domingo participará do Torneio Internacional Interclubes, entre 5 e 15 de janeiro, na cidade paulista de Araraquara, defendendo o Santos, o Palmeiras e o Foz Cataratas. A quarta equipe convidada para a competição, também promovida pela Sport Promotion, é o Umea, da Suécia, que a brasileira Marta atuou por cinco temporadas.
Ficha Técnica
Data: 19/12/2010
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Brasil 2 - 1- Andreia Suntaque; 3 -Aline (capitã), 4- Renata Costa (2- Marina) e 20- Érika (13-Andreia Rosa); 17- Fabiana, 5 -Ester, 21- Francielle, 6- Rosana e 9- Grazielle (19- Daniele); 10- Marta e 22- Thais Guedes (19- Daniele)
Técnico: Kleiton Lima
Canadá 2 - 22- Stephanie Labbe; 2- Emily Zurrer, 7- Rhian Wilckinson, 20- Marie Eve Nault e 9- Candace Chapman (5- Robyn Gayle); 4- Camelina Moscato, 6- Kaylyn Kyle, 8- Diana Matheson; 11- Josee Belanger, Christine Sinclair (capitã) e 14- Melissa Tancredi (16- Chelsea Stewart).
Técnica: Carolina Morace
Gols : Josee Belanger (43 m 1º T) e Christine Sinclair (37 m 2º T) para o Canadá e Marta (8 e 26 m 2º T) para o Brasil
Árbitro : Katiucia da Mota Lima
Assistentes : Maria Eliza Barbosa e Mariza Teles Paiva
Cartões amarelos: Marie Eve Nault e Josee Belanger (Canadá) e Fabiana e Daniele (Brasil)
Cartão vermelho : Marie Eve Nault (Canadá)
Renda
Pagantes : 17.264
Não pagantes : 1.520
Total : 18.784
R$ 149.650,00
Artilheiras
- Marta (Brasil) - 6 gols
- Christine Sinclair (Canadá) - 4
- Kirsten van de Ven (Holanda) - 3 gols
- Diana Matheson e Josee Berlanger (Canadá) - 2 gols
- Cristiane (Bra), Gabriela, , Chantal de Ridder, Claudia van de Heiligenberg) Sherida Spitse e Sylvia Smit, as quatro da Holanda, Guadalupe Worbis e Nayeli Rangel, do México - 1 gol
Classificação final do Torneio
Campeão - Canadá
Vice-campeão - Brasil
Terceiro colocado - Holanda
Quarto colocado - México
Resultados
1ª Rodada
Canadá 5 x 0 Holanda
Brasil 3 x 0 México
2ª Rodada
Brasil 3 x 2 Holanda
México 0 x 1 Canadá
3ª Rodada -
México 1 x 3 Holanda
Brasil 0 x 0 Canadá
Finais
Holanda 2 x 1 México
Brasil 2 x 2 Canadá
O II Torneio Internacional Cidade de São Paulo é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com promoção da Sport Promotion e apoio da Prefeitura de São Paulo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paulista de Futebol e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que está transmitindo as oito partidas da competição pelos canais BandSports, Band Internacional e TV Bandeirantes.
Mais informações no site www.sportpromotion.com.br/ticsp2011
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194 / Gustavo Lara
E-mail - piera@zdl.com.br / gustavo@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Sinclair vibra ao receber troféu de campeã
(Bruno Miani / ZDL)
-
Canadenses comemoram no pódio
(Bruno Miani / ZDL)
-
Canadá posa com as medalhas
(Bruno Miani / ZDL)
-
Seleção recebe troféu de vice-campeão
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta chuta para empatar o jogo
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta foi artilheira do torneio
(Bruno Miani / ZDL)
-
Daniele é marcada por Kaylin Kyle
(Bruno Miani / ZDL)
-
Quase 19 mil pessoas no Pacaembu
(Bruno Miani / ZDL)