Capa

IEE TERCEIROSETOR

Instituto Esporte e Educação promove impactos positivos com práticas alinhadas aos ODS da ONU

IEE se une a empresas e realiza ações em busca da saúde, educação, igualdade de gênero, trabalho decente, redução de desigualdades, sustentabilidade, paz, justiça, instituições eficazes, parcerias e meios de implementação

29.11.2023  |  626 visualizações

Novembro, 2023 – O Instituto Esporte e Educação (IEE) desenvolve projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Com suas ações, o IEE vem reforçando seu compromisso de promover impactos positivos em comunidades vulneráveis, por meio de práticas ODS. Buscando fortalecer essas iniciativas transformadoras, o Instituto se une a empresas na promoção da saúde, educação, igualdade de gênero, trabalho decente, redução de desigualdades, sustentabilidade, paz, justiça, instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

Exemplos desse alinhamento podem ser vistos no dia a dia do IEE, como o trabalho do Instituto que impacta diretamente na área voltada para o ODS 3 - Saúde e Bem-estar: as atividades semanais alcançam mais de 8 mil crianças e adolescentes, promovendo uma vida saudável com prática de atividades físicas e esporte educacional.

O Instituto assegura uma educação inclusiva e equitativa para todos os alunos, estimulando a inserção de aulas de educação física na grade curricular de seus parceiros (escolas e municípios), alinhada ao ODS 4 - Educação de Qualidade. Já a Igualdade de Gênero - ODS 5 está presente na inclusão de ações, aulas e atividades mistas em todos os projetos, destacando esse compromisso.

Em relação ao ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, o IEE privilegia a empregabilidade local, proporcionando oportunidades de ascensão profissional para jovens que se destacam em seus projetos. E atua na conscientização sobre o papel da educação física na formação de cidadãos críticos, promovendo inclusão e equidade em diferentes dimensões (ODS 10 - Redução das Desigualdades).

A promoção de espaços públicos seguros, inclusivos e acessíveis é um foco central do IEE. O Instituto estabelece parcerias com secretarias municipais, associações, agentes comunitários e outros, indo de encontro ao ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. A sustentabilidade está incorporada em suas atividades esportivas e educacionais, promovendo o consumo e produção responsáveis (ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis).

Além disso, promove a paz por meio da resolução de conflitos e fortalecimento de valores nas práticas esportivas (ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes). E busca parcerias integradas e sistêmicas, envolvendo diferentes setores para mobilizar conhecimento, recursos financeiros e tecnológicos (ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação).

“O Instituto Esporte e Educação convida empresas a se tornarem parceiras ativas nesse esforço conjunto de transformação social por meio do esporte e da educação. São projetos que não apenas promovem o desenvolvimento integral dos participantes, mas também geram impactos significativos na sociedade, levando oportunidades a milhares de crianças, adolescentes, escolas e municípios.”, destaca Bethania Brotto, coordenadora pedagógica do IEE.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, Mastercard, VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Banco BV, Instituto Votorantim, Bayer, Achè, Novelis, Bank Of America, Mercado Livre, Grupo ULTRA, Verde Asset Management, CTG Brasil, Daiichi, Comgas, Westrock, Zurich, Pfizer, Polimix, DEXCO, Cogna, Liberty Seguros, Simpress, TRW, DOW, IAG PHARMA e KLEY HERTZ, Bermad, WALLERSTEIN, TrackAndField, AXA, APPMAX e Escola Mobile via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE, Bloomberg e NIKE.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport

  • IEE procura parceiros para esforço conjunto de transformação social
    (IEE / Divulgação)

  • O esporte e a educação transformam vidas
    (IEE / Divulgação)

  • Projeto Rede de Núcleos está alinhado com ODS da ONU
    (IEE / Divulgação)

  • Crianças têm aulas no contraturno escolar
    (IEE / Divulgação)

Leia também...

10.07.2024

Sistema de Formação de Jovens Líderes é um dos diferenciais da metodologia do IEE

O Instituto Esporte e Educação, em seus 23 anos de atuação, trabalha com liderança juvenil por meio do esporte, nos eixos de aulas, monitoria, eventos, cursos e mercado de trabalho. Projeto Rede de Núcleos tem um terço da equipe formada por ex-alunos

27.06.2024

Projeto Formações IEE encerra o primeiro semestre com ações em sete estados

Foram 395 profissionais capacitados, em oito cidades, com a metodologia do Instituto Esporte e Educação, baseada nos princípios do esporte educacional

24.06.2024

IEE realiza seminário com o tema Conviver Transforma!

Evento do Instituto Esporte e Educação terá dois dias de atividades no Sesc Santo Amaro, nesta quarta-feira (26) e na quinta-feira (27), a partir das 10 horas

19.06.2024

Programa Metodologia IEE inova em educação e esporte para os municípios brasileiros

Uma formação pioneira e exclusiva, com os princípios do Esporte Educacional, já adotados em mais de 1.400 cidades e apoiados por 63 mil educadores. Capivari, no interior de São Paulo, recebeu o novo projeto do Instituto Esporte e Educação

Entre em contato