São Paulo já vive o clima de São Silvestre
28.12.2008
| 120 visualizações
ATLETISMO
A grande maioria dos participantes da elite desembarca nesta segunda-feira na cidade
São Paulo (SP) A cidade de São Paulo já vive o clima da 84ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada nesta quarta-feira por ruas e avenidas da capital. A grande maioria dos participantes brasileiros e estrangeiros do pelotão de elite desembarca nesta segunda-feira e muitos já devem treinar no Parque do Ibirapuera.
Entre as estrelas internacionais da competição os quenianos Evans Cheruyiot e James Kipsang e a etíope Yimer Wude Ayalew têm chegada prevista para as 19h30 deste domingo no Aeroporto de Cumbica, vindos dos Emirados Árabes Unidos.
Entre os brasileiros, são esperados nesta segunda-feira Franck Caldeira, Vanderlei Cordeiro de Lima, Giomar Pereira da Silva, Anoé dos Santos Dias, João Ferreira de Lima (o João da Bota), Claudir Rodrigues e Raimundo Nonato Aguiar. Entre as mulheres, chegam Maria Zeferina Baldaia e Sueli Pereira da Silva. Marily dos Santos, a única brasileira a participar da Maratona de Olimpíada de Pequim, era aguardada no final da tarde deste domingo no Four Plus Trianon Paulista.
Os tanzanianos Marco Joseph, de 19 anos, e Sarah Ramadhan, de 20, já estão em São Paulo desde sábado. Eles foram os primeiros estrangeiros a chegar ao Brasil e estão juntos com os quenianos treinados por Moacir Marconi, o Coquinho, na cidade de Nova Santa Bárbara, no Paraná.
Joseph, uma grande promessa do atletismo mundial, tem como melhores marcas 13min27s74 nos 5.000 metros, e 28min28s66, nos 10.000. Já Sarah Ramadhan, que completa 21 anos na terça-feira, correu os 15 km em 49min53s na cidade de Arusha, no norte da Tanzânia. A São Silvestre tem a mesma distância, mas num percurso considerado muito difícil. No ano passado, a queniana Alice Timbilili, por exemplo, venceu a prova com o tempo de 53min07s.
A prova deste ano, que reunirá 20 mil participantes, terá os seguintes horários: 15h00 cadeirantes e handcycle; 15h05 outros atletas com deficiência física; 16h45 elite feminina; e 16h52 elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).
Coletiva A entrevista oficial da 84ª. Corrida Internacional de São Silvestre será realizada nesta terça-feira, a partir das 11h30, no hotel Four Plus Trianon Paulista, na Alameda Casa Branca, 355, Jardim Paulista. Vão falar com os jornalistas os quenianos Nancy Kipron, Nicholas Koech e Evans Cheruyiot e a etíope Yimer Wude Ayalew. Os brasileiros Franck Caldeira, Vanderlei Cordeiro de Lima, Giomar Pereira da Silva, Maria Zeferina Baldaia, Marizete Rezende e Lucélia Peres também estarão na coletiva.
Na terça-feira, das 10 às 17 horas, serão distribuídas as credenciais no mesmo local. No dia da prova, não haverá entrega de credenciais.
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem um comitê organizador, com supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. O patrocínio é da CAIXA, Oi, Wizard e Sabesp, Sedex e Garnier Bi-O com apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, HCor, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.
Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br