Capa

ATLETISMO

Biografia do campeão olímpico Joaquim Cruz será lançada em Campinas e São Paulo

Livro "Matador de Dragões" terá noite de autógrafos nos dias 18 e 19 de março, na livraria Cultura nas duas cidades, com presença do biografado. Obra conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim

03.03.2015  |  1.717 visualizações
Campinas (SP) - O campeão olímpico Joaquim Cruz ganha uma biografia para contar sua vitoriosa história no atletismo mundial. Com o título "Matador de Dragões", o livro será lançado nos dias 18 e 19 de março, nas cidades de Campinas e São Paulo, respectivamente. Os eventos acontecerão na livraria Cultura nos shoppings Iguatemi das duas cidades, ambos a partir das 19h. Joaquim Cruz estará presente nos dois eventos.

Escrito pelo jornalista Rafael De Marco, a biografia conta com os prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim. O preço de capa é de R$ 50 e parte do dinheiro arrecadado com a venda será destinado ao Instituto Joaquim Cruz, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas esportivos para crianças e adolescentes, em Brasília. Com 396 páginas, o livro será publicado pelo selo da Editora Multiesportes.

O livro narra a trajetória do garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988. A obra narra também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira e nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Aborda, ainda, seu crescimento pessoal e intelectual após a mudança para os Estados Unidos, as polêmicas com os dirigentes do esporte brasileiro e a transição das pistas para a vida de homem comum - com o início do trabalho como treinador e a criação do instituto, que leva o seu nome e hoje atua na formação de crianças e jovens por meio do esporte, educação e cidadania.

Trabalho e dedicação realiza os sonhos - Joaquim Cruz mora nos Estados Unidos desde 1981 e não esconde a alegria com a possibilidade de partilhar sua vida com os brasileiros. "Contar a minha história é a possibilidade de mostrar ao povo do Brasil que é possível, com trabalho e dedicação, realizar seus maiores sonhos. Eu sonhei ser campeão olímpico, lutei contra todas as dificuldades e batalhei muito para atingir meu objetivo. Fico feliz que as pessoas descubram como foi essa jornada", afirma Joaquim que não se furtou a nenhum ponto de sua vida. As glórias, como as duas medalhas olímpicas nos 800 metros, e as decepções, como o fato de não ter disputado as finais dos 1.500 metros nos Jogos de Los Angeles e Seul, a primeiro por doença e a segundo por se envolver com uma polêmica com as atletas norte-americanas Florence Griffith-Joyner e Jackie Joyner.

Na biografia, os leitores terão a oportunidade de ir além dos fatos que marcaram a carreira do grande campeão do atletismo. "No livro, a narrativa dá voz aos sentimentos de Joaquim Cruz. Tão importante quanto os acontecimentos que se desenrolaram é como o corredor e o ser humano atravessou cada um deles. A ideia foi mergulhar na mente e nas memórias de Joaquim Cruz", explica Rafael De Marco. "Sempre fui um atleta muito intenso e tive uma carreira muito intensa. Espero que as pessoas gostem da minha história no esporte e na vida", diz Joaquim Cruz.

Para De Marco, a biografia de Joaquim Cruz resgata o herói olímpico que brilhou nas pistas de atletismo nas décadas de 1980 e 1990 ao mesmo tempo em que apresenta um grande brasileiro às novas gerações. "Se tivesse que resumir a trajetória de Cruz em uma palavra seria superação. Apesar do talento e uma condição genética excepcional, ele sofreu com graves problemas físicos, mas nunca desistiu. Fora das pistas, ultrapassou as barreiras das próprias dificuldades sociais para estudar e se formar nos Estados Unidos e se transformar em um cidadão do mundo. Joaquim prova que a força de um atleta não está apenas no corpo, mas na mente", ressalta o escritor.

Confira o prólogo - O prólogo da biografia "Matador de Dragões, a história e a filosofia de vida do campeão Olímpico Joaquim Cruz" está disponível no blog do autor (www.fishpodtocatamento.wordpress.com/) ou na página do livro no Facebook (www.facebook.com/biografiajoaquimcruz?ref=hl).

O autor - Graduado em Jornalismo e Educação Física pela PUC-Campinas, Rafael De Marco acumula 25 anos de experiência profissional. Atou como repórter e editor nos jornais Diário do Povo, Notícia Já e Correio Popular, todos na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Entre 2012 e 2014, integrou a equipe da ZDL Comunicação, de São Paulo. Atualmente, é editor de publicações esportivas na Editora Multiesportes. Entre os títulos, destaque para a revista SuperTreino, voltada para musculação, nutrição e fitness. Também editou as revistas Corredores S/A, Golf Digest Brasil e Fitness Business Latin America. A biografia de Joaquim Cruz é seu primeiro livro.

Ficha técnica
Lançamento em Campinas

Data: 18/03
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h

Lançamento em São Paulo
Data: 19/03
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h

Mais informações:
Bibiana Sant'Ana - Mtb: 20.400
Fone: (19) 9-9602-2859
e-mail: bibianasdm@gmail.com

Rafael De Marco
fone (19) 9-9791-2108
e-mail: rafademarco@gmail.com
  • <p>Capa do livro
    (Divulgação)

  • Joaquim Cruz
    (Divulgação)

  • Rafael De Marco
    (Divulgação)

  • Lançamento em São Paulo
    (Divulgação)

  • Convite do lançamento em Campinas
    (Divulgação)

Leia também...

15.12.2013

Atletismo: Jovens fazem a festa na Pré São Silvestrinha no Ibirapuera

Evento preparatório para a São Silvestrinha, no fim do mês, recebeu neste domingo (15) no Ibirapuera, crianças e adolescentes da grande São Paulo

12.12.2013

Pré São Silvestrinha agita o Ibirapuera neste fim de semana

Competição reunirá no domingo (15) crianças de 6 a 15 anos, na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo

23.11.2013

Troféu Maurren Maggi cumpre a missão de motivar o esporte nas escolas de São Paulo

Cerca de mil crianças de 20 escolas participaram da segunda edição da competição neste sábado (23) no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo

22.11.2013

Segunda edição do Troféu Maurren Maggi é atração em São Paulo neste sábado (23)

Competição contará com mais de mil crianças, entre 7 e 12 anos, de 20 escolas da capital e região metropolitana

Entre em contato