Favoritos da São Silvestre já estão em São Paulo
29.12.2007
| 199 visualizações
ATLETISMO
-
Franck comemora
Sérgio Shibuya/ZDL
-
A campeã Lucélia
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio feminino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada de 2006
Sérgio Shibuya/ZDL
Os principais nomes da 83ª. edição estão prontos para a prova de segunda-feira e fazem últimos treinos no Ibirapuera
São Paulo (SP) A cidade de São Paulo já respira o clima da 83ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, prova de 15 quilômetros que reunirá 20 mil pessoas na tarde de segunda-feira. Os favoritos ao título da mais tradicional prova da América Latina chegaram a São Paulo e estão fazendo os treinos finais no parque do Ibirapuera. Um dos últimos a entrar no hotel oficial foi o atual campeão Franck Caldeira, que chegou de Campos de Jordão no início da tarde deste sábado.
Para conquistar o bicampeonato, Franck terá de superar a esquadra queniana comandada por Robert Cheruiyot, bicampeão da São Silvestre, tricampeão da Maratona de Boston e vencedor da Maratona de Chicago. Além de Robert, o Quênia tem mais seis representantes, alguns deles competindo no Brasil há vários meses.
Tenho consciência de que os quenianos serão meus principais adversários. Mas não posso esquecer de alguns brasileiros e sul-americanos que estão em boa forma. A São Silvestre é uma grande festa e todo mundo procura chegar aqui em ótimas condições, afirmou Franck, que ficou três semanas em Belo Horizonte, após vencer a Volta da Pampulha e treinou os últimos dois dias em Campos do Jordão. O atleta de 24 anos está no melhor momento de sua carreira pois ganhou, além da Pampulha, a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos e a Meia Maratona do Rio.
Um forte adversário de Franck confirmou a desistência da prova neste sábado. Clodoaldo Gomes da Silva, segundo colocado no ano passado, contundiu-se nesta semana. Segundo o técnico da equipe do Cruzeiro, Alexandre Minardi, ele teve fascite plantar (inflamação na sola do pé). Clodoaldo fez um último teste na sexta-feira, mas não foi liberado pelos médicos.
A campeã de 2006, Lucélia Peres, também chegou ao Hotel Trianon Paulista na tarde deste sábado. Lucélia não terá tarefa fácil para manter seu título. No caminho, estão quatro quenianas de alto nível, entre elas Alice Timbilili, nona colocada no Mundial de Meia Maratona do Mundial deste ano, disputado na Itália, e Chemtai Rionotukei, que ganhou quatro provas no Brasil nos últimos dois meses. Além disso, Lucélia terá a concorrência de outras duas campeãs da São Silvestre Maria Zeferina Baldaia e Marizete Rezende.
A maioria dos favoritos, entre eles Franck Caldeira, programou fazer um treino no parque do Ibirapuera no final da tarde deste sábado.
Coletiva na tarde deste domingo Os destaques desta edição da São Silvestre participarão de entrevista coletiva neste domingo, a partir de 14h30min, no Hotel Trianon Paulista (alameda Casa Branca, 355). Falarão com a imprensa os brasileiros Franck Caldeira, João Ferreira de Lima, o João da Bota, Giomar Pereira da Silva, Lucélia Peres, Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia e Marizete Rezente, os quenianos Robert Cheruiyot, Patrick Ivuti, Kiprono Mutai, Daniel Gatheru, Chemtai Rionotukei, Alice Timbilili e Eunice Jeptoo e a colombiana Bertha Sanchez, quarta no ano passado. Além dos atletas, os organizadores da prova estarão à disposição da imprensa.
Antes da coletiva, o hotel e os organizadores da prova oferecem um almoço para a imprensa, das 13 às 14h30.
Entrega de kits A entrega de kits de participação da São Silvestre termina neste domingo, das 9 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. A organização do evento faz um alerta importante para os atletas: não serão distribuídos kits no dia 31.
A prova terá novos horários de largada: 15h15 cadeirantes e categoria especial; 16h30 elite feminina; e 16h45 elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).
Retirada de credenciais - Os jornalistas que tiveram seu credenciamento confirmado poderão retirar as credenciais neste domingo, das 12 às 16 horas no Hotel Trianon Paulista (alameda Casa Branca, 355).
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da Yescom e Events, com supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. A assessoria de imprensa é da ZDL de Comunicação.
Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br