Março de 2020 – Nesta terça e quinta-feira (17 e 18), cerca de 80 profissionais da área de Educação do município de Aracati (CE) voltam a ser capacitados pelo projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Na cidade, o projeto conta com o patrocínio da Faculdade Pitágoras, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Esse será o quarto módulo de formação desta temporada e terá uma programação especial. No primeiro dia de curso, que acontece na Faculdade Pitágoras, no bairro Pedregal, os professores irão terminar o planejamento de um evento de esporte educacional e construir, em grupos, um caderno de jogos para ampliar o repertório.
O segundo dia será de execução do evento, que deverá receber cerca de 100 crianças da Escola Municipal Professor Antonio Monteiro. "Essa atividade é uma aplicação dos conceitos trabalhados no curso, proporcionando uma experiência conjunta dos professores e criação de uma rede para disseminar práticas e trocar experiências", conta Ceres Prado, subcoordenadora do IEE.
"Além disso, neste dia, o grupo vai discutir e aperfeiçoar os planos de ação das escolas participantes para aplicar os conceitos de Escolas Ativas na Rede Municipal de Educação", completa Ceres.
No próximo mês, será realizado o quinto e último módulo dessa temporada do Formação Continuada em Aracati.
Formação Continuada de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.
Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Aracati (CE)
Datas: terça e quinta-feira (17 e 18)
Horários: 8h às 17h (terça-feira) e das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30 (quarta-feira)
Local: Faculdade Pitágoras de Acarati (Rodovia CE40, Bloco C – 138 – Pedregal) e Escola Professor Antonio Monteiro (rua Bonito – bairro Pedregal)
Sobre o Instituto Esporte & Educação - Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.
Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco Votorantim, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, Lundin Mining, CMPC, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
Em setembro, nove cidades receberão o projeto do Instituto Esporte e Educação, de forma presencial ou em webinário/EAD. Serão 470 profissionais capacitados (professores, gestores, coordenadores e diretores)
Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências
Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas
Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes