Capa

Mulheres quebram tabus e brilham na São Silvestre

29.11.2007  |    96 visualizações ATLETISMO

Prova feminina deste ano será a 33ª. da história da tradicional corrida paulistana

São Paulo (SP) - A 83ª. edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada no último dia do ano por ruas e avenidas de São Paulo, terá a 33ª. prova feminina da história. Neste tempo todo, as mulheres quebraram tabus importantes e provaram a força do “sexo frágil” na competição. Este ano, o Brasil será representado certamente por um forte grupo de atletas, liderado pela mineira Lucélia Peres, atual campeã.

Nas 32 provas já realizadas, apenas cinco foram vencidas por brasileiras. Para ganhar no ano passado, por exemplo, Lucélia completou os 15 quilômetros do percurso em 51min24s, a quinta melhor marca da história na distância. “Estou treinando bastante para melhorar esta marca este ano e lutar novamente pela vitória”, comentou a corredora radicada em Brasília, de 26 anos, 1,63m e 53kg. “Este ano a prova feminina será mais tarde, com menos calor e com maiores possibilidades de um desempenho mais rápido.”

Além de Lucélia, o Brasil teve no lugar mais alto do pódio: a goiana Marizete de Paula Rezende, em 2002; a mineira Maria Zeferina Baldaia, em 2001; a paranaense Roseli Machado, em 1996; e a brasiliense Carmem Oliveira, em 1995. Carmem, uma das melhores fundistas de todos os tempos, entrou para a história como a primeira brasileira a vencer a São Silvestre.

A categoria feminina foi incluída na competição pelo jornal A Gazeta Esportiva em 1975, em homenagem ao Ano Internacional da Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira campeã foi a alemã Christa Vahlensieck. A brasileira mais bem colocada da prova foi a catarinense Mara Fuhrman, quinta colocada.

A maior campeã da São Silvestre é a portuguesa Rosa Mota, que somou seis vitórias consecutivas, de 1981 a 1886. Outro destaque da competição é a mexicana Maria Del Carmem, que ganhou três vezes, em 1989, 1990 e 1992.

Últimas vagas – As inscrições para a São Silvestre ainda estão abertas e os organizadores avisam que restam poucas vagas das 20.000 colocadas à disposição. Elas devem ser feitas pelo site www.saosilvestre.com.br. O valor é de R$ 70,00, válido até sexta-feira. As inscrições serão encerradas assim que as vagas terminarem.

A 83ª. edição da prova terá novos horários de largada: 15h15 – cadeirantes e categoria especial; 16h30 – elite feminina; e 16h45 – elite masculina e demais categorias.

Credenciamento para a imprensa - Os pedidos de credenciamento para a cobertura da São Silvestre devem ser feitos no endereço http://www.saosilvestre.com.br/2007/imprensa.php. É só aceitar o termo de responsabilidade e preencher o cadastro de imprensa no pé da mesma página. As solicitações só serão aceitas até o dia 12 de dezembro.

O preenchimento da solicitação é individual. Assim, cada integrante da equipe deverá entrar no site e se cadastrar. É necessário o preenchimento de todos os campos. O credenciamento só será efetivado após análise e confirmação por e-mail da Assessoria de Imprensa do evento, a ZDL de Comunicação, que também informará o local de retirada da credencial.

Pedimos aos colegas que respeitem o prazo estipulado para o envio das solicitações, uma vez que não serão concedidas e nem distribuídas credenciais no dia da prova.

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio de Wizard, Goodyear, CAIXA e Oi, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da Yescom e Events, com supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS. A assessoria de imprensa é da ZDL de Comunicação.

Mais informações no site www.saosilvestre.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
31.12.2009

Quenianos mantêm a hegemonia na tradicional prova paulistana nesta quinta-feira

30.12.2009

Tradicional prova paulistana será disputada nesta quinta-feira

29.12.2009

A entrevista acontecerá entre 11 e 13 horas no Hotel Hilton São Paulo Morumbi. A entrega de credenciais será entre 10h30 e 15 horas.

29.12.2009

Cidade vive o clima da competição e as atrações conversam com a imprensa nesta quarta-feira na coletiva oficial da prova