São Paulo (SP) - O Instituto Esporte & Educação (IEE) apresenta a conclusão da primeira fase do plano de ação Esporte para Todos, na quarta-feira (14), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A ação integra o projeto "Cidades da Copa", que propõe deixar para a capital mineira um legado pós Copa de 2014, a partir da diversificação e a democratização das atividades esportivas por meio do fortalecimento das políticas públicas e da qualificação dos profissionais que atuam no esporte, garantindo o direito ao esporte a todos.
O encontro terá a presença da presidente do IEE, Ana Moser, representantes da Secretaria de Esportes de Belo Horizonte, da de Esportes e Juventude de Minas Gerais e cerca de 30 vereadores, como o ex-jogador de vôlei Pelé, além de representantes do Unicef, do Instituto Votorantim, Atletas pela Cidadania e do Rems (Rede Esporte pela Mudança Social), todos apoiadores do projeto.
O projeto foi realizado em outras cinco cidades sedes da Copa do Mundo de 2014: São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. "Em Belo Horizonte, iremos apresentar o sexto Plano de Esporte entre as cidades sede da Copa do Mundo. A cada etapa sentimos que o movimento na direção do legado esportivo dos grandes eventos tem se fortalecido. As instituições públicas e privadas das capitais têm se mobilizado cada vez mais para priorizar estratégias que definirão os benefícios que os eventos deixarão para a estrutura do esporte voltada para a população em geral. Assim, vamos nos aproximando do ideal de fazer valer ao máximo estas oportunidades que o Brasil tem para se desenvolver por meio do esporte", explica a presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser.
A primeira parte do projeto em Belo Horizonte, agora encerrada, avaliou a situação da cidade em relação a temas como estrutura voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e atividades já desenvolvidas junto ao setor. A partir desta avaliação foi elaborado um plano de ação para todos, no intuito de colaborar com a administração pública para a garantia do direito universal ao esporte, que consiste nas diretrizes da próxima fase.
Idealizado pelo Instituto Esporte Educação, o Projeto Cidades da Copa conta, em Belo Horizonte, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, REMS, UNICEF, SESC e Atletas pela Cidadania. Tem o patrocínio do BTG Pactual e Instituto Votorantim, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.
Sobre o IEE - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser, e atua no atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários e no desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.Atualmente, o IEE coordena núcleos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais.
Em 12 anos de atuação, o IEE atingiu, diretamente, 93 mil crianças e 567 mil outras, indiretamente, além de ter formado 21.200 professores. O IEE também realiza outros projetos, com destaque para a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN/ Brasil e o Unicef, que dissemina um esporte possível e necessário para o desenvolvimento de municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Vivo, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobrás, Monsanto, Mondeléz International, Takeda, Novelis, CCR, Instituto Pepsico, Voith, Banco Daycoval, Correcta e Sanofi.
Mais informações no site do IEE : www.esporteeducacao.com.br
e no Facebook do Instituto Esporte Educação
Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
F: 11 98783-7408
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação