Capa

AVENTURA

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

11.06.2007  |  4.533 visualizações
São Paulo (SP) – O sucesso da primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza, encerrados domingo, nas cidades catarinenses de Treze Tílias, Fraiburgo e Piratuba, em Santa Catarina, anima os organizadores do evento, que garantem crescimento para 2008. A tendência é aumentar de três para seis esportes, o que poderia incluir um número maior de cidades na festa esportiva, ecológica e turística.

“Sabemos que o evento ainda não está consolidado. Precisamos para isso de pelo menos cinco anos. Com os pés no chão, tenho certeza de que podemos crescer, talvez dobrar as modalidades esportivas, dependendo dos acordos que forem feitos”, disse o presidente do comitê organizador e da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos Andrade, satisfeito com o apoio recebido das sete cidades que compõem a Rota da Amizade: Videira, Joaçaba, Pinheiro Preto e Tangará, além de Treze Tílias, Fraiburgo e Piratuba..

O dirigente garante a manutenção do conceito da competição, que reuniu esportes que representam o ar (balonismo), a terra (mountain bike) e a água (canoagem). “Ainda não paramos para planejar, mas esportes como enduro eqüestre e o parapente, por exemplo, podem fazer parte, sempre com o objetivo de respeitar a natureza e divulgar as belezas das cidades participantes.”

A idéia inicial dos organizadores dos Jogos Rotas da Natureza era explorar a cada ano uma região turística diferente de Santa Catarina, mas o carinho recebido este ano e a hospitalidade dos habitantes da Rota da Amizade pode mudar o planejamento. “Ainda estamos envolvidos emocionalmente com as cidades e vivendo o clima da competição. A contrapartida dada pelas cidades foi muito grande.”

O presidente da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Edson Ziolkowski, também mostrou-se feliz com a realização do evento. “A competição surpreendeu em todos os aspectos. Desde a beleza plástica do balonismo, passando pelo resgate do Rio do Peixe, que muitos não viam como raia, na canoagem, e pelo vigor do mountain bike”, lembrou. “Foi muito bom ver a população sair às ruas e aplaudir os atletas.”

Ziolkowski disse que a tendência é envolver mais o empresariado e os habitantes para uma nova edição. “Tudo foi muito corrido este ano, mesmo assim conseguimos mobilizar as crianças da rede escolar. A imprensa também mostrou que o evento tem um grande potencial de crescimento.”

Campeões - Ricardo Pscheidt (mountain bike), Lupércio Lima (balonismo), José Herbert de Carvalho Freitas (caiaque) e Marcos Zanghelini e Adilson Pommerening (duck) foram os grandes campeões da primeira edição dos Jogos Rotas da Natureza.

O destaque individual foi o catarinense Ricardo Pscheidt, representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho. “Este ano, tivemos algumas dificuldades para arregimentar os atletas por causa justamente do Pan-Americano. O Pscheidt usou a competição como treinamento, mas muitos preferiram se poupar ou tiveram de treinar com seus companheiros de seleção”, observou João Carlos Andrade. “Para a próxima edição, teremos com certeza mais atletas de expressão.”

Os Jogos da Rotas da Natureza, competição que mostra o grande potencial turístico e ecológico, teve patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Federação Catarinense de Canoagem, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização foi da Federação Catarinense de Ciclismo.

Mais informações no site www.jogosrotasdanatureza.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675 / Guto Francischini – Mtb 45.553
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Dupla campeã no duck
    (Alexandre Cappi/ZDL)

  • Mountain bike
    (Luiz Doro/adorofoto)

  • Evento noturno
    (Luiz Doro/adorofoto)

  • João Carlos Andrade e o governador Luiz Henrique
    (Luiz Doro/adorofoto)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

09.06.2007

VENTO FORTE ALTERA CLASSIFICAÇÃO DO BALONISMO DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Goiano Lupercio Lima assumiu a liderança, com o paulista Luís Silvestre passando para o segundo lugar

Entre em contato