Capa

IEE TERCEIROSETOR

Caravanas EAD encerram 2021 atendendo a 12 municípios e 1.000 profissionais em Sergipe

Uma ação em rede, com as metodologias do Instituto Esporte & Educação (IEE), de Ana Moser, e do Instituto Mpumalanga. Um projeto que chegou também a professores e coordenadores da rede estadual de ensino e pela primeira vez atingiu, simultaneamente, várias cidades de um mesmo estado

17.12.2021  |  1.924 visualizações

Dezembro, 2021 – O ano termina com um balanço muito positivo para as Caravanas EAD desenvolvidas ao longo de 2021 em Sergipe. Os projetos Caravana do Esporte, do Instituto Esporte & Educação (IEE), e Caravana das Artes, do Instituto Mpumalanga, atenderam pela primeira vez, simultaneamente, a vários municípios de um mesmo estado. Foram 12 cidades, com as atividades envolvendo também professores e coordenadores da rede estadual de ensino. No total, 1.000 profissionais participaram das formações on-line.

Uma ação em rede, com as metodologias para formação continuada em esporte e em arte educacionais, oferecidas ao governo do estado e a gestores municipais, pelo IEE – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser - e pelo Mpumulanga, em parceria com o UNICEF. O apoio da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, e das prefeituras permitiu a inscrição e o repasse de tecnologia social para ampliar a utilização do esporte e das artes na educação de crianças e jovens.

As formações à distância da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes atenderam, gratuitamente, a profissionais da Educação, Esporte, Cultura e Assistência Social dos municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Tobias Barreto, Propriá, Carmópolis, Salgado, Lagarto, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba e Ilha das Flores, além de professores e coordenadores da rede estadual de ensino de Sergipe, distribuídos por diferentes regiões.

"Sergipe é um estado onde temos sempre muitos resultados e este ano, com as Caravanas EAD, mais uma vez estamos vendo isso. Novamente com o engajamento dos municípios e do estado, com todos os desafios de seguir com os projetos em meio à pandemia da Covid-19”, afirmou a presidente Ana Moser.

A vice-governadora Eliane Aquino fez questão de destacar a importância das Caravanas. “Não preciso nem falar o quanto sou apaixonada, o quanto sou grata, pela metodologia, por terem nos trazido esse desafio. E tenho certeza que no ano que vem estaremos juntos. A única forma, realmente, de mudar a vida das pessoas é com a educação. Não é simplesmente ficar feliz por uma capacitação, mas é pensar o que essa capacitação pode transformar a vida de quem está lá na pontinha, de quem depende 100% do poder público”, garantiu.

A representante do UNICEF, Helena Oliveira, reconheceu o esforço dos 12 municípios em participar dessa jornada educacional pelo esporte e pela arte nas escolas, proposta pelas Caravanas durante a pandemia. Coordenadora do escritório do UNICEF para importante região do semiárido, incluindo Sergipe, Helena destacou a importância da parceria do Fundo com o Instituto Mpumalanga e com o Instituto Esporte & Educação no sentido de garantir o esporte e a arte como direito para todas as crianças e adolescentes.

Os cursos - Em função da pandemia da Covid-19, as metodologias desenvolvidas e aplicadas presencialmente passaram a ter conteúdo on-line, com as ferramentas de ensino à distância, na plataforma EAD das Caravanas, em dois cursos de formação continuada: Pedagogia do Esporte Educacional e Viva com Arte. A Pedagogia do Esporte Educacional, da Caravana do Esporte, contou com 60 horas de curso na plataforma e seis horas de webinar, referentes a três aulas on-line ao vivo. Na Metodologia Viva com Arte, da Caravana das Artes, foram 120 horas de curso e 12 de webinar (seis aulas).

O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação realizam os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes em parceria com DISNEY,  ESPN e  UNICEF. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Secretaria Especial do Esporte/Ministério da Cidadania, e a Caravana das Artes tem patrocínio da EDP Renováveis, Instituto EDP, Rede, Otis, Anhanguera,Unopar e Pitágoras, via Lei de Incentivo à  Cultura/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. - MTb 13209 - 
dorojr@zdl.com.br - 11 984579723
Deborah Mamone - MTb 15148  - deborah@zdl.com.br
 - 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Evento on-line reuniu autoridades, gestores e professores de Sergipe
    (Divulgação)

  • Eliane Aquino, vice-governadora de Sergipe
    (Danillo França / Divulgação)

  • Ana Moser, presidente do IEE
    (Divulgação)

Leia também...

08.04.2024

Metodologia do Esporte Educacional, do IEE, traz benefícios para a saúde mental

O Instituto Esporte e Educação proporciona aos seus alunos, além de conteúdo educativo, a prática regular de esportes, promovendo um dia a dia mais saudável para todos

08.04.2024

Primeira etapa do Circuito IEE de Surf reúne 65 atletas em Maresias

A competição foi realizada no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista e foi organizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Associação de Surf de Mareias (ASM)

08.04.2024

Circuito IEE de Surf incentiva a prática do esporte e a socialização, em Maresias

A primeira etapa de 2024, no sábado (6), na Praça Internacional do Surf, no litoral norte paulista, contou com 65 surfistas, sendo 53 alunos do Núcleo São Sebastião, do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação

19.03.2024

Escola do IEE inicia atividades em 2024 com dois cursos para estudantes universitários

Aulas, gratuitas, são realizadas na sede do Instituto Esporte e Educação, na capital paulista. O próximo encontro está marcado para os dias 13 e 14 de abril, abordando diferentes temas na área de formação e capacitação, com a metodologia baseada no esporte educacional

Entre em contato