Capa

AVENTURA

MOUNTAIN BIKE, CANOAGEM E BALONISMO FAZEM OS JOGOS DA ROTA DA NATUREZA

Competição será disputada no início de junho, nas sete cidades da Rota da Amizade, no oeste catarinense

24.05.2007  |  2.057 visualizações
São Paulo (SP) – O esporte brasileiro ganha este ano mais um grande evento. Os Jogos da Rota da Natureza, que foram lançados nesta quinta-feira pela manhã, em Florianópolis, reunirão três modalidades esportivas – mountain bike, canoagem e balonismo – em sete cidades que formam a Rota da Amizade em Santa Catarina (Fraiburgo, Treze Tílias, Pirituba, Joaçaba, Tangará, Pinheiro Preto e Videira). As provas de mountain bike e canoagem serão realizadas de 7 a 10 de junho, enquanto as de balonismo começam no dia 3 e seguem até o dia 10.

O evento será uma grande festa esportiva-ecológica, reunindo atletas de ponta e amantes da natureza por lugares muito especiais. Ricardo Pscheidt e Edivando Cruz, por exemplo, que estão pré-selecionados para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, são destaques das quatro etapas do mountain bike, que terão cerca de 50 atletas, com largada em Piratuba e chegada, quatro dias depois, em Fraiburgo.

Já as provas de canoagem tiveram a participação limitada a 30 atletas, sendo dez nos caiaques de plásticos até 4 metros e 20 nos ducks (botes infláveis) para duas pessoas. Estão confirmados representantes de Barra Velha, Guaramirim, Schroeder, Jaraguá do Sul, Benedito Novo e Curitiba. Com provas de descida e de sprint, a competição percorre parte do Rio do Peixe. Começa em Videira e termina em Piratuba, passando por Ibicaré e Joaçaba.

O balonismo será o evento mais longo e será realizado nas cidades de Fraiburgo, de 3 a 6, e em Treze Tílias, de 7 a 10, e será válido pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, reunindo 25 pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás e Santa Catarina. Fábio Passos, líder do ranking nacional, será uma das atrações. Além das competições oficiais, a prova terá eventos promocionais e shows para interagir com as comunidades.

“O objetivo do evento é promover a competição de modalidades alternativas, respeitando as características naturais de cada região turística de Santa Catarina. A Rota da Amizade é reconhecida por sua topografia peculiar, suas variadas etnias e sua grande hospitalidade. Temos certeza que o evento vai se consolidar”, garante João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo e organizador do evento.

Cidades participantes

Fraiburgo - Terra da Maçã. Situada a 1.050 metros acima do nível do mar, no planalto central de Santa Catarina. Graças a sua altitude, às baixas temperaturas no inverno e o verão ameno, a maçã é cultivada em larga escala.

Videira - Capital catarinense da uva. Muitas famílias de imigrantes de origem italiana, oriundas do Rio Grande do Sul, fixaram-se nessas terras e através da produção agrícola familiar deram início ao seu desenvolvimento. Videira é um importante produtor de uva e também um grande produtor de aves e suínos.

Pinheiro Preto - O coração do vale da uva e do vinho. A construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande teve relevante papel no surgimento de Pinheiro Preto, quando alguns trabalhadores se fixaram no local. Hoje a produção de uva no município é muito significativa e a conseqüente produção de vinho representa a base de sua economia.

Tangará - Terra dos bons vinhos e do vôo livre. A agricultura é expressiva no município e esta baseada na cultura de grãos, pecuária e fruticultura. É o maior produtor de uvas de Santa Catarina. O povo de Tangará alegra-se em receber a todos que visitam a sua terra, oferecendo as belezas e delícias de passeios a pomares, parreiras, cantinas e vinícolas.

Treze Tílias - O tirol brasileiro. Considerado um dos mais importantes municípios turísticos de Santa Catarina, Treze Tílias tem sua história marcada pelo cultivo das tradições austríacas. Além das belezas naturais, Treze Tílias oferece aos visitantes opções com base na cultura e folclore tirolês.

Joaçaba - O melhor carnaval do sul do Brasil. Estrategicamente posicionada no centro das estradas que interligam diversos municípios da região, Joaçaba se tornou um centro comercial. A cultura tem brilho especial nas apresentações da banda Carlos Gomes, dos corais, das escolas de samba, dos artistas plásticos, artesões, músicos e cantores.

Piratuba - Águas termais, férias em qualquer estação. Reconhecida pela Embratur como importante pólo turístico, Piratuba integra um cenário de belezas, cercada por muita vegetação nativa, águas termais, cascatas e hospitalidade. As águas termais e minerais são irresistíveis com temperatura de 38º c e proporciona benefícios terapêuticos.

Os Jogos da Rota da Natureza têm patrocínio de Fundesporte, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina e Malwee Malhas e apoio de Gatorade, Fesporte, Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, Confederação Brasileira de Canoagem, Confederação Brasileira de Balonismo, Confederação Brasileira de Ciclismo, Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e Prefeituras Municipais de Piratuba, Joaçaba, Treze Tílias, Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo. A realização é da Federação Catarinense de Ciclismo.

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br

  • Balão em Treze Tílias
    (Divulgação)

  • Prova de mountain bike
    (Luiz Doroneto/adorofoto)

  • Cavalo na pista
    (Luiz Doroneto/adorofoto)

  • Fraiburgo
    (Divulgação)

Leia também...

13.06.2007

PSCHEIDT FINALIZA PREPARAÇÃO PARA O PAN-AMERICANO DO RIO NO CANADÁ

Campeão de mountain bike dos Jogos Rotas da Natureza viaja nesta quarta-feira

13.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA EXIBEM AS ATRAÇÕES DA ROTA DA AMIZADE

Competição teve balonismo, mountain bike, canoagem e, acima de tudo, as belezas e hospitalidade desta região de Santa Catarina

11.06.2007

JOGOS ROTAS DA NATUREZA VÃO CRESCER EM 2008

Sucesso da primeira edição, encerrada domingo, anima organizadores do evento realizado na Rota da Amizade, em Santa Catarina

10.06.2007

DEFINIDOS OS CAMPEÕES DOS JOGOS ROTAS DA NATUREZA

Competição teve torneios de mountain bike, balonismo e canoagem nas sete cidades que compõem a Rota da Amizade, em Santa Catarina

Entre em contato