Capa

AVENTURA

BALONISMO ABRE JOGOS ROTAS DA AMIZADE

Campeonato brasileiro conta pontos para o ranking que definirá equipe para o Mundial da Áustria

01.06.2007  |  2.840 visualizações
São Paulo (SP) – A primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza, que serão realizados em sete cidades da Rota da Amizade, em Santa Catarina, serão abertos neste domingo, com as disputas do 20º. Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Fraiburgo. A competição reunirá 25 pilotos e contará pontos para o ranking que indicará os três representantes do Brasil para o Mundial de Hofkirchen, em 2008, na Áustria.

Com 14 vôos previstos – a segunda fase da competição será em Treze Tílias -, o torneio deverá ser o mais forte e equilibrado da história, segundo o piloto Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo. “Os pilotos mais bem colocados no ranking nacional estão inscritos e o objetivo é somar pontos na luta por uma vaga na seleção”, disse o dirigente, que não aponta um favorito. “Temos um grupo de pelo menos cinco pilotos com chances de lutar pelo título da competição.”

Entre os candidatos à vitória estão os paulistas Fábio Passos, Luís Silvestre e Carlos Andrade, o goiano Lupércio Barros Lima e o gaúcho Eduardo Mello, campeão brasileiro do ano passado, em Maringá. A equipe brasileira para o Mundial será apontada depois da disputa do 21º. Campeonato Brasileiro, em 2008.

Além do balonismo, os Jogos Rotas da Natureza terão mais duas modalidades: o mountain bike (marathon) e a canoagem (caiaques de plásticos até 4 metros e ducks - botes infláveis - para duas pessoas), que terão provas de 7 a 10 de junho. Além de Fraiburgo e Treze Tílias, as competições passarão ainda por Piratuba, Joaçaba, Tangará, Pinheiro Preto e Videira.

O evento será uma grande festa esportiva-ecológica, reunindo atletas de ponta e amantes da natureza por lugares muito especiais. Ricardo Pscheidt e Edivando Cruz, por exemplo, que estão pré-selecionados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, são destaques das quatro etapas do mountain bike, que terão cerca de 50 atletas. A canoagem teve a participação limitada a 30 atletas, sendo dez nos caiaques e 20 nos ducks.

Os Jogos da Rotas da Natureza têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

Programação de balonismo

Fraiburgo


Dia 3 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 4 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 5 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 6 – manh㠖 competição

Treze Tílias

Dia 7 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 8 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 9 – manh㠖 competição
tarde – competição promocional
Dia 10 – manh㠖 competição

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Balões
    (Divulgação/CBB)

  • Treze Tílias
    (Divulgação/ZDL)

  • Balonismo abre evento
    (Divulgação/ZDL)

  • Balões na cidade
    (Divulgação/CBB)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato