Capa

Belo Horizonte (MG) conhece seu Plano de Legado da Copa de 2014

14.08.2013  |    167 visualizações IEE TERCEIROSETOR

Encerrando a primeira fase do "Cidades da Copa", Instituto Esporte & Educação apresentou, nesta quarta-feira (14), projeto na Câmara Municipal da capital mineira

São Paulo (SP) - O Instituto Esporte & Educação (IEE) apresentou para Belo Horizonte (MG) a conclusão da primeira fase do plano de ação Esporte para Todos para a capital mineira, na manhã desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal. A ação faz parte do projeto "Cidades da Copa", que propõe deixar para BH um legado pós Copa de 2014, a partir da diversificação e a democratização das atividades esportivas e por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito ao esporte a todos.

O encontro contou com a presença de Ana Moser, presidente do IEE, de representantes da Secretaria de Esportes de Belo Horizonte, da Scretaria de Esportes e Juventude de Minas Gerais e ainda cerca de 30 vereadores, como o ex-jogador de vôlei Pelé. Representantes do Unicef, do Instituto Votorantim, Atletas pela Cidadania e Rede Esporte pela Mudança Social (Rems), que são apoiadores do projeto, também participaram do evento.

"A primeira parte do projeto em Belo Horizonte, que é a sexta cidade a ter um Plano de Esporte desenvolvido por nós, avaliou a situação da cidade em relação à prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor esportivo. Assim, foi elaborado um plano de ação, no intuito de colaborar com a administração pública para a garantia do direito universal ao esporte", explicou a presidente do IEE, Ana Moser.

"Outras seis capitais da região Norte e Nordeste receberão a ação, que visa destacar a importância de deixar um legado social após a Copa do Mundo, como esporte para as crianças nas escolas, para a população em geral e a estruturação de um sistema que dê mais sustentabilidade para o esporte acontecer de norte a sul do País", completou Ana.

"Tivemos a oportunidade, hoje, de apresentar um Plano de Ação desenvolvido pela sociedade e pelo poder público que nos norteará na execução dos projetos de inclusão social através do esporte. O Projeto Cidades da Copa é um grande exemplo de união de forças da comunidade, iniciativa privada e poder público para garantir o acesso de todos ao esporte e ao lazer. Vamos trabalhar agora para a construção de um legado social e esportivo através dos megaeventos que recebemos em nosso país", disse o vereador e ex-jogador de vôlei Pelé.

Idealizado pelo Instituto Esporte Educação, o Projeto Cidades da Copa conta, em Belo Horizonte, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, REMS, UNICEF, SESC e Atletas pela Cidadania. Tem o patrocínio da BTG Pactual e do Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.

O projeto Cidades da Copa já foi realizado em outras cinco cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

Sobre o IEE - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.Atualmente, o IEE coordena núcleos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais.

Em 12 anos de atuação, o IEE atingiu, diretamente, 93 mil crianças e 567 mil outras, indiretamente, além de ter formado 21.200 professores. O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef, que dissemina um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Vivo, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobrás, Monsanto, Mondeléz International, Takeda, Novelis, CCR, Instituto Pepsico, Voith, Banco Daycoval, Correcta e Sanofi.

Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.com.br
e no Facebook do Instituto Esporte Educação

Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
22.09.2025

Comunidades e escolas participarão de visitas técnicas, seminários e da etapa dos Jogos de Integração, na cidade ao sul do Amazonas, a 700 quilômetros da capital Manaus

16.09.2025

Foram 60 participantes em cada estado, com diferentes atividades ao longo do dia. O sábado (13) teve, também, a presença do Instituto Esporte e Educação na Liga Esportiva NESCAU®, em São Paulo, com o Núcleo Feitiço da Vila

12.09.2025

Cidade do interior paulista recebe mais um encontro do projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), pioneiro e exclusivo, voltado aos municípios brasileiros

08.09.2025

Realizada pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com o Instituto Cyrela e a CashMe, formação conta com encontros presenciais e atividades na plataforma EaD do IEE