Capa

IEE quer a garantia dos benefícios da Copa de 2014 para Recife

26.09.2013  |    274 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Instituto Esporte & Educação pretende iniciar diagnóstico para que o próximo Mundial de futebol favoreça a integração entre esporte, saúde e educação

São Paulo (SP) - O Instituto Esporte & Educação (IEE) lançou nesta quarta-feira (25), a primeira fase do plano de ação Esporte para Todos para a cidade de Recife (PE) no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. A ação faz parte do projeto "Cidades da Copa", que propõe garantir para a capital pernambucana o legado da Copa de 2014. A base para o trabalho do IEE é o direito da pratica esportiva por todos os cidadãos, com foco nas crianças e adolescentes de escolas públicas.

A apresentação lotou o auditório onde estiveram presentes várias autoridades envolvidas com o projeto em Recife para compor a mesa ao lado da presidente do IEE, Ana Moser. "Cada cidade tem suas características e não temos a intenção de alterá-las. Por isso, é feito o diagnóstico dos projetos e programas já existentes para encontrarmos as formas mais adequadas de leva-los à prática, melhorando estrutura e integrando os setores de esportes, saúde, educação", afirmou a medalhista olímpica.

O IEE pretende que o legado da Copa seja assegurado a partir da diversificação e democratização das atividades esportivas por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte garantindo o direito da prática a todos os cidadãos. "Além da capacitação de profissionais, tenho a certeza de que encontraremos coisas muito boas em Recife", declarou Ana Moser, que prevê a entrega da primeira parte do projeto para o mês de dezembro, quando será concluído o diagnóstico da cidade. Mas a presidente do IEE ratifica que os benefícios reais devem ser colhidos após a Copa.

Compareceram ao evento, a representante da Unicef, Conceição Cardozo, o secretário de Educação de Recife, Valmar de Andrade, o vice-prefeito, Luciano Siqueira, o secretário de Esportes e Copa do Mundo de Recife, George Braga, a secretária de Esportes do Governo do Estado de Pernambuco, Ana Cavalcanti e a secretária Executiva de Saúde de Recife, Cristiane Pena Forte, além de professores da Universidade Federal de Pernambuco e de representantes da Secretaria de Turismo, clubes, federações, SESC, Associação de Deficientes e terceiro setor.

O secretário de Esportes e Copa do Mundo de Recife, George Braga, ressaltou que uma das expectativas da cidade é de construir um legado que não esteja voltado apenas para o campo esportivo, mas que privilegie também o social a partir de 2014. "Queremos levar a Copa do Mundo ao povo. O projeto Cidades da Copa é uma iniciativa única no cenário nacional e que potencializa as demandas das cidades que receberão o megaevento. Vai ser um grande incentivo para garantirmos a prática esportiva em todas as escolas públicas de Recife".

O projeto já foi realizado em outras seis sedes da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. A primeira parte do projeto na capital pernambucana irá avaliar a situação da cidade em relação a alguns temas como, a estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor. A partir desta avaliação, será elaborado um plano de ação para todos, no intuito de colaborar com a administração pública para assegurar o direito universal ao esporte, estabelecendo-se as diretrizes para a próxima fase.

Idealizado pelo Instituto Esporte & Educação, o Projeto Cidades da Copa conta, em Recife, com o apoio da Prefeitura Municipal, REMS, UNICEF e Atletas pelo Brasil. Tem o patrocínio da BTG Pactual e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Sobre o IEE - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.Atualmente, o IEE coordena núcleos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais.

Em 12 anos de atuação, o IEE atingiu, diretamente, 93 mil crianças e 567 mil outras, indiretamente, além de ter formado 21.200 professores. O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef, que dissemina um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Vivo, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobrás, Monsanto, Mondeléz International, Takeda, Novelis, CCR, Instituto Pepsico, Voith, Banco Daycoval, Correcta e Sanofi.

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.com.br
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Leia também...
22.09.2025

Comunidades e escolas participarão de visitas técnicas, seminários e da etapa dos Jogos de Integração, na cidade ao sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital Manaus

16.09.2025

Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila

12.09.2025

Cidade do interior paulista recebe mais um encontro do projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), pioneiro e exclusivo, voltado aos municípios brasileiros

08.09.2025

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação conta com encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE