Capa

Franck Caldeira e Maria Zeferina Baldaia buscam o bi na São Silvestre

10.12.2009  |    121 visualizações ATLETISMO

Os dois corredores mineiros confirmam participação na prova do dia 31

São Paulo (SP) - Os mineiros Franck Caldeira e Maria Zeferina Baldaia buscam o bicampeonato da Corrida Internacional de São Silvestre, no último dia do ano, em São Paulo. Franck ganhou a tradicional prova paulistana em 2006, enquanto Zeferina foi campeã de 2001. Cada um fará um tipo diferente de preparação, com o mesmo objetivo final.

Franck Caldeira, que foi o brasileiro mais bem colocado na Volta da Pampulha, com o terceiro lugar, no domingo, treinará na altitude de Campos do Jordão, na região serrana de São Paulo. O atleta do Cruzeiro ficou feliz com seu desempenho na prova mineira, mas fez questão de ressaltar que seu objetivo é a São Silvestre.

"Tentei fazer a melhor prova possível em Belo Horizonte, mas acabei perdendo o segundo lugar nos metros finais. Fiquei feliz com o resultado porque sei que tenho muito ainda o que melhorar", comentou o atleta de 26 anos, que completou os 18,7 km em 52min59s. "Em Campos do Jordão espero ganhar mais resistência e velocidade e fazer uma boa prova no último dia do ano, pela qual tenho um grande carinho."

Maria Zeferina Baldaia não alterará a sua rotina. Ela manterá os treinos na cidade de Sertãozinho (SP), onde mora e é vereadora. "Vou tentar melhorar meu desempenho nos treinos. Fiquei em 11º na Pampulha, com 1h07min01s, mas terminei com a sensação de que poderia ter ido melhor", comentou a atleta.

O técnico Cláudio Castilho, do Pìnheiros, lembra que a atleta está treinando muito bem e não tem conseguido competir no mesmo nível por causa de problemas hormonais. "Espero que a situação melhore nas próximas semanas e ela possa chegar à São Silvestre nas condições ideais de competição", observou o treinador.

Franck e Zeferina estão entre os brasileiros mais vitoriosos nas corridas de rua do País. Além da São Silvestre, Franck venceu três vezes a Volta da Pampulha, é bicampeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro e medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Já Zeferina, ex-cortadora de cana, é bicampeã da Maratona de São Paulo, campeã da Meia Maratona do Rio, da Volta da Pampulha e da Meia Maratona de Stramilano, na Itália, além da São Silvestre.

O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio da CAIXA, Wizard, Oi e Sedex, com apoio de HCor, Montevérgine, Sabesp, Gatorade e Café 3 Corações, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS.

Mais informações no site www.saosilvestre.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
31.12.2009

Quenianos mantêm a hegemonia na tradicional prova paulistana nesta quinta-feira

30.12.2009

Tradicional prova paulistana será disputada nesta quinta-feira

29.12.2009

A entrevista acontecerá entre 11 e 13 horas no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. A entrega de credenciais será entre 10h30 e 15 horas.

29.12.2009

Cidade vive o clima da competição e as atrações conversam com a imprensa nesta quarta-feira na coletiva oficial da prova