Organizadores da São Silvestre sugerem que atletas utilizem áreas de largada conforme seu ritmo
21.12.2008
| 187 visualizações
ATLETISMO
Iniciativa contará com a sinalização dos tempos de referência e o objetivo é dar maior conforto aos participantes no início da prova
São Paulo (SP) - A 84ª. Corrida Internacional de São Silvestre, que pelo segundo ano consecutivo reunirá 20 mil atletas nas ruas e avenidas de São Paulo no último dia do ano, oferece aos corredores uma facilidade importante no momento da largada. O Comitê Organizador indicará áreas de tempo conforme o ritmo de prova de cada atleta. Serão oito áreas no total com tempos de referência, que vão de quem corre 4min30 ou menos por quilômetro e indo até quem tem ritmo de oito minutos ou mais por quilômetro.
O objetivo é tornar a largada a mais tranqüila possível, facilitar a fluência dos corredores e, enfim, aumentar o conforto dos participantes. O tiro de partida será dado em frente ao MASP, na Avenida Paulista, 1.578. As áreas de largada não devem ser encaradas como uma imposição, mas apenas como uma sugestão de bom senso.
Manuel Garcia Arroyo, o Vasco, responsável pela área técnica, alerta para a importância da iniciativa. "Em vez de as pessoas se posicionarem aleatoriamente no pelotão, elas devem procurar a área de tempo em que estão acostumadas a correr. Pedimos a colaboração dos inscritos, que poderão assim dar um exemplo de educação e gentileza, facilitando a realização da corrida e a sua própria participação, comentou. "Não adianta um corredor que corre numa média de 8 minutos por quilômetro largar na frente de quem corre numa média de 4min/k. O risco de um atropelo é grande.
A organização definiu oito áreas com marcadores de ritmo (minutos por quilômetro): 4min30 ou menos, 5min, 5min30, 6min, 6min30, 7min, 7min30 e 8min ou mais.
A prova deste ano terá os seguintes horários de largada: 15h15 cadeirantes e categoria especial; 16h45 elite feminina; e 16h52 elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros.
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem um comitê organizador, com supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. O patrocínio é da CAIXA, Oi, Wizard e Sabesp, Sedex e Garnier Bi-O com apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, HCor, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.
Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br