Capa

Invicta, seleção brasileira está na segunda fase do Mundial de Futebol Social, nos Estados Unidos

11.07.2023  |    1.369 visualizações

A Homeless World Cup está sendo disputada em Sacramento, na Califórnia, e o Brasil - que defende o tricampeonato - é destaque: cinco vitórias até agora, em cinco jogos, e com goleadas

Julho, 2023 – A primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) termina nesta terça-feira (11), em Sacramento, na Califórnia (EUA). E a seleção brasileira entra em campo já classificada para disputar o sexto e último jogo dessa etapa, diante da Áustria. Foram cinco vitórias em cinco partidas até agora e com goleadas, garantindo lugar na segunda fase, que começa nesta quarta-feira (12).

O Brasil, que defende o tricampeonato, está com uma equipe mista (seis meninos e duas meninas), em que todos participaram de boa parte dos jogos. A seleção brasileira venceu por 10 a 2 a Escócia; 9 a 2 a Hungria; 6 a 4 o País de Gales, 9 a 1 a Suécia e 7 a 1 a Missão.

Jogadores ganharam óculos de grau - “Nossos garotos e garotas estão felizes, ficaram muito amigos de jogadores de outros países, como dos coreanos. Infelizmente, algumas seleções não estão presentes, como as africanas e a Argentina, por conta de questões financeiras e vistos. Os campos foram montados no estádio de futebol americano, com uma grande estrutura e os jogos estão sendo pela manhã em função do calor. São realizadas ações como exames oftalmológicos e alguns atletas ganharam óculos com grau, que até então nem sabiam que precisavam usar”, destacou o técnico da seleção brasileira, Pupo Fernandes.

Estão em Sacramento 28 seleções. Foram formados inicialmente, por sorteio, quatro grupos de sete equipes cada, jogando todas contra todas, no chamado Stage 1 (Groups). Os quatro melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, que será realizada nestas quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Serão quatro grupos com quatro seleções e as duas melhores de cada um disputam a taça principal, a Homeless World Cup, na sexta-feira (14) e no sábado (15). Os demais jogam a Nelsen Way Award. Com isso, todas as equipes participam até o final e com chance de conquistar uma taça.

A seleção brasileira – O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino (2010). Nesta edição 2023 tem uma equipe formada por oito jovens carentes de projetos sociais de seis estados do País. São eles: o goleiro Gui Oliveira (Brasília/DF), Kaylane Jufo (Rio de Janeiro/RJ), Yan Brendo (Rio de Janeiro/RJ), Kaike Silva (Bocaina/SP), Dani Santos (São Paulo/SP), Fran Reis (São Luis/MA), Inácio Neto (Milagres/CE) e João Victor (Tomé-Açu/PA). A comissão técnica conta com o técnico Pupo e o auxiliar técnico Tiago Ferreira Guimarães, ambos de São Paulo.

O Futebol Social conecta jovens e comunidades carentes, contribuindo para a transformação social por meio do futebol. Mais do que as vitórias, as conquistas, esses atletas buscam um sonho de, por meio do esporte, enxergar um futuro. A ONG Futebol Social organiza competições ao longo da temporada no Brasil, como o Circuito Futebol Social e a Copa Futebol Social. Um movimento pioneiro, promovido ano a ano , que dá aos jovens carentes a chance de conhecer, com o esporte, outras realidades.

Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da ONG.

Um pouco das regras - No futebol social, as medidas do campo são reduzidas: apenas 22 metros de comprimento e 16 de largura. O tamanho do gol é de 4 metros de largura por 1m30 de altura, com profundidade de aproximadamente 1 metro. E a área de gol: meio círculo com 4 metros de raio. São dois tempos de sete minutos, com intervalo de um minuto. Em cada equipe, três jogadores na linha e um no gol. Os goleiros não podem sair da área, marcar gols, ou fazer cera. Os jogadores de linha também estão proibidos de invadir a área dos goleiros, sob a pena de um pênalti para o time adversário.

O Fair Play (jogo limpo) é incentivado nos torneios. Para os jogadores que não atuarem nesse espírito do Fair Play, há penalidades: cartão azul (dois minutos fora do jogo) ou vermelho (expulsão do jogo) e, em último caso, exclusão do torneio.  A equipe vencedora recebe 3 pontos. A equipe perdedora zero. Se um jogo terminar em empate, ele é decidido por uma disputa de pênaltis intercalada (morte súbita), onde a equipe vencedora recebe 2 pontos e, a equipe perdedora, 1 ponto.

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup).

A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília).

Mais informações sobre o Futebol Social:
Site: http://www.futebolsocial.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fsbrasil
Twitter: https://twitter.com/futebolsocial
Instagram: https://instagram.com/futebol.social
Youtube: https://youtube.com/futebolsocial
Vimeo: https://vimeo.com/futebolsocial
Flickr: https://flickr.com/futebol_social

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - 
deborah@zdl.com.br - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...
17.07.2023

Seleção brasileira terminou em terceiro lugar na Homeless World Cup, em Sacramento, na Califórnia, trazendo na bagagem um balanço muito positivo. Time foi formado por jovens carentes - seis meninos e duas meninas - de projetos sociais de seis estados do País, no torneio que reuniu 40 equipes

06.07.2023

Atletas estão entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia

06.07.2023

Atletas, das cidades de Bocaina e São Paulo, estão entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia

06.07.2023

Atleta é o goleiro entre os oito convocados para a seleção brasileira que defende o tricampeonato no torneio. Jogos começam neste sábado (8) e vão até o dia 15, em Sacramento,na Califórnia