Capa

Seleção Brasileira de Futebol Social defende tricampeonato no Mundial nos Estados Unidos

03.07.2023  |    1.228 visualizações

Foram convocados seis meninos e duas meninas de diferentes projetos sociais, em busca de mais um título para o Brasil. Torneio será realizado entre 8 e 15 deste mês, com 38 equipes no masculino e 16 no feminino, em Sacramento, na Califórnia. O Brasil foi campeão em 2010, 2013 e 2017

Julho, 2023 – Oito jovens carentes de projetos sociais de seis estados do Brasil vão viver momentos de emoção a partir deste sábado (8) e até o dia 15 deste mês. Eles integram a seleção brasileira que disputará a edição 2023 do Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup), em Sacramento, na Califórnia (EUA). Foram convocados seis meninos e duas meninas, que realizam a fase final de preparação para a viagem aos Estados Unidos, marcada para esta quinta-feira (6) à noite.

O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017), campeão no feminino (2010) e estará lá em busca de mais um título. Nesta edição 2023, disputará com uma seleção única - o torneio masculino permite a inclusão de meninas. O Mundial (@homelessworldcup) contará com 38 seleções na categoria masculina e 16 na feminina, representando seus países na competição.

Os jogadores brasileiros foram definidos após a disputa da Copa Futebol Social, realizada em Mongaguá, no litoral paulista, em janeiro deste ano. São eles: o goleiro Gui Oliveira (Brasília), Kaylane Jufo (Rio de Janeiro - RJ), Yan Brendo (Rio de Janeiro - RJ), Kaike Silva (Bocaina - SP), Dani Santos (São Paulo - SP), Fran Reis (São Luis - MA), Inácio Neto (Milagres - CE) e João Victor (Tomé-Açu - PA). Yan está dependendo de visto e uma última reunião será realizada nesta quarta-feira (5) para definir se vai poder viajar com o grupo.

O técnico é Pupo Fernandes, com Tiago Ferreira Guimarães como auxiliar técnico, ambos de São Paulo. Os treinos estão sendo realizados até o dia da viagem. O último está programado para esta quarta-feira (5) à tarde, em São Roque, no Interior do Estado de São Paulo.

Estaremos lá, com nossa seleção, buscando mais um título e seguindo nosso maior objetivo: acreditar no poder do esporte para transformar vidas. Afinal, ganhar é virar o jogo!”, afirma Guilherme Araujo, fundador da ONG Futebol Social.

O Futebol Social conecta jovens e comunidades carentes, contribuindo para a transformação social por meio do futebol. Mais do que as vitórias, as conquistas, esses atletas buscam um sonho. De, por meio do esporte, enxergar um futuro. A ONG Futebol Social organiza competições como o Circuito Futebol Social e a Copa Futebol Social. Um movimento pioneiro, promovido ano a ano , que dá aos jovens carentes a chance de conhecer, com o esporte, outras realidades.

Circuito com nove etapas pelo País - O Circuito Futebol Social 2022 teve nove etapas – sete do calendário e duas extras -, que somaram 239 jogos, com 1.731 gols marcados. Ao longo das disputas, passaram pelo Circuito 137 equipes e mais de mil jogadores, no masculino e no feminino. A etapa que encerrou a competição foi em janeiro deste ano, seguida da Copa Futebol Social, com representantes de todas as fases regionais e de onde saíram os convocados para a Seleção Brasileira. Foram disputas por todo o País, reunindo times formados por jovens carentes de projetos sociais da região por onde passa o evento. Um torneio que vai além da disputa em si, levando confraternização, lazer e diversão não só para os atletas, mas para seus familiares e amigos, por meio do esporte. 

Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da ONG.

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup).

A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília).

Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial
Vimeo: https://vimeo.com/futebolsocial
Flickr: https://flickr.com/futebol_social

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...
17.07.2023

Seleção brasileira terminou em terceiro lugar na Homeless World Cup, em Sacramento, na Califórnia, trazendo na bagagem um balanço muito positivo. Time foi formado por jovens carentes - seis meninos e duas meninas - de projetos sociais de seis estados do País, no torneio que reuniu 40 equipes

11.07.2023

A Homeless World Cup está sendo disputada em Sacramento, na Califórnia, e o Brasil - que defende o tricampeonato - é destaque: cinco vitórias até agora, em cinco jogos, e com goleadas

06.07.2023

Atletas estão entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia

06.07.2023

Atletas, das cidades de Bocaina e São Paulo, estão entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia