Capa

IEE TERCEIROSETOR

IEE lança Programa Metodologia IEE para os municípios brasileiros

Capacitação já realizada em cerca de 1.500 cidades do Brasil, agora está sendo oferecida a todos os municípios. Capivari no interior de São Paulo, é a primeira a receber a ação a partir deste mês de maio

22.05.2024  |  1.100 visualizações

Maio, 2024 – A Metodologia de Esporte Educacional, desenvolvida e aplicada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), já chegou a 1.488 cidades brasileiras, reconhecida por sua excelência na formação de profissionais. E, a partir de agora, um novo projeto do Instituto está sendo lançado. Ele oferece a municípios do País a oportunidade de reunir profissionais de educação física e outras áreas afins da educação municipal em cursos de formação continuada na metodologia do IEE. É o Programa Metodologia IEE, uma ação institucional que fará sua estreia em Capivari, no interior de São Paulo, primeira cidade a firmar parceria com o IEE para a capacitação de mais de 30 profissionais neste mês de maio.

O objetivo é capacitar gestores, diretores e professores em conteúdos teóricos e práticos relacionados com a Metodologia de Esporte Educacional e suas possibilidades de aplicação. Um projeto voltado para gestores de Educação e de Esportes, Coordenadores pedagógicos das escolas e instituições, Professores de Educação Física, estagiários e educadores.

A Metodologia do Esporte Educacional do IEE quer levar educação física e esporte de qualidade para os municípios, apoiando a transformação das aulas, criando possibilidades e oportunidade de compreensão do esporte como um fator de aprendizagem e desenvolvimento integral. E descobrindo o potencial do esporte como uma manifestação cultural que integra aprendizagens dos pilares da educação: saber, fazer, ser e conviver.

“Oferecer um novo olhar e motivação aos professores, com um método simples e já testado em 1.488 municípios do Brasil, qualificar as aulas de educação física de forma segura, alegre, educativa e motivante, ampliando o vínculo dos alunos com o ambiente escolar. E fortalecer a visão da escola como um local seguro, atrativo e transformador”, explica Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Certificação de 140 horas - As formações serão realizadas em até 12 meses, com certificação de 140 horas. São formações híbridas, compostas por ações presenciais (com propostas de práticas corporais), síncronas (webinários para aprofundamento dos conteúdos) e atividades na plataforma de ensino a distância – EAD (temas e conteúdos na forma de videoaulas, vídeos, textos de apoio e atividades de checagem).

Fóruns interativos entre participantes e equipe de formação IEE, assim como tarefas individuais e coletivas, também fazem parte da formação. O fechamento será com compartilhamento das boas práticas e todos os participantes receberão certificação ao final do ciclo formativo.

Serão desenvolvidos sete temas: Princípios do Esporte Educacional, Pedagogia do Esporte / Jogo, Didática – Sistema P.R.O.T.E.G.E., Ginástica, Danças, Lutas e Eventos – Esporte Educacional. Especialistas, mestres e doutores ministrarão o curso, trazendo a expertise teórica e prática de mais de 20 anos de experiência em Esporte Educacional.

A formação na Metodologia IEE visa somar a competência adquirida em anos de experiência do Instituto ao conhecimento e cultura de professores, coordenadores e gestores, com a convicção de qualificar, ainda mais, a Educação e o Esporte. Desde 2004, o IEE já realizou 4.928 formações em 1.488 municípios.

Há mais de 20 anos, o Instituto Esporte e Educação foca na educação e no esporte e está alinhado à ODS 4 - Educação de Qualidade e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao promover o desenvolvimento de competências físicas, socioemocionais e cognitivas por meio da prática esportiva. O IEE é uma referência ao desenvolver um Sistema de Transformação Social por meio do esporte, com impactos nos municípios, escolas, comunidades e vidas.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

  • Capacitação seguirá em Capivari até final do ano
    (IEE / Divulgação)

  • Em Capivari serão capacitados 30 educadores
    (IEE / Divulgação)

Leia também...

10.06.2024

Escola do IEE tem 11 cursos programados a partir deste mês de junho, em São Paulo (SP)

Aulas, gratuitas, são realizadas na sede do Instituto Esporte e Educação e também em EaD, abordando diferentes temas na área de formação e capacitação, com a metodologia do Esporte Educacional. Essas turmas estão voltadas a professores de educação física, universitários e jovens líderes comunitários

03.06.2024

Em parceria com a Nike, IEE inscreve alunos em projeto de bolsas de estudo para jovens negros

É o terceiro ano em que o Instituto Esporte e Educação participa da iniciativa, realizada juntamente com o Somos CIEE e o Corinthians. Bolsista do projeto, a ex-aluna Daniela Divino é hoje estagiária do Núcleo Jaguaré e cursa educação física

07.05.2024

Parceria IEE e SESC capacita 750 professores do litoral sul paulista

Com conceitos do Sistema S.I.M, voltado a crianças neuroatípicas, a formação do Instituto Esporte e Educação reunirá esta semana professores e educadores de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

06.05.2024

Parceria IEE e SESC capacita 750 educadores do litoral sul paulista para atender crianças neuroatípicas

Com conceitos do Sistema S.I.M, a formação do Instituto Esporte e Educação reunirá esta semana professores e educadores de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe

Entre em contato