Domínio de Gabriel Browne no primeiro dia do Wind Brasil em Fortaleza
17.11.2011
| 588 visualizações
VELA
-
Chegada próximo à praia
Luiz Doro / adorofoto
-
Biel (50) e Paulão (3333)
Luiz Doro / adorofoto
-
Biel lidera
Luiz Doro / adorofoto
-
Paulão, em segundo
Luiz Doro / adorofoto
-
Victor comemora vitória na 4a. bateria
Luiz Doro / adorofoto
-
Velocidade das pranchas
Luiz Doro / adorofoto
-
Largada
Luiz Doro / adorofoto
-
Estrutura de apoio no Marina Park Hotel
Luiz Doro / adorofoto
-
Wilhelm arruma pranchga
Luiz Doro / adorofoto
O windsurfista cearense ganhou três das quatro regatas realizadas na praia em frente ao Marina Park Hotel
Fortaleza (CE) - Gabriel Browne, o "Biel", mostrou mais uma vez que conhece todos os caminhos do vento na capital do Ceará. O windsurfista local dominou amplamente o primeiro dia de disputas do Wind Brasil 2011, competição que está sendo realizada até domingo, em frente ao Marina Park Hotel, é válida pelo Sul-Americano de Formula e conta pontos para o ranking mundial. Biel venceu as três primeiras regatas desta quinta-feira e ficou em quarto na última, resultado que descartou e soma 3 pontos perdidos. Em segundo lugar está Paulão dos Reis, de Ilhabela, com 6 pontos, seguido do holandês Casper Bouman, com 8.
"Comecei muito bem o dia, mas cometi dois erros na última bateria, tentei recuperar, mas acabei em quarto", explicou Biel, de 20 anos, que contou o segredo do seu sucesso na raia montada defronte ao Marina Park Hotel, onde conquistou o bicampeonato do Wind Brasil, nas duas últimas edições (2009 e 2010). "Estou acostumado com a raia, pois sou daqui e sempre velejo no local. Sei como se comporta as ondas e conheço bem as rajadas e rondadas do vento de Fortaleza", simplificou.
Amador na frente dos profissionais - Atualmente ele não se dedica ao esporte em tempo integral. Esta é sua terceira competição na temporada - foi terceiro na Copa do Mundo, em Porto Rico, e sexto na Itália. Está trabalhando na empresa da família e faz o segundo ano de Administração. "Hoje me considero amador e é gratificante começar o Wind Brasil na frente de alguns dos melhores do mundo, que estão aqui", acrescentou.
Ele se refere a Martin Ervin, da Estônia, líder do ranking mundial, a Paulão dos Reis, vice-líder, e Wilhelm Schurmann, quarto colocado. Paulão é outro atleta que começou muito bem a competição. Fez três segundos lugares e largou escapado em uma regata, que descartou. "O dia foi bom, mas o Biel está muito rápido, principalmente na esquerda, onde não consigo acompanhá-lo de jeito nenhum. Mesmo assim, foi bom terminar em segundo, pois meu objetivo é finalizar o ano na liderança do ranking. Se eu ficar umas três posições à frente do Martin posso assumir o número um aqui mesmo", contou.
Paulão fez ótimos resultados neste ano. Foi campeão em Miami, na Estônia e na Grécia. Ficou em quarto na Copa do Mundo de Porto Rico e na Letônia, em sétimo no Europeu. "Em dezembro vou defender meu título em Miami e fecho a temporada. Espero ter ultrapassado o Martin. Seria muito legal se o Brasil tivesse dois entre os três primeiros do mundo, pois o Schurmann deve subir para terceiro depois de Fortaleza", acrescentou.
Expectativa confirmada - O melhor estrangeiro, Casper Bolman, da Holanda, foi bastante regular - fez um segundo, dois terceiros e um sexto lugares - e está em terceiro na classificação geral.
"Meus amigos falavam muito bem de Fortaleza e só confirmei essa grande expectativa. A raia é excelente e os ventos são ótimos, mesmo o mar tendo um pouco mais de ondas do que estou acostumado", analisou Bouman, de 26 anos, campeão do GP da Itália, nesta temporada. Em 2006 ele foi campeão mundial da olímpica RS:X. Dois anos depois mudou para a Formula, que considera mais emocionante e rápida.
As quatro regatas desta quinta-feira foram disputadas com ventos considerados médios para Fortaleza, entre 12 e 18 nós em raia de 3,5 quilômetros. Para a sexta-feira estão previstas mais quatro baterias, entre meio-dia e 15h30 (13h e 16h30, horário de Brasília). O sábado está reservado para uma nova classe, a RS One, derivada da classe olímpica RS:X, que fará a estreia no Brasil.
Resultados - após quatro baterias e 1 descarte
1- Gabriel Browne, o "Biel" - 3 pontos perdidos (1+1+1+4)
2- Paulão dos Reis - 6 pp (20+2+2+2)
3- Casper Bouman (Holanda) - 8 (2+6+3+3)
4- Victor Melo - 9 (3+7+5+1)
5- Fábio Melo - 14 (4+3+8+7)
6- Mathias Pinheiro - 14 (5+4+7+5)
7- Martin Ervin (Estônia) - 17 (8+5+4+20)
8- Wilhgelm Schurmann - 18 (6+8+6+6)
9- Isaac Matheus 24 - (7+9+9+8)
10- Felipe Olheiro - 29 (9+10+10+10)
Cronograma do evento:
sexta-feira (18)
Baterias classificatórias de Formula, entre 12 e 15h30
Sábado (19)
RS-One
10h00 às 15h00: baterias eliminatórias
16h00: bateria final
Domingo (20)
11 horas: Baterias finais de Formula
16h00: cerimônia de premiação
O Wind Brasil 2011 está reunindo 19 windsurfistas de quatro países - Brasil, Argentina, Estônia e Holanda. A competição é válida pelo Sul-Americano de Formula e conta pontos para o ranking. O evento tem organização da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Arrow Marketing, com apoio da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM). O patrocínio é do Governo do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza e do BNB (Banco do Nordeste do Brasil).
Mais informações no site oficial - www.windbrasil.com
Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação