São Paulo (SP) – O mês de janeiro do projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte & Educação (IEE), será especial. Ao longo do mês, 12 locais de atendimento do projeto, em nove cidades pelo país, terão uma programação especial com atividades esportivas e brincadeiras para essas férias para alunos de todas as idades.
Além dos alunos, as comunidades no entorno dos núcleos do IEE, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, também poderão participar. Torneios, festivais e circuitos esportivos, além de passeios, oficinas e eventos culturais e de lazer estão na lista de atividades especiais.
O projeto Rede de Núcleos é um dos programas do IEE que mais realiza atendimentos diretos e está presente nas cidades de São Sebastião (SP), Embu das Artes (SP), Rio de Janeiro (RJ), Carapicuíba (SP), Pindamonhangaba (SP), Osasco (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Recife (PE) e São Paulo (SP). Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, para atender crianças e adolescentes de comunidades, conta com atividades regulares e contínuas. Os núcleos atendem crianças, jovens e adultos e são considerados referência na comunidade ao redor.
O projeto do IEE conta com o financiamento do Itaú, Banco Votorantim, Ultra, Novelis, Aché, ISA CTEEP, Mercado Livre, Roche, Correcta, CCR, Livelo, Verde/Instituto Credit Suisse, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Grupo Kroton/Anhanguera, Bank of America, Bloomberg, Quantic, Mentos e Portocred, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Confira a programação de férias preparada para 12 núcleos:
Núcleo São Luis, em São Paulo-SP
De 6 de janeiro a 1º de fevereiro. De terça a sexta-feira.
Jogos de tabuleiro, torneio de queimada, droboll, basebol, gincana, vôlei, hóquei, torneios de taco, futsal (feminino, masculino e misto), hand sabonete, esgrima, caça ao tesouro, pebolim humano e guerra das nações.
Núcleo Heliópolis, em São Paulo-SP
De 8 a 31 de janeiro. Às terças, quartas e sextas-feiras.
Atividades esportivas e culturais: atletismo, minitriatlo, campeonato de voleibol, dinâmicas, jogos pré-desportivos de futebol, rugby adaptado, lutas e confecção de bandeiras dos países, introdução aos jogos olímpicos, ginástica rítmica e funcional, focando em modalidades de diferentes países.
Núcleo Carlos Pasquale, em São Paulo-SP
De 13 a 24 de janeiro. Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
Atividades lúdicas, campeonatos e passeios.
Núcleo Jaguaré, em São Paulo-SP
De 28 a 31 de janeiro.
Atividades lúdicas, campeonatos e passeios.
Núcleo Embu das Artes - SP
De 6 a 31 de janeiro. De terça a sexta-feira.
Jogos, circuito de esportes e torneios de futebol, vôlei, queimada, tênis, rouba bandeira, flagbol, tabuleiro humano, paintball, torneio de queimada, frescobol, esgrima e corda.
Núcleo São Sebastião - SP
De 14 a 31 de janeiro. De terça a sexta-feira.
Natação, campeonato pré-desportivo de futebol, campeonato de vídeo game. Trilha, campeonato e gincana no surfe, mergulho, passeio de caiaque e brincadeiras com skate.
Núcleo Recife/Cabo de Santo Agostinho - PE
Dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de janeiro.
Cineminha com o anime Yu-Gi-Oh! e confecção do material do jogo (cartas, símbolos, enigmas), regras e divisão das equipes. Jogos e brincadeiras com pião, bola de gude e jogo do bafo. Desafio esportivo Yu-Gi-Oh! (futsal, vôlei e queimado e badminton). Futsal Yu-Gi-Oh! núcleo x visitantes.
Núcleo Rio de Janeiro - RJ
De 15 a 31 de janeiro. Às quartas e sextas-feiras.
Jogos e brincadeiras na piscina, queimada, minitorneio de futsal, vôlei, basquete e gincana.
Núcleo Cajamar-SP
De 15 a 31 de janeiro. Às quartas e sextas-feiras.
Minitorneios de futsal e vôlei 2x2, 3x3 e 4x4. Gincana, tabuleiro humano, festival de pipa, bolinha de gude e taco.
Núcleo Carapicuíba - SP
De 28 a 31 de janeiro.
Atividades lúdicas, campeonatos e passeios.
Núcleo Osasco - SP
De 28 a 31 de janeiro.
Atividades lúdicas, manutenção da horta escolar, campeonatos e passeios.
Núcleo Pindamonhangaba - SP
De 28 a 31 de janeiro.
Festival de atletismo encantado, pescaria, brincadeiras populares, ginástica geral e atividades de relaxamento. Produção de potes da calma, gincana de heróis, corrida de obstáculos, queimada maluca, jogo da velha humano, dama humano, festival de bandeirinha, invasão e resgate e jogos de rebater (taco, beisebol e golfe), entre outros.
Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.
Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA, Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica
Em setembro, nove cidades receberão o projeto do Instituto Esporte e Educação, de forma presencial ou em webinário/EAD. Serão 470 profissionais capacitados (professores, gestores, coordenadores e diretores)
Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências
Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas
Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes