Abril, 2025 – O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), chega a dois estados do País neste mês de abril, levando conhecimento com os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Nas cidades de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e Chapecó, em Santa Catarina, serão capacitados 120 profissionais (professores, gestores, coordenadores e diretores), beneficiando 8.400 alunos.
Os municípios de Caxias do Sul, no dia 8, e Chapecó, no dia 9, terão o módulo 1 - Princípios do Esporte Educacional, presencial. Os princípios do esporte educacional serão apresentados e discutidos a partir de jogos e práticas corporais, possibilitando vivenciar e refletir sobre a inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia.
Estas são as primeiras Formações a serem realizadas em 2025. Em 2024, o projeto capacitou 873 profissionais, beneficiando 61.110 alunos, de 13 estados - Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins -, em 10 polos de atuação.
“O projeto proporciona um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional, chegando neste mês de abril a essas duas cidades, no início das formações deste ano”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus quase 25 anos de atuação e já capacitou mais de 65 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método pelos profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Grupo HDI e HDI Global Seguros, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, VALE, Concessionária Aeroportos Amazonia, Cogna e SOMOS Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Participaram mais de 800 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Núcleos Lábrea, do Instituto Esporte e Educação (IEE), vindos de comunidades indígenas e escolas municipais. Dois dias de integração, aprendizado e valorização das tradições locais
Diferentes núcleos do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação, estiveram presentes nas atividades do evento, encerrado neste domingo (28), com o tema Geração Movimento
Comunidades e escolas participarão de visitas técnicas, seminários e da etapa dos Jogos de Integração, na cidade ao sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital Manaus
Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila