Capa

Parceria do IEE e do UNICEF dissemina esporte educacional para mais de mil municípios brasileiros

15.10.2015  |    354 visualizações IEE TERCEIROSETOR

O Instituto foi convidado pela entidade mundial para desenvolver o material e oficinas aos participantes nesta edição do Selo UNICEF

São Paulo (SP) - O Instituto Esporte & Educação (IEE) vem trabalhando, desde 2001, ano de sua criação, para disseminar e tornar mais acessível o esporte educacional pelo País. E devido a esse trabalho sério e comprometido, a instituição é reconhecida como referência no terceiro setor brasileiro. As parcerias com outras grandes entidades e de alcance mundial reafirmam o trabalho feito pelo IEE e expandem ainda mais o alcance da metodologia do Instituto.

A parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é um desses exemplos. Já parceiros no projeto Caravana do Esporte, a relação ficou ainda mais próxima. O IEE foi convidado pela entidade mundial para ser o responsável por desenvolver o material e ministrar oficinas de Esporte e Cidadania aos articuladores e representantes dos municípios inscritos na edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado.

"Esta é a terceira vez que somos parceiros do UNICEF e participar do Selo é importantíssimo para disseminar o esporte educacional em todo o Brasil. Vamos alcançar mais de mil municípios brasileiros e discutir com eles o esporte como direito", afirma Ana Moser, medalhista olímpica e presidente do IEE. "O tema Esporte e Cidadania foi amadurecido dentro do Selo, a partir da experiência da Caravana do Esporte. Eles viram que é possível fazer esporte educacional na prática e englobaram a ideia para dentro do Selo", completa Ana.

O Selo é um reconhecimento internacional que o UNICEF dá a cidades que investem na criança e no adolescente, por meio da efetivação de políticas públicas e acompanhamento, por alguns anos, de seus indicadores sociais. A atual edição atinge municípios do semiárido e da Amazônia. "As cidades têm que rever suas políticas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e trabalhar focadas em temas como "Esporte e Cidadania", "Convivência com o Semiárido" e "Cultura e Identidade". Ao final de 2016, os indicadores e objetivos de cada município serão comparados, e ele será certificado ou não", explica Alexandre Arena, coordenador do IEE.

O Instituto Esporte & Educação construiu um material específico para o Selo UNICEF, intitulado "Mapa do Direito ao Esporte - Como elaborar o Plano Municipal de Esporte Educacional e garantir o direito ao esporte seguro e inclusivo de todas as crianças e todos os adolescentes". Além da cartilha, foram produzidas videoaulas abordando temas diversos, como o que é o esporte educacional e quais os materiais alternativos que podem ser aproveitados nas atividades.

As oficinas dadas pelo IEE abordam o tema Esporte e Cidadania e objetivam capacitar os participantes a implementarem o Plano Municipal do Esporte em suas cidades.

"Já passamos pelos polos dos municípios de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Em breve, iremos para o polo do Ceará (que também atende as cidades do Piauí e Rio Grande do Norte), Bahia (que também atende Sergipe) e Minas Gerais", reforça o profissional do Instituto.

Selo UNICEF - Município Aprovado - Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania, que passa, necessariamente, pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento - físico, mental e emocional - de crianças e adolescentes. Para isso, foi criado o Selo UNICEF - Município Aprovado.

Ele é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Sobre o Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os parceiros privados do IEE estão Itaú, Petrobras, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Mondeléz International, Vale, Novelis, Roche, Fábrica de Cidadania/Ache, BTG Pactual, Cielo, Estácio, Monsanto, Ticket, Instituto Península, Correcta, CSN, Comgas, EBrasil, Nike, Santa Helena Alimentos, Eaton, Genzyme, Chevron e Munksjo.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação


Sobre o Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e da adolescência. É uma iniciativa do UNICEF, com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Celpa, Celtins, Cemar e Coelce. Em 2013, 1.745 municípios do Semiárido e da Amazônia inscreveram-se na atual edição do Selo UNICEF Município Aprovado Edição, que se encerra em 2016.

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
29.08.2025

Em setembro, nove cidades receberão o projeto do Instituto Esporte e Educação, de forma presencial ou em webinário/EAD. Serão 470 profissionais capacitados (professores, gestores, coordenadores e diretores)

19.08.2025

Com 180 participantes, o encontro reuniu jovens de 12 a 19 anos, professores, equipe do Instituto Esporte e Educação e convidados, com aprofundamento de vivências e troca de experiências

11.08.2025

Desde 2021, o Instituto Esporte e Educação e Rexona atuam juntos para promover a inclusão social de jovens por meio do esporte. A iniciativa já impactou mais de 900 participantes e, em 2025, concentra seus esforços nos estados de Pernambuco e Amazonas

04.08.2025

Organizada pelo Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação chega com o objetivo de qualificar educadores e educadoras do município em ações voltadas para crianças e adolescentes neurodivergentes