Capa

Corredores sul-americanos lutam pela vitória na São Silvestre

24.12.2007  |    86 visualizações ATLETISMO

Continente terá dezenas de representantes na tradicional prova paulistana

São Paulo (SP) – Sem contar os brasileiros, os atletas sul-americanos não vencem a São Silvestre desde 1997, no feminino, e desde 1989, no masculino, quando os equatorianos Martha Tenório (bicampeã) e Rolando Vera (tetracampeão) foram os vencedores pela última vez. Para quebrar o tabu, uma legião de corredores do continente garantiu participação na 83ª. edição da prova, que mais uma vez será disputada no último dia do ano, em São Paulo.

Além dos amadores que vêm de quase todos os países da América do Sul e que tradicionalmente correm a competição, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) intermediou a inscrição de um grupo de atletas de elite. Entre os destaques estão os colombianos Bertha Sanchez e Javier Guarin, que foram os estrangeiros mais bem colocados na edição do ano passado.

Bertha terminou a corrida na terceira colocação, atrás da mineira Lucélia Peres e da paraibana Ednalva Laureano, enquanto Javier Guarin ficou em quarto lugar (os três primeiros foram o mineiro Franck Caldeira, o brasiliense Clodoaldo Gomes da Silva e o paulista Paulo Alves dos Santos). A delegação oficial da Colômbia terá ainda Willian Naranjo, atual campeão sul-americano dos 5.000 metros, e Jacinto Lopez Lopez.

O Paraguai, o Peru e a Venezuela definiram também seus representantes para a prova, considerada a mais importante da América Latina. Jorge Cabrera Cabrera e Rosa Elizabeth Ramos Molinas vão representar o Paraguai; Jerson Rivas e Marvin Blanco correrão pela Venezuela; e Gustavo Pereira Altez, Jaime Caldua, Juan Diego Contreras, Ricardo Castilho e Wilma Arizapana disputarão pelo Peru.

Retirada de kit - Os kits de participação, compostos de número de peito, chip de cronometragem e camiseta do evento, serão entregues a partir de quinta-feira no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. Na quinta e na sexta-feira, os atletas poderão retirar o material das 9 às 20 horas, enquanto no sábado e domingo a entrega será feita das 9 às 17 horas.

A prova terá novos horários de largada: 15h15 – cadeirantes e categoria especial; 16h30 – elite feminina; e 16h45 – elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da Yescom e Events, com supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. A assessoria de imprensa é da ZDL de Comunicação.

Mais informações no site www.saosilvestre.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail – zdl@zdl.com.br

Leia também...
31.12.2009

Quenianos mantêm a hegemonia na tradicional prova paulistana nesta quinta-feira

30.12.2009

Tradicional prova paulistana será disputada nesta quinta-feira

29.12.2009

A entrevista acontecerá entre 11 e 13 horas no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. A entrega de credenciais será entre 10h30 e 15 horas.

29.12.2009

Cidade vive o clima da competição e as atrações conversam com a imprensa nesta quarta-feira na coletiva oficial da prova