Capa

Wind Brasil : Holandês é campeão da RS One, em Fortaleza

19.11.2011  |    1.452 visualizações VELA

A nova classe é elogiada pelos participantes da competição deste sábado. O cearense Biel pode ser tri da classe Formula neste domingo

Fortaleza (CE) - A estreia na América Latina da RS One, a nova classe do windsurfe, neste sábado em Fortaleza não poderia ter sido melhor. O sol e ventos constantes da capital cearense garantiram a realização de cinco baterias, quatro classificatórias e a final, vencida pelo holandês Casper Bouman. O windsurfista de Ilhabela, Paulão dos Reis, foi o segundo colocado.

O Wind Brasil termina neste domingo com três baterias da classe Formula, a partir das 12 horas na raia montada em frente ao Marina Park Hotel. O grande favorito ao título é o cearense Biel Browne, de 20 anos, ganhador nos dois últimos anos.

A NeilPryde Racing Series, circuito mundial que percorreu quatro continentes desde janeiro, fez a nona e última etapa neste sábado, em Fortaleza, dentro do Wind Brasil. O campeonato percorreu seis países: Singapura (janeiro), Dunkerk/França (junho), Aalborg/Dinamarca (julho), Nice/França (outubro), Hong Kong/China (outubro), Miami/EUA (outubro), Sydney/Austrália (outubro), Melbourne/Austrália (novembro).

A classe Formula, que está sendo disputada desde quinta-feira ganhou folga, e deu lugar às novas pranchas da classe RS One. A novidade atraiu velejadores da antiga, como o cearense Marcílio Browne, pai de Biel e nove vezes campeão brasileiro, e jovens como o catarinense de Balneário Camboriu Aldo "Bebeko"Maia, de apenas 15 anos, e que está disputando também a classe Formula. Pais e filhos também entraram na disputa como Teka e Levi Lenz, Henrique e João Henrique Sales.

24 horas de esportes - Chamava atenção na área do bosque do Marina, na manhã deste sábado, um senhor idoso que estava montando sua prancha. Era Antonio Guimarães, de 69 anos, aposentado há nove do Tribunal do Trabalho e que garante praticar esportes 24 horas por dia. "Velejo de windsurfe, kitesurf, ando de patins, skate, waveboard, stand up padle, pratico paraquedismo e sou piloto de ultraleve. Ah, ia me esquecendo ando também de ludge (aquele trenó das olimpíadas de inverno) nas ladeiras de Fortaleza", garantiu o senhor Guimarães todo animado com a RS One.

Infelizmente na prática as coisas não saíram como ele previra. Não conseguiu terminar a primeira bateria, mas não desanimou. Saiu da água e ficou assistindo as demais regatas na arquibancada montada na ponta do píer do Marina.

Holandês foi absoluto - A experiência do holandês Casper Bouman na classe RS:X, campeão mundial em 2006, fez a diferença nas competições deste sábado. A RS One é derivada da prancha olímpica e Bouman se adaptou rapidamente, tanto que venceu as três primeiras regatas com grande facilidade. Na última classificatória nem precisou entrar no mar. Guardou energia para a finalíssima, que também faturou fácil e embolsou o prêmio de R$ 1.800,00, reservado para o campeão overall e entre os seniors. A premiação total foi de R$ 7.200,00.

"Minha experiência na RS:X realmente fez a diferença, pois os equipamentos são parecidos. Gostei da nova prancha e me diverti bastante. Acredito que a RS One poderá atrair muitos jovens", garantiu Bouman, que deixou a RS:X em 2008 para se dedicar a Formula. Sobre a nova classe substituir a RS:X nos Jogos Olímpicos, movimento que está acontecendo em todo o mundo neste momento, ele se mostrou favorável. "Por trazer uma nova tecnologia, pode ser que no futuro ela substitua a RS:X nos Jogos Olímpicos."

O vice-campeão, Paulão dos Reis, não concorda com Bouman. "Acho muito difícil esta classe substituir a RS:X nos Jogos Olímpicos, porque a vela é menor, mais instável e tem menos velocidade. Entendo que a RS One é perfeita para atrair os jovens e novos velejadores", concluiu.

Wilhelm Schurmann gostou muito da experiência. "Por ser mais lenta, a gente faz uma regata mais pensada, mais tática. Acredito que a proposta da nova classe seja interagir com o público, fazer competições em lagos e marinas, em área menores e com menos vento", analisou.

Disputaram as provas deste sábado 17 velejadores, sendo seis que também estão participando da Formula - Bouman, Martin Ervin, Wilhelm Schurmann, Paulão dos Reis, Mathias Pinheiro e Ricardo Tomita.

Classificação final da NeilPryde Racing Series Fortaleza:

Overall
1- Casper Bouman (Holanda) - senior
2- Paulão dos Reis - senior
3- Levi Lenz - senior
4- Marcílio Browne - máster
5- João Henrique - senior
6- Wilhelm Schurmann - senior
7- Adrianno Azevedo - máster
8- Mathias Pinheiro - máster
9- Teka Lenz - máster
10- Bertrand Colfort - máster

Seniors
1- Casper Bouman (Holanda) - senior
2- Paulão dos Reis - senior
3- Levi Lenz - senior

Másters
1- Marcílio Browne - másters
2- Adrianno Azevedo - máster
3- Mathias Pinheiro - máster

Biel é favorito para o tri na classe Formula - Os dois primeiros dias da classe Formula, quinta e sexta-feiras, também tiveram um atleta destacado. O cearense Gabriel "Biel" Browne, de 20 anos, ganhou sete das oito regatas disputadas. Ele soma 6 pontos perdidos contra 14 do holandês Bouman.

Estão programadas três baterias, a partir de 12 horas, e Biel precisa andar bem em mais duas regatas para garantir o tricampeonato. Outro destaque é Victor Melo, também de Fortaleza, que ocupa a terceira colocação, com 16 pontos. O quarto, com 18, é Paulão dos Reis, segundo colocado no ranking mundial, atrás de Martin Ervin, da Estônia, que soma 30 pontos.

Classificação classe Formula - após 8 baterias e 2 descartes
1- Gabriel Browne, o "Biel" - 6 pontos perdidos (1+1+1+4+1+1+1+1)
2- Casper Bouman (Holanda) - 14 (2+6+3+3+2+2+6+2)
3- Victor Melo - 16 (3+7+5+1+3+4+2+3)
4- Paulão dos Reis - 18 pp (20+2+2+2+6+3+3+6)
5- Martin Ervin (Estônia) - 30 (8+5+4+20+5+8+4+4)
6- Wilhelm Schurmann - 32 (6+8+6+6+4+7+5+5)
7- Fábio Melo - 33 (4+3+8+7+7+5+20+7)
8- Mathias Pinheiro - 34 (5+4+7+5+9+6+7+8)
9- Isaac Matheus 49 - (7+9+9+8+8+9+8+9)
10- Felipe Olheiro - 59 (9+10+10+10+11+12+9+20)

Cronograma do evento:
Domingo (20)
11 horas: Baterias finais de Formula
16h00: cerimônia de premiação

O Wind Brasil 2011 é válido pelo Sul-Americano de Formula e conta pontos para o ranking mundial. O evento tem organização da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Arrow Marketing, com apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM). O patrocínio é do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).

Atenção: Imagens do Wind Brasil estão disponíveis :
- Dia 1 http://vimeo.com/32323430
- Dia 2 http://vimeo.com/32354185

Mais informações no site oficial - www.windbrasil.com
Siga o Wind Brasil no twitter: twitter.com/WindBrasilTour


Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - flavio@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
20.11.2011

O windsurfista cearense nem precisou competir no domingo para garantir o título. O holandês Casper Bouman é vice-campeão e Paulão ficou em terceiro

19.11.2011

Estão disponíveis dois vídeos com resumos dos dois primeiros dias do Wind Brasil 2011

18.11.2011

O jovem windsurfista cearense venceu as quatro regatas do dia e deve confirmar o tri no domingo. Neste sábado será a estreia da RS One na América Latina

17.11.2011

O windsurfista cearense ganhou três das quatro regatas realizadas na praia em frente ao Marina Park Hotel