Etapa do Mundial de Windsurf em Ilhabela tem R$ 1 milhão de investimento
15.10.2009
| 144 visualizações
VELA
-
Largada
Arrow Marketing / Divulgação
-
Wind Brasil
Arrow Marketing / Divulgação
-
Disputa equilibrada
Arrow Marketing / Divulgação
A Arrow Marketing está organizando duas etapas do Mundial na América do Sul, uma em Ilhabela e outra em Fortaleza
São Paulo (SP) Um milhão de reais. Este é o investimento para a realização do Wind Brasil Mundial de Fórmula Windsurf 2009. A competição, que acontece no paradisíaco município da Ilhabela (SP), entre 21 e 25 de outubro, reunirá os melhores atletas da modalidade do mundo. O valor foi divulgado por Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing, empresa que promove eventos internacionais do esporte no País desde 1997.
Os recursos para a realização de um dos mais importantes torneios do windsurfe mundial no Litoral de São Paulo foram viabilizados pela própria Arrow Marketing, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ilhabela. "Fizemos questão de organizar esta etapa do Mundial em Ilhabela pela tradição que a cidade tem nos esportes náuticos, além de ser o local de treino e moradia de alguns destaques do windsurf nacional. Além disso, queremos ampliar ainda mais o potencial de turismo náutico desta bela ilha do litoral paulista, explicou Sanford.
Além da etapa em Ilhabela, a Arrow Marketing é responsável pela organização da outra prova do Mundial de Fórmula Windsurfing na América do Sul, que este ano acontece entre 25 e 29 de novembro, em Fortaleza (CE). E também da etapa brasileira do Mundial da modalidade Freestyle, entre os dias 3 e 13 de dezembro, na praia do Icaraizinho, em Amontada, Ceará.
Os três eventos válidos pelo Mundial organizados pela empresa cearense em 2009 contam com a chancela da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), entidade que conta com cinco mil atletas em seu quadro de associados. No mundo, são 20 milhões de adeptos da prancha à vela, sendo que metade deste número está concentrada na Europa. Estima-se que a indústria do esporte movimente anualmente cerca de 750 milhões de dólares em todo o planeta.
A etapa de Ilhabela, segundo Teka Lenz, presidente da ABWS, deve contar com 50 atletas, de dez países. Destaque para o catarinense e bicampeão mundial Wilhelm Schurmann, para o baiano radicado no litoral paulista Paulão Reis, e para o cearense Gabriel Browne, o Biel. Sem falar nas estrelas internacionais, como o argentino Gonzalo Costa Hoevel, o polonês Wojtek Brzozowski, o inglês Ross Williams e o dinamarquês Jesper Vesterstrom.
Muito mais em 2010 No próximo ano, o Wind Brasil, projeto responsável pelas etapas do Mundial de Windsurf realizadas no Brasil desde 1997, vai crescer. Se em 2009, a Arrow Marketing se comprometeu em promover três etapas - de duas modalidades - no País, em 2010 este número vai crescer. "Em primeiro lugar, vamos agregar a classe RSX Olímpica (faz parte do programa dos Jogos Olímpicos) junto com a Fórmula, avisou Décio Sanford.
O executivo afirmou também que em vez de três provas, serão quatro ao todo no território nacional: uma de Freestyle, no Ceará, e três que englobariam disputas da Fórmula e da RSX Olímpica, uma em Ilhabela, uma em Búzios (RJ) e outra em Fortaleza (CE). "Com essas competições, queremos fomentar ainda mais o turismo náutico e também a prática do esporte no Brasil, garantiu Décio Sanford.
A etapa de Ilhabela do Wind Brasil Mundial de Fórmula Windsurf 2009 é uma realização da Arrow Marketing, representante oficial das entidades internacionais de windsurfe no Brasil e na América do Sul, com apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ilhabela.
Roberto Pierantoni MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br