Capa

Programa de Qualificação da Educação Física Curricular, do IEE, volta a Ilhabela (SP)

08.09.2014  |    285 visualizações IEE TERCEIROSETOR

A capacitação será na quarta (10) e quinta-feira (11), com a participação de 30 professores da rede pública municipal

São Paulo (SP) - O Instituto Esporte & Educação, criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, desenvolve, desde agosto último, em Ilhabela (SP), o segundo ano do Programa de Qualificação da Educação Física Curricular. A iniciativa conta com apoio da Associação Parceiros da Educação e é financiada pelo Instituto Península, de atuação nacional em favor do esporte. Na quarta (10) e quinta-feira (11), será realizado mais um módulo da formação, o terceiro encontro desse ano.

Nos dois dias de curso, 30 professores da rede municipal terão aulas com foco na qualificação das estratégias para o desenvolvimento do planejamento da educação física, resultando em eventos de Esporte Educacional. Os profissionais serão capacitados para refletir, reestruturar e aprofundar a proposta curricular da educação física, favorecendo o acompanhamento e desenvolvimento continuo da área no município.

"O ano I do projeto, realizado em 2013, produziu reflexão e produção de propostas pedagógicas que resultaram em dois grandes eventos. A I Semana de Educação Física de Ilhabela, em outubro de 2013, com oito encontros sobre esporte educacional integrando escolas, com professores e alunos; e o I Seminário de Boas Práticas de Educação Física, em dezembro de 2013, com a apresentação dos projetos realizados nas escolas", afirma Caio Martins Costa, coordenador do IEE.

"Para o ano II, os objetivos serão ampliados e os eventos envolverão maior número de alunos e escolas, Também teremos a formação de oito tutores de jovens lideres, com a criação de oito clubes de liderança juvenil, e o desenvolvimento de um plano de ação intersetorial, integrando projetos das secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social", completa o coordenador.

O Programa de Qualificação da Educação Física Curricular tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das redes públicas de ensino e esporte, refletindo sobre propostas curriculares, métodos e estratégias para implementar a educação física e o esporte de qualidade, garantir a todos o direito ao esporte, à educação e ao desenvolvimento pleno. Ele teve início em 2012, em São Paulo. Em Ilhabela, o programa chegou em 2013.

O segundo ano do projeto em Ilhabela terá como resultado o fortalecimento do espaço público como espaço da comunidade, integrando as escolas e projetos esportivos, sociais e comunitários desenvolvidos no município. Assim, as escolas se transformarão em Pólos Esportivo-Sócio-Educativos e poderão contribuir com o desenvolvimento da cultura esportiva e da atividade física para saúde e qualidade de vida.

Serviço
Programa de Qualificação da Educação Física Curricular
Ilhabela (SP)

Datas: Quarta (10) e quinta-feira (11)
Horário: 8h às 17h
Local: Escola Municipal Ruth Cardoso, Rua Gerson Peres de Araújo, 331, Barra Velha

Sobre o Instituto Esporte & Educação - http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.org.br/
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
22.09.2025

Comunidades e escolas participarão de visitas técnicas, seminários e da etapa dos Jogos de Integração, na cidade ao sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital Manaus

16.09.2025

Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila

12.09.2025

Cidade do interior paulista recebe mais um encontro do projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), pioneiro e exclusivo, voltado aos municípios brasileiros

08.09.2025

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação conta com encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE