Capa

NIKE 10K TERÁ MEGAESTRUTURA PARA GARANTIR SUCESSO DA PROVA

01.11.2006  |    93 visualizações ATLETISMO

Segunda edição da corrida será no próximo dia 12, na USP

São Paulo (SP) - Uma prova de dez quilômetros que pela primeira vez no Brasil pode reunir 25 mil pessoas exige uma estrutura profissional para garantir o sucesso do evento. Esse é o caso da Nike 10K, marcada para o dia 12 de novembro, com largada às 8 horas, na Avenida da Raia (Professor Nello Moraes), na USP. A Corpore, organizadora da corrida, terá mais de 900 pessoas cuidando da parte técnica e da logística. Tudo para que os participantes tenham segurança e tranqüilidade ao longo do percurso.

Maior clube de corredores da América Latina, a Corpore é responsável pela definição, medição e controle de percurso, inscrições, atendimento médico, postos de hidratação, logística de estacionamento e operacionalização do transporte dos corredores, guarda-volumes, banheiros químicos e limpeza geral do evento. Só para se ter uma idéia da dimensão da corrida, cerca de 324 mil copos de água serão destinados aos atletas nos quatro postos de hidratação.

Vinte e sete médicos, 17 enfermeiros, 21 paramédicos e 26 fisioterapeutas estarão distribuídos em duas tendas médicas, uma tenda de fisioterapia e 14 ambulâncias UTIs, localizados na largada, chegada, no percurso e no local do show, caso seja necessário prestar atendimento médico aos corredores. Além desses, dez paramédicos de bicicletas (Care4you) estarão entre os participantes da prova, munidos de rádio comunicador, DEAs e material de primeiros socorros. Eles são treinados para atendimento de urgência e, assim que identificam alguma ocorrência, comunicam as ambulâncias UTIs mais próximas.

Corredores do batalhão da polícia vão participar da corrida e ainda fazer a segurança dos corredores, enquanto bombeiros socorristas correrão com pochetes que incluem equipamentos de primeiros socorros.

“Nosso objetivo é garantir uma experiência divertida para todos os participantes, com a máxima segurança possível. Também procuramos facilitar ao máximo o acesso ao local da prova, bem como a saída da USP após o evento”, afirmou o gerente de marketing esportivo da Nike, Fernando Neder.

“Esse evento mostra o reconhecimento por parte dos realizadores da prova da capacidade profissional da Corpore como organizadora de Corridas de Rua”, declara David Cytrynowicz, presidente da entidade.

A corrida - Além de São Paulo, a Nike 10K será realizada na mesma data em outras oito cidades latino-americanas: Lima, Caracas, Bogotá, Cidade do México, Santiago e Buenos terão a segunda edição da corrida, enquanto Guaiaquil e Montevidéu participam pela primeira vez. A expectativa é reunir, no total, 120 mil pessoas. Na corrida de São Paulo, após a chegada, os participantes terão um show de encerramento com abertura de Fernanda Abreu e DJ Marlboro, seguido pelo show principal de Jota Quest.

Kit de corrida - A retirada de kits no shopping Eldorado (avenida Rebouças, 3.970 - Pinheiros; piso térreo, átrio azul) começa nesta sexta, das 10 às 21 horas até o dia 10 e das 10 às 18 horas no dia 11. O kit é composto de uma camiseta Nike com tecnologia Sphere Dry numerada, chip de cronometragem, pulseira de acesso e posicionamento na largada, sacola para alocação de pertences no guarda-volume e manual do evento.

Ao retirar o kit, os atletas já podem definir onde estacionar o carro ou a bicicleta no dia 12 e seguir para a USP no ônibus cedido pela organização: WTC, Centro Empresarial Nações Unidas (CENU), shopping Eldorado, Editora Abril e shopping Market Place. Vale lembrar que não será permitida a entrada de carros ou motos na USP no dia da prova, nem a entrada no percurso da prova ou no local do show de pessoas que não estejam vestindo a camiseta oficial da prova.

Outra atração na retirada dos kits será o test drive de produtos da Linha Bowerman em quatro esteiras montadas no shopping. A Nike desenvolveu uma parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia para os interessados realizarem o teste da pisada e descobrirem o tênis ideal para a prática de corrida. As atividades de test drive de Nike+ e linha Bowerman, bem como o teste da pisada, seguirão uma programação com horários específicos.

A prova terá também uma finalidade social, já que 10% da renda das inscrições serão doados à CUFA – Central Única das Favelas, para seus projetos na cidade de São Paulo. A ONG fundada por MV Bill já recebeu da Nike uma doação de R$ 30 mil, e a colaboração total pode chegar a R$ 155 mil.

Números do evento Nike 10k:

Participantes: 25 mil;
Pessoas envolvidas na organização: cerca de 900;
Postos de hidratação: 4;
Copos de água distribuídos aos participantes: 324 mil;
Número de ambulâncias UTI: 14
Médicos: 27 distribuídos no percurso e nas tendas médicas;
Enfermeiros: 17 distribuídos no percurso e nas tendas médicas;
Monitores: 21 “Care4You” no funil de chegada e na tenda médica estudantes do último ano de Medicina que vão direcionar os corredores necessitados para a tenda médica).
Paramédicos de bicicletas: 10, que vão monitorar o percurso de bicicleta, munidos de rádio comunicador e material de primeiros socorros, glicosímetro e maltodextrina.
Banheiros químicos: 400
Vagas de estacionamento: 10 mil
Traslados: 150 ônibus farão traslados gratuitos dos estacionamentos conveniados até o local da prova
Ônibus que farão os traslados entre o estacionamento e a concentração do evento: 150

A Corpore (www.corpore.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua como núcleo de representatividade e porta-voz do corredor na comunidade. A entidade conta hoje com 9 mil associados e mais de 140 mil corredores cadastrados.

Mais informações no site www.nikecorre.com.br

Guto Francischini (Assessoria da Nike)
E-mail: guto@zdl.com.br
Tel: 3285 5911 / 8457 9711

Liane Gotlib Zaidler (Assessoria da Corpore)
E-mail: lianegz@terra.com.br
Tel: (11) 3862.8258 / 8277.0606
Leia também...
12.11.2006

No total, 120 mil pessoas correram em São Paulo e em outras oito cidades latino-americanas

09.11.2006

Esporte é utilizado para aliviar o stress e ganhar qualidade de vida

09.11.2006

Prova de dez quilômetros será disputada simultaneamente em nove países

09.11.2006

Vanderlei Cordeiro vai encarar a prova, enquanto Jadel Gregório e Fabiana Murer ficam na torcida