Maio, 2025 – Até o fim deste mês de maio, o projeto Escola do IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), está movimentando professores e estudantes universitários no curso de Esporte Educacional, em diferentes módulos e turmas, com atividades em EaD e formações presenciais. As ações tiveram início em abril, reunindo no total 151 alunos, quando também foi realizado o curso de Condicionamento Funcional.
No Esporte Educacional, nesses dois meses, os estudantes participam dos módulos 1 (Dimensões sociais do esporte, princípios do esporte educacional e sistema PROTEGE - Presencial) e 3 (Pedagogia do Jogo - EaD). Já os professores contam com os módulos 1 (Pedagogia do Jogo, Dimensões sociais do esporte, princípios do esporte educacional e sistema PROTEGE, além do Lutas na Escola – todos Presenciais) e 2 (Esporte Educacional - EaD).
O Condicionamento Funcional, em abril, reuniu alunos para os módulos 4 (Resistência aeróbica, resistência anaeróbica, cálculo de zona alvo de frequência cardíaca e relação: resistência x IMC - Índice de Massa Corporal X Emagrecimentos x recomendações da OMS - Organização Mundial da Saúde) e 5 (Introdução e estrutura do curso, estilo de vida ativo e bases do movimento).
A Escola do IEE é um projeto de formação e capacitação de profissionais nas áreas de educação e esporte. Os cursos são híbridos e as formações presenciais realizadas na sede do IEE, em São Paulo (SP).
“Uma experiência completa e enriquecedora, com base na metodologia do Esporte Educacional. Os cursos da Escola do IEE englobam a experiência do Instituto Esporte e Educação de mais de duas décadas, com sua metodologia diferenciada e inovadora”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.
O projeto está sendo realizado desde 2023, com cursos envolvendo diferentes temas e módulos, voltados para professores e gestores das redes públicas (educação, esporte, saúde e assistência social), estudantes universitários e jovens líderes comunitários - que participam de projetos de esporte educacional -, assim como Organizações Sociais que trabalham com esporte.
O Projeto Escola IEE conta com os seguintes parceiros: Itaú, Zurich, PRAGMA e Abbott via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Mais informações sobre o Projeto Escola IEE: https://esporteeducacao.org.br/escola-do-iee/
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
A iniciativa da World Surf League (WSL) foi realizada durante a etapa do Circuito na praia de Maresias, litoral norte paulista, no final de semana dos dias 26 e 27, com palestras, convivência com os atletas e clínica de surfe
Evento, em sua segunda edição, reuniu cerca de 100 pessoas no sábado (26), com ciclismo, caminhada e rodas de conversa sobre o tema, em parceria do IEE com a prefeitura do município pernambucano
Projeto é uma formação pioneira e exclusiva do Instituto Esporte e Educação, baseado nos princípios do Esporte Educacional e desenvolvido para os municípios brasileiros. Chega novamente à cidade neste mês de abril
Tablado de madeira vira uma quadra flutuante, para que crianças e jovens possam continuar com suas atividades no Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE)