Beto Pandiani e Igor Bely chegam ao atol de Fakarava
06.05.2008
| 95 visualizações
VELA
Velejadores superaram várias adversidades nas 750 milhas percorridas nesta perna da Travessia do Pacífico
São Paulo Beto Pandiani e Igor Bely encerraram na noite desta segunda-feira mais uma etapa da Travessia do Pacífico. Seis dias após deixarem Mangareva, na Polinésia Francesa, os velejadores chegaram ao atol de Fakarava. A dupla pretende conectar durante a viagem o Chile à Austrália, velejando por todo o Oceano Pacífico Sul a bordo do Bye Bye Brasil, um catamarã sem cabine.
As 750 milhas (cerca de 1400 quilômetros) percorridas nesta parte da viagem foram extremamente desgastantes para a parceria. Logo em sua primeira noite no mar, os dois pilotos automáticos a bordo do Bye Bye Brasil quebraram e os velejadores foram obrigados a se revezarem no leme. O problema foi parcialmente remediado no dia seguinte, mas o equipamento será trocado antes da próxima fase da viagem.
Outro problema com o Bye Bye Brasil ocorreu em uma das caixas de leme, que já havia rachado na perna entre o Chile e a Ilha de Páscoa. A solda feita no equipamento não resistiu, o que obrigou redução na velocidade do barco.
Esta perna da viagem foi muito mais difícil do que eu imaginava. Não tivemos nenhuma moleza, ao contrário, nunca tivemos tantas quebras, mas faz parte do jogo, comentou Pandiani.
A natureza também não colaborou com os velejadores. Eles sofreram boa parte do tempo com a falta de vento, enfrentaram o mar de lado e tiveram de superar o sol forte e a alta temperatura da região da Polinésia Francesa.
Os dias estão quentes demais, não tem sombra e o relógio não anda, ficamos torrados. Pelo menos temos roupas anti-uv, o que ajuda muito. Vou comprar um guarda-sol em Fakarava, brincou Betão, em seu blog antes do final da etapa.
A chegada ao atol de Fakarava também exigiu cuidados de Beto Pandiani e Igor Bely. A dupla teve dificuldade para adentrar às passes - rupturas nos anéis dos atóis que permitem a entrada das embarcações por conta da dificuldade de navegação, a grande presença de tubarões e a escuridão noturna.
No escuro, você passa a navegar mais com o sentimento e a sensibilidade, pois não tem referências visuais do vento nem das velas. Quando chegamos à meia milha da entrada, sentimos a força da corrente e o Bye Bye Brasil começou a corcovear, pulando e lutando para vencer a força das águas que saíam do atol. E assim ficamos uns 20 minutos, lutando para passar por um lugar que venceríamos em poucos minutos se as condições fossem mais adequadas, disse Pandiani.
Após superarem tantas adversidades, os velejadores permanecerão em Fakarava por uma semana, em contato com a cultura local, mergulhando em uma gigantesca barreira de corais e realizando alguns consertos no Bye Bye Brasil. Depois desse período no atol, a dupla retoma viagem em direção ao Taiti.
Nesta etapa da aventura, a dupla velejará por cinco mil milhas até a cidade de Bundaberg, na Austrália, passando por Taiti, Bora Bora, Ilhas Cook, Tonga, Fiji e Nova Caledônia. A chegada à costa australiana deve ocorrer por volta do dia 15 de julho.
A Travessia do Pacífico tem o patrocínio máster de Semp Toshiba, com patrocínio de Mitsubishi Motors, Fnac, Yahoo! Brasil, Ferrari Stamoid, Red Bull e Mantecorp. Os apoios são da Rede Accor Hospitality, Santaconstancia, North Sails, BL3, Reebok Sports Club, Yacht Club de Ilhabela, Osklen, Sigg, Barracuda, Holos e Arycom.
Para acompanhar todos os momentos da viagem, acesse o site oficial da Travessia do Pacífico: www.yahoo.com.br/travessia
Os velejadores
Beto Pandiani - brasileiro, 50 anos
Há 13 anos realiza expedições de alta performance pelos mais temidos mares do mundo. Foi o primeiro velejador a unir a Antártica ao Ártico a bordo de catamarãs sem cabine.
Igor Bely - francês, 24 anos
Viveu seus primeiros 18 anos a bordo do veleiro de seus pais. Com mais de 200 mil milhas (quase 400 mil km) navegadas, tem em sua trajetória mais de 20 expedições à Antártica e a regiões polares.
Atenção : fotos para download na galeria http://www.zdl.com.br/galeria_aberta.asp?Canal=3048
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br