Capa

Squash: Tatiana Borges é tetra e Diego Gobbi conquista primeiro título brasileiro

As finais do profissional foram disputadas neste domingo (18) na quadra azul de vidro do Pinheiros, em São Paulo (SP), encerrando a 39ª edição do torneio, que reuniu 300 jogadores desde quarta-feira (14), com jogos também na Hebraica e no Paineiras e com campeões por classes, máster e juvenil

18.11.2018  |  6.145 visualizações

São Paulo (SP) - Os paulistanos Tatiana Borges e Diego Gobbi comemoraram neste domingo (18), na quadra de vidro azul do clube Pinheiros, em São Paulo (SP), os títulos do profissional da 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Squash. Tatiana conquistou o tetra derrotando, na final, Juliana Pereira, de Ribeirão Preto (SP), por 3 a 0 (19-17, 11-6 e 11-4). Gobbi, pela primeira vez campeão nacional, venceu o catarinense Pedro Mometto, de Joinville, também por 3 a 0 (11-8, 11-7 e 11-3). O torneio foi válido pela nona e última etapa do Circuito Correios de Squash Profissional – NSB (Novo Squash Brasil) e também pelo Ranking Mundial PSA como National Closed Satelite, encerrando a temporada 2018.

Tatiana, 35 anos, conquistou seu segundo título consecutivo no Brasileiro repetindo uma história de superação. Em 2017, a paulistana retornou ao circuito após a gravidez de seu primeiro filho para ser campeã. Agora, voltou na etapa anterior, também na capital paulista, na academia Delta, em outubro, depois de mais uma gravidez e com mais uma conquista. Depois de um primeiro game muito disputado, encerrado em 19-17, Tatiana passou a dominar a partida, com um jogo muito sólido, marcando 3 a 0 para ficar com o tetra.

"Não tenho palavras. Meu filho só tem três meses. Voltei na raça. Joguei com meu coração. Sou apaixonada pelo squash. Hoje fizemos um jogo de alto nível. Estou exausta, mas só tenho a agradecer. À minha família, ao Pinheiros, o título ficou aqui. A todos. Dei o meu melhor e estou muito feliz", afirmou a emocionada Tatiana, atual número 6 do ranking, que soma agora sete conquistas no Circuito NSB. "Esta quadra de vidro é de nível internacional. Uma delícia. Já joguei lá fora e posso dizer que este campeonato não fica devendo nada", completou.

A vice-campeã Juliana, 30 anos, número 2 do ranking, também não escondeu a emoção ao terminar o jogo. "É sempre muito bom estar em uma final. Almejo há muito tempo o título brasileiro. Ainda não consegui. Mas, não desisto. Agradeço à Tati, que fez o seu melhor, a todos que assistiram. E quero dizer que ano que vem vou estar aqui tentando mais uma vez", observou.

Para chegar à decisão, nas semifinais deste sábado (17), Tatiana derrotou a também paulistana Gabriela Noronha por 3 a 1 (11-9, 11-6, 7-11 e 11-6). Juliana ganhou da mineira Renata Furletti, de Montes Claros, por 3 a 0 (11-5, 13-11 e 11-8).

Emoção também no masculino - Final feminina encerrada, entraram na quadra Diego Gobbi, 23 anos, e Pedro Mometto, 30 anos, para decidir o título no masculino. A expectativa era de um jogo muito equilibrado entre o atual líder do ranking, Mometto - com três títulos NSB nesta temporada -, e Gobbi, número 2 e Embaixador dos Correios - sete conquistas no NSB, a última na etapa anterior. Os dois buscavam seu primeiro título brasileiro. Na partida, o que se viu foi Gobbi impondo o ritmo e vencendo por 3 a 0. Jogo terminado, ajoelhou na quadra e, depois, correu para a torcida, comemorando muito.

"Primeiro, eu quero parabenizar o Pedro. Fiquei duas vezes nessa situação de vice. Sei como dói. Mas só nos incentiva a buscar novamente. Agradeço a cada um que contribuiu para eu estar aqui. Este é o dia mais feliz da minha vida. Trabalho todos os dias, eu me dedico em todos os momentos. Agora, em janeiro, voltarei para a Inglaterra, para novos treinos, buscando aprimorar ainda mais", comemorou Gobbi.

"Quero agradecer à torcida. O pessoal de São Paulo sempre me acolhe muito bem. O Diego, hoje, foi melhor. Não consegui impor o meu jogo. Mas, desde já deixo aqui o recado de que no ano que vem vai ser diferente. Pode escrever. E sempre, na quadra, busco dar o meu melhor para ser um exemplo para a nova geração", disse Pedro.

Para disputar a final, Gobbi derrotou na semifinal Rafael Alarcon, de São Paulo (SP), 16 vezes campeão brasileiro: 3 a 2 (9/11, 11/6, 11/1, 4/11 e 11/9). Alarcon, Embaixador dos Correios, que comemorou o título no ano passado, entregou o troféu a Gobbi pela conquista de 2018. Mometto passou por Kiki Silva, de Campinas (SP): 3 a 0 (11-8, 11-7 e 11-6).

Campeões por classes, máster e juvenil - O domingo foi de decisão, também, nas demais categorias do Brasileiro, com jogos no Pinheiros e na Hebraica: por classes, máster e juvenil. Válido como terceira etapa do Circuito Correios de Squash Juvenil, contando pontos, nas categorias sub-17 e sub-19, para o ranking mundial PSA, o juvenil teve os seguintes campeões: Sub-13/Sub-15 Feminino - Paula Duet (SP); Sub-11 Masculino - Vitor Penteado (SP); Sub-13 Masculino - Isaias Melo Silva (SP); Sub-15 Masculino - Brunno Félix Camargo Fontes De Oliveira (RJ); Sub-17 Masculino - Rhuan Márcio Neves De Sousa (MS); Sub-19 Masculino - Lucas Souza De Araujo (RN); Sub-23 Masculino - Matheus Carbonieri (SP).

Muita disputa no encerramento da temporada - Desde a quarta-feira (14), o Campeonato Brasileiro reuniu 300 jogadores, com partidas em dez quadras na capital paulista - no Pinheiros, na Hebraica e no Paineiras -, sendo três de vidro, para o encerramento da temporada 2018 do squash com um balanço muito positivo.

"O squash vem crescendo ano a ano no País. E o trabalho em equipe mostra o sucesso deste campeonato, que não deve nada a nenhum evento pelo mundo. Queremos fazer muitos mais. Que sirva de exemplo para os próximos", destacou Carlos Paiva, presidente da Confederação Brasileira de Squash (CBS).

"Estamos muito felizes com o trabalho realizado. É uma emoção muito grande estar aqui, hoje. Só tenho de agradecer a todos que fizeram este evento acontecer", observou Walter Karl, diretor executivo da CBS e diretor de squash do Pinheiros.

O 39º Campeonato Brasileiro de Squash foi organizado pela CBS (Confederação Brasileira de Squash), com patrocínio dos Correios.

Mais informações:

Site:  
http://cbsquash.com.br/
Fanpages: 
https://www.facebook.com/squashbrasil/ 
https://www.facebook.com/novosquashbrasil/

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports
Twitter: 
www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Os campeões brasileiros de 2018
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Premiação do masculino
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Premiação do feminino
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Emoção da tetracampeã
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Comemoração do campeão Gobbi
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Gobbi e Mometto na briga pelo título
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Tatiana e a vice-campeão Juliana
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Emoção e disputa na final feminina
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

  • Público lotou a arquibancada da quadra azul
    (Marcello Zambrana / Divulgação)

Leia também...

07.03.2019

Time Correios Brasil conquista quatro medalhas no Sul-Americano de Squash Juvenil na Bolívia

Torneio em Cochabamba reuniu 11 países e o Brasil terminou em sétimo no geral. No Individual, Isaías Silva (SP) foi vice-campeão na SUB 13 e Clara Braga (DF) ficou com o bronze na SUB 15. Em duplas, bronze com Lucas Araújo (RN)/Pedro Paulo Pedroso (GO) e Maria Fernanda Rocha (MG)/Clara Braga

19.02.2019

Em busca do sonho olímpico em Paris-2024, squash lança campanha "Squash Goes Gold"

Objetivo é que esporte esteja presente nos Jogos de 2024. Iniciativa da World Squash Federation (WSF), em conjunto com a Professional Squash Association (PSA), quer mobilizar todos os envolvidos com a modalidade

23.01.2019

Confederação Brasileira de Squash convoca equipe para o Sul-Americano Juvenil na Bolívia

Torneio será em Cochabamba, entre os dias 23 de fevereiro e 1º de março. Atletas foram definidos com base no ranking brasileiro da categoria, após a disputa da quarta etapa do Circuito Correios de Squash Juvenil, neste mês de janeiro

20.01.2019

Paulistas Gustavo Santos e Yuri Pollak vencem quarta etapa do Circuito Correios de Squash Juvenil

Neste domingo (20), no clube Pinheiros, em São Paulo (SP), Santos derrotou o atual líder do ranking da categoria Sub 19, Gabriel Pederiva, de Santo André (SP), para ficar com o título. Na Sub 17, Pollak confirmou o favoritismo para ser campeão

Entre em contato