Brasil tem forte pelotão masculino de elite na São Silvestre
28.12.2008
| 138 visualizações
ATLETISMO
-
José Teles
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Marildo José Barducco
Leo Shibuya/ZDL
-
Vanderlei Cordeiro
Leo Shibuya/ZDL
-
Claudir Rodrigues
Leo Shibuya/ZDL
Prova reúne nesta quarta-feira os destaques em atividade no país
São Paulo (SP) Além do mineiro Franck Caldeira, campeão de 2006, e de Anoé dos Santos Dias, o brasileiro mais bem colocado na prova do ano passado (terceiro lugar), a 84ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada nesta quarta-feira por ruas e avenidas de São Paulo, contará com um forte pelotão masculino nacional de elite. Os brasileiros vão tentar desafiar o poderio africano e tentar recuperar a hegemonia na competição.
O baiano Giomar Pereira da Silva, líder do Ranking dos Corredores CAIXA/CBAt de 2008, com 340 pontos 43 a mais do que Anoé dos Santos Dias, segundo lugar, está entre os favoritos. Sétimo colocado na São Silvestre do ano passado terceiro brasileiro -, Giomar está bastante animado. Afinal, vem conseguindo resultados consistentes como o quarto lugar na Volta da Pampulha e a segunda colocação no 10K Rio. Escolhi melhor meu calendário de provas este ano e estou me sentindo mais descansado. Vou tentar fazer a melhor corrida possível, disse.
Outros candidatos ao pódio são João Ferreira de Lima, o João da Bota; Marildo José Barducco (5º em 2007), Claudir Rodrigues (campeão da Maratona de São Paulo de 2008), Paulo Alves, Clodoaldo Gomes, Luís Paulo Antunes (bicampeão da Gonzaguinha), Gladson Barbosa, Raimundo Nonato de Aguiar e José Teles (o único brasileiro a completar o percurso da maratona na Olimpíada de Pequim).
Despedida Outro grande destaque, sem dúvida, será Vanderlei Cordeiro de Lima, ganhador da medalha olímpica de bronze em Atenas/2004. Mesmo sem as melhores condições físicas, o paranaense faz questão de encerrar sua carreira internacional e despedir-se das várias convocações que recebeu na carreira para as diversas seleções brasileiras que representou na São Silvestre.
Meu grande objetivo nesta São Silvestre é largar e poder terminar a prova. Não vou buscar resultado. Não importa se vou terminar entre os 50 ou entre os 500 primeiros, comentou o atleta. O importante é chegar ao final porque não estou nas condições físicas ideais. Quero participar desta festa, que reunirá 20 mil corredores.
Os inscritos devem retirar o kit de participação e o chip de cronometragem nos seguintes dias: neste domingo, das 9 às 18 horas; segunda-feira, das 9 às 20 horas; e terça-feira, das 8 às 17 horas. A entrega começou na sexta-feira e é importante não deixar para os últimos dias.
A prova deste ano terá os seguintes horários: 15h00 cadeirantes e handcycle; 15h05 outros atletas com deficiência física; 16h45 elite feminina; e 16h52 elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).
Coletiva A entrevista oficial da 84ª. Corrida Internacional de São Silvestre será realizada nesta terça-feira, a partir das 11h30, no hotel Four Plus Trianon Paulista, na Alameda Casa Branca, 355, Jardim Paulista. As atrações da prova nacionais e internacionais - falarão com os jornalistas.
Na terça-feira, das 10 às 17 horas, serão distribuídas as credenciais no mesmo local. No dia da prova, não haverá entrega de credenciais.
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem um comitê organizador, com supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. O patrocínio é da CAIXA, Oi, Wizard e Sabesp, Sedex e Garnier Bi-O com apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, HCor, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.
Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br