Abril, 2024 – A competição é no Brasil, em Serra, no Espírito Santo, cidade sinônimo de bodyboarding. E as atletas brasileiras aparecem entre os destaques da categoria Profissional, em busca do título da edição 2024. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, etapa feminina do Circuito Mundial, movimentará a praia de Jacaraípe a partir deste sábado (20) e até o próximo dia 27, com expectativa de muito equilíbrio e alto nível técnico nas baterias ao longo do campeonato.
Serão 39 bodyboarders na categoria Profissional, entre as quais 23 do País, as sereias brasileiras na disputa por vitórias e pelo título. Quatro delas aparecem entre as top 10 do ranking mundial: três capixabas, Luna Hardman (número 2), Maíra Viana (3) e Maylla Venturin (5), e a paranaense Francis Aoto (9). Outro destaque é a carioca radicada no Havaí, Dani Freitas, tricampeã mundial na década de 90.
Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bobydboarding e organizadora do evento, número 15 do mundo, está entre as inscritas na categoria Profissional e destaca o alto nível técnico da etapa, com bodyboarders de seis países e a presença da melhor atleta do mundo, a japonesa Sari Ohhara, que vai em busca do bicampeonato - campeã Profissional da edição 2023.
“A expectativa é de muita disputa e baterias de alto nível técnico, com brasileiras e estrangeiras buscando as vitórias e o título. Além das brasileiras, teremos 6 atletas de Portugal, 5 do Japão, 3 do Chile, 1 da França e 1 do Peru. E quem ganha com isso é o bodyboarding feminino”, afirma Neymara.
Além da Profissional, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding terá disputas válidas pelo título mundial na Pro Junior e Master Woman, e as categorias Open (Amador) e PCD (mastectomizadas, amputadas e deficientes visuais) - voltadas para inclusão e fomento. Paralelamente às competições, serão programadas diferentes atividades, como passeio por pontos turísticos, ações voltadas para música e cultura, entre muitas atrações. A premiação total é de 37 mil dólares (R$ 190 mil).
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro - O projeto idealizado por Neymara surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que a atleta venceu uma das mais acirradas disputas do Mundial, na Praia de Pipeline, sendo campeã em 2006 e 2011.
Programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2024
19/04 - 9h - Coletiva de imprensa - Arcelor; 14h - Passeio Turístico das atletas.
20/04 - 8h às 10h - Aulão Social - Praia de Carapebus; 15h - Abertura Oficial e Credenciamento - Praia do Solemar.
21/04 -7h - Início das Competições (Provável Finais e Entrega das Premiações das Categorias PCDs)
27/04 -14h às 16h - Entrega de Premiações; 19h - Coquetel de Encerramento
Obs.: do dia 21 ao dia 27, o evento estará no período de janela, observando as melhores circunstâncias do mar para as competições, sendo que nesse período serão 5 dias de competição e 2 dias off.
O Wahine Bodyboarding Pro 2024 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba, e da Prefeitura Municipal da Serra, com apoio de Coroa. Realização do Instituto Neymara Carvalho e da IBC.
Mais informações:
Instagram : @wahinebbpro
No ES: Lúcia Marins - luciammarins@gmail.com - 27 99943-8246
ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148 - deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports