São Paulo (SP) - Os campeões da quarta etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest, destinada aos surfistas residentes na Zona Sul da Grande São Paulo, serão conhecidos neste domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). A competição, organizada pela Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP), teve início neste sábado com ondas de um metro de altura nas maiores da série, formação regular e chuva fina durante todo o dia.
A Seletiva Zona Sul tem três categorias em jogo: Open ZS, Long ZS e Máster ZS. O circuito também abre espaço para duas classes (Long e Open) do chamado SP Trials, aberto para atletas de outras regiões da Região Metropolitana e que também é classificatório para o Confronto Final, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, na praia de Maresias (São Sebastião), e definirá os campeões paulistanos da temporada.
Pedro Oliveira e Erick Proust, favoritos na Open ZS, continuam na briga pelo título em Itamambuca. Ambos passaram por duas fases na manhã deste sábado e garantiram presença na semifinal. "A condição do mar vai fazer a diferença. Quem conseguir pegar as melhores ondas, tem boas chances de ser campeão", afirmou Pedro Oliveira, que continua invicto no torneio.
O surfista do bairro paulistano do Planalto Paulista venceu o SP Trials nas duas etapas já realizadas (Santos e São Sebastião) este ano - a terceira, marcada para a Praia Grande de Ubatuba, foi transferida dos dias 28 e 29 de agosto, para 27 e 28 de novembro. "Se o mar subir, como fala a previsão, tenho mais chances de vencer e, assim, manter a invencibilidade. Mas não será nada fácil, pois tem muitos bons surfistas na Zona Sul", completou Pedro Oliveira.
As disputas, segundo Eduardo do Nascimento Santos, tour manager do circuito reiniciam às 9 horas deste domingo com a primeira fase da SP Trials Long. Por volta das 13 horas, está programada a última final da etapa, a da Open ZS. "Vamos ter também a decisão da Open Local, categoria que contempla os surfistas da praia onde o evento acontece, mas que não é válida para o ranking", avisou também presidente de honra da ASGSP.
Ação ambiental - A Organização Não-Governamental Sea Shepherd, conhecida em todo o mundo por seu trabalho em prol da defesa dos oceanos e dos animais marinhos, marcou presença, neste sábado, na quarta etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest 2010.
Apesar da chuva, os ativistas da ONG conversaram com surfistas com intuito de desmistificar a imagem do tubarão como assassino dos mares. "Estes animais são importantíssimos para manter a cadeia alimentar sob controle", ressaltou Carlos Francisco, coordenador regional voluntário no estado de São Paulo do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB).
Ao vivo - As disputas na praia de Itamambuca podem ser assistidas ao vivo pela Internet no link www.localmotion.com.br/spcontest ou no site da Federação Paulista d Surf (FPA) - www.fpsurf.com.br.
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 2010 tem o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Os apoiadores são Freeday, BHS, Glasser Future Surfboards, OZ Quilhas, Jovem Pan On Line, deputado federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo, V10 Impressão Digital, Mag Modelo Artes Gráficas e Sea Shepherd Guardiões do Mar.
A divulgação oficial da competição é dos sites Waves.Terra e Jovem Pan On Line. A organização é da Event Tools Promoções e Eventos Ltda, a realização da Associação de Surf da Grande São Paulo e da Federação Paulista de Surf. A quarta etapa tem apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
-
Pedro Oliveira
(Munir El Hage)
-
Erick Proust
(Munir El Hage)
-
Pedro Oliveira, da Zona Sul
(Munir El Hage)
-
Sea Shepherd em Itamambuca
(Munir El Hage)
-
Estrutura do evento
(Munir El Hage)
-
Sérgio Sapo
(Munir El Hage)