Rio de Janeiro (RJ) - No Arnold Classic Brasil, os números são sempre superlativos. Na quarta edição, realizada entre 1 a 3 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro, não foi diferente. O evento multiesportivo e maior feira de nutrição da América Latina recebeu mais de 80 mil pessoas que acompanharam 37 competições e circularam pelos estandes das 120 marcas expositoras da Expo. Somados, degustaram cerca de 10 toneladas de whey protein e levaram para casa mais de 1 milhão de brindes.
Além de fazer a alegria do público, o Arnold Classic Brasil 2016 gerou R$ 80 milhões em volume de negócios, número considerado muito bom em função do momento da economia nacional. "A quarta edição do Arnold Classic Brasil foi um sucesso e consolidou de vez o evento no cenário nacional e internacional, tanto que recebemos um elogio do próprio Arnold Schwarzenegger dizendo que nosso evento é o maior entre todos que ele realiza pelo mundo. Fizemos 37 competições, reunimos 8.500 atletas de vários países e de dezenas de estados brasileiros, e realizamos uma exposição que deixou todos os participantes muito satisfeitos. Tenho certeza de que o Arnold Classic Brasil 2016 ajudou a movimentar o turismo da cidade nestes três dias, pois recebemos mais de 80 mil visitantes, muitos de fora do Rio, além de ter gerado 1.500 empregos diretos e 4.500 indiretos", resumiu Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget Promoções, organizadora da feira.
Como faz todos os anos Arnold Schwarzenegger veio prestigiar o evento que leva o seu nome e deu um show de simpatia. Passeou pelos estandes, pelas competições e pelo Conference no Riocentro, além de dar uma bela entrevista para o Marcos Mion no Showcase. Em todas as visitas, deu atenção aos fãs, posou para fotos, fez selfies brincou com muitas crianças. Também passeou de bicicleta pela orla de Copacabana e prometeu voltar em 2017 para a quinta edição do Arnold Classic. "Eu amo o Brasil e amo o evento que vocês realizam aqui. No próximo ano estarei de volta", disse, antes de voltar para os Estados Unidos.
O Arnold Classic Brasil 2016 contou com duas grandes estrelas esportivas. O norte-americano Kai Greene, o Predador, foi o campeão do Bodybuilding Pro, enquanto o islandês Hafthor `Thor` Björnsson, mais conhecido por sua participação na série de TV Game of Thrones, conquistou o título de homem mais forte do mundo no Strongman Pro. Além deles, os Pavilhões 2 e 3 do Riocentro ficaram lotados de espectadores vidrados nos 37 competições realizadas ao longo dos três dias do evento. Entre os esportes disputados, o público acompanhou crossfit, bodybuilding e fitness amador, powerlifting, luta de braço, calistenia (street workout), pole dance, desafio spinning Brasil e até xadrez, entre outros, além de atividades abertas ao público, como aulas de treino funcional, sliding pilates e a possibilidade de experimentar como é praticar uma modalidade paradesportiva, na Arena de Inclusão. Tudo isso sem contar as lutas: aikido, jiu jitsu, judô, karate, luta de braço, luta olímpica, MMA, wushu e muay thai.
Empresas - Os parceiros do Arnold Classic Brasil engrossaram o coro de elogios aos evento de 2016. Érica Zago, nutricionista e gerente de produto da Probiótica, fez uma comparação interessante sobre a relação do público com a feira. "Eu estava observando que as pessoas entram correndo, parece que estão indo para brinquedos da Disney. Isso comprova o quanto o público espera por este evento e para nós, fabricantes, é uma das poucas situações em que conseguimos ficar perto do consumidor. Aqui podemos abraçá-los, conversar. E isso é muito bom", disse ela, que completou. "Viemos com muita expectativa neste ano, até porque vivemos um momento de revitalização da marca, com lançamento de novos produtos em todas as linhas."
Para Marcelo Bella, CEO da Black Skull, marca da Grow Dietary Supplements Labs USA (GDS), o resultado alcançado no Arnold Classic Brasil comprova que o setor está enfrentando bem a crise econômica. "O mercado de nutrição esportiva e suplementos alimentares cresceu em torno de 15% no ano passado. É o menor número desde 2011, quando apresentamos crescimento de 32%, mas comparado com os EUA, que é o líder do setor, crescemos três vezes mais do que eles. Isso é muito importante e significa que o Brasil tem potencial para inclusão social por meio de atividade esportiva, pelo melhor físico, melhor shape. Percebemos que o público veio à feira em volume muito maior em nossas filas, com milhares de pessoas durante muitas horas. Os nossos produtos e atletas sendo mais assediados. Percebo que o mercado vem amadurecendo, com mais informação e mais potencial", analisou.
Filipe Bragança, CEO da Integralmédica, destacou a importância da parceria das empresas com o Arnold Classic Brasil. "O Arnold está se consolidando no Brasil como o principal evento do segmento fitness. Já estamos no quarto ano da feira no país e todos já o reconhecem como um formador de tendências, formador de opinião para o público e marcas que querem entrar nesse setor e para nós a feira deste ano foi muito boa. O fluxo de pessoas também estava ótimo. Gostamos muito da qualidade do evento, pois muitas empresas, assim como nós, trouxeram coisas novas. O saldo foi bastante positivo."
Ronaldo Silva, gerente comercial da New Millen, também se mostrou satisfeito. "O resultado de vendas no Arnold Classic Brasil 2016 foi positivo para a New Millen. As vendas ficaram dentro do planejamento e expectativa que fizemos para o evento. Recebemos lojistas do Brasil inteiro nos três dias de evento e apresentamos nossos quatro lançamentos exclusivos na feira. Estamos planejando um crescimento de 20% para 2016."
A Atlhetica Nutrition ampliou o número de atendimentos a lojistas, distribuidores e novos clientes na edição 2016 do Arnold Classic Brasil. Eduardo Mondini, diretor de Marketing, explica : "A Atlhetica Nutrition investe em informação, que é a base da proposta da empresa. Os nutricionistas também participam dos contatos com parceiros comerciais e os consumidores. A presença deles foi fundamental no estande e no Conference, evento paralelo que nós apoiamos".
Para a quinta edição do Arnold Classic Brasil, em 2017, a expectativa da Savaget Promoções & Excalibur Congressos e Eventos é ampliar o número de empresas participantes e, consequentemente, o volume de negócios. Tudo isso sem perder o foco na vocação esportiva e de formação dos profissionais ligados à área de saúde, educação física, medicina esportiva e nutrição, marcas registradas da feira e tão valorizadas por seu patrono, Arnold Shwarzenegger.
O Arnold Classic Brasil é uma organização da Savaget Promoções & Excalibur Congressos e Eventos. Empresa com mais de 15 anos de experiência na realização e promoção de eventos, feiras e congressos nacionais e internacionais. Promove também a Rio Sports Show e a ExpoNutrition São Paulo. Também realiza as mais importantes feiras nos setores de Joias, Relógios e Ótica, direcionadas para o setor profissional.
Patrocínio Diamond: Blackskull, Integralmédica e Probiótica
Patrocínio Gold: Champion e Furnas Educa
Apoio Institucional: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro, RioTur, IFBB Academy, IFBB International, IFBB RIO, IFBB Brasil
Mais informações pelo site oficial do evento: www.arnoldclassicbrasil.com.br
fan page: www.facebook.com/arnoldclassicbrasil
Doro Jr. - MTb 13209
dorojr@zdl.com.br
F: 11 32855911
Cel Vivo : 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556
rafael@zdl.com.br
F: 19 997912108
Facebook :ZDL Comunicação
Twitter : twitter.com/ZDLcomunica
Site: www.zdl.com.br
-
Arnold prometeu voltar em 2017
(Vinicius Gomes / Savaget)
-
Arnold e Ana Leal, da Savaget
(Divulgação)
-
Érica Zago (dir.), da Probiótica
(Divulgação)
-
Estande da Probiótica
(Divulgação)
-
Marcelo Bella(Black Skull) e Arnold
(Divulgação)
-
Estande da Black Skull lotado
(Patrick Rocha / Savaget)
-
Filipe Bragança, da Integralmédica
(Divulgação)
-
Estande da Integralmédica
(Patrick Rocha / Savaget)
-
Público circulando na feira
(Divulgação)
-
Degustação de produtos na feira
(Patrick Rocha / Savaget)
-
Fila para entrar no Arnold Classic Brasil
(Patrick Rocha / Savaget)