Capa

AVENTURA

ROTA DA AMIZADE RESERVA BELÍSSIMAS ATRAÇÕES PARA OS JOGOS DA NATUREZA

Competições de balonismo, mountain bike e canoagem serão no início de junho

25.05.2007  |  1.692 visualizações
São Paulo (SP) – As competições de balonismo, mountain bike e canoagem da 1.ª edição dos Jogos da Rota da Natureza terão um toque ainda mais especial. Além de ser a grande novidade deste ano no calendário esportivo brasileiro, o evento será realizado num dos lugares mais belos do país, a Rota da Amizade, localizada no Oeste de Santa Catarina. A competição terá início no dia 3 e segue até o dia 10 de junho.

A Rota da Amizade é composta por pequenas cidades, que têm em comum a hospitalidade, atrativos naturais e culturais. No total, são sete comunidades: Fraiburgo (Terra da Maçã), Videira (capital catarinense da uva e berço da Perdigão), Pinheiro Preto (coração do Vale da uva e do vinho), Tangará (Terra dos bons vinhos e do vôo livre), Treze Tílias (Tirol Brasileiro), Joaçaba (melhor carnaval do sul do Brasil) e Piratuba (Águas Termais).

Os Jogos da Rota da Natureza terão início no dia 3 com as provas de balonismo, em Fraiburgo. Conhecida como a terra da maçã, a cidade é situada a 1.050 metros acima do nível do mar. As baixas temperaturas no inverno e o verão ameno fazem com que o fruto seja cultivado em larga escala. A cidade é o maior produtor de maçã do país, por isso, atrai milhares de turistas. Sua população é de 36.900 habitantes e, nos meses de janeiro a abril, chega a ter 10 mil pessoas a mais, devido à colheita.

Os pilotos também passarão pelo município de Treze Tílias. A cidade é conhecida como um pedaço da Áustria, no Brasil. Por ser a única colônia austríaca no país, recebeu o título de “O Tirol Brasileiro”. Considerado um dos mais importantes pontos turísticos de Santa Catarina, o município oferece aos visitantes atrações baseadas na cultura e no folclore tirolês.

Já as competições de mountain bike serão realizadas de 7 a 10 de junho e os atletas pedalarão por Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias e Fraiburgo. As águas termais são as atrações de Piratuba. Reconhecida pela Embratur como pólo turístico, ela oferece um cenário de beleza, cercado por vegetação nativa, águas termais e cascatas. As águas e minerais são irresistíveis com temperatura de 38ºC e proporciona benefícios terapêuticos. Localizada em lugar privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, Piratuba oferece ainda a prática de trekking e passeios de barco no lago da usina hidrelétrica de Machadinho.

Joaçaba é referência no sul do país por ter o melhor carnaval da região. A cultura tem brilho especial nas apresentações de bandas, corais, escolas de samba, artistas plásticos, artesões e músicos. Foi colonizada por imigrantes gaúchos de origem italiana e alemã, que eram atraídos pelas terras férteis do Vale do Rio do Peixe e pela madeira de lei. O município possui uma população de pouco mais de 24 mil habitantes.

As provas de canoagem, que terão circuitos de descida e de sprint pelo Rio do Peixe, também estão marcadas para serem realizadas entre os dias 7 e 10, com início em Videira e passando por Pinheiro Preto, Tangará, além de Piratuba e Joaçaba.

A capital catarinense da uva, a cidade de Videira, será a primeira a receber os canoístas. Ela se destaca por ter grandes produções no setor primário, como a fruticultura de pêssegos, ameixas e uvas. Já na pecuária, mantém criações de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e na indústria, as cantinas de vinho, empresas de sucos e a Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina.

Já Pinheiro Preto está localizada no coração do vale da uva e do vinho. A construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul teve relevante papel no surgimento do município, quando alguns trabalhadores se fixaram no local. As produções de uva e de vinho são muito significativas e representam a base da economia local. Hoje, a cidade abriga 16 indústrias vinícolas, que produzem 10 milhões de litros anuais de vinho, mais de 50% da produção estadual.

Tangará também tem bons vinhos, mas entre suas atrações o que ganha mais destaque são os esportes radicais, como por exemplo, os vôos livres. A agricultura é expressiva e é baseada na cultura de grãos, pecuária e fruticultura. A cidade oferece belas paisagens como lavouras, pomares e parreiras, com colheitas de frutas, matas nativas e vales com rios de águas limpas.

Jogos da Natureza – O evento será uma grande festa esportiva-ecológica, reunindo atletas de ponta e amantes da natureza por lugares muito especiais. Ricardo Pscheidt e Edivando Cruz, por exemplo, que estão pré-selecionados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, são destaques das quatro etapas do mountain bike. Já o balonismo corresponde ao 20.° Campeonato Brasileiro e conta pontos para o ranking que indicará a seleção nacional para o Mundial da Áustria de 2008. A competição reunirá 25 pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás e Santa Catarina. Fábio Passos, líder do ranking nacional, será uma das atrações. A competição de canoagem terá a participação limitada a 30 atletas, sendo dez nos caiaques de plásticos até 4 metros e 20 nos ducks (botes infláveis) para duas pessoas. Estão confirmados representantes de Barra Velha, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul, Benedito Novo e Curitiba.

Os Jogos da Rota da Natureza são uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo, com patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo.

Samra Fonseca/ João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
  • Fraiburgo
    (Divulgação)

  • Balonismo é atração
    (Divulgação)

  • Mountain bike
    (Luiz Doroneto/adorofoto)

  • Treze Tílias
    (Divulgação)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato