Capa

Público escolherá o símbolo do rugby brasileiro: arara, tupi ou sucuri

28.02.2012  |    761 visualizações RUGBY

Processo de escolha, que começou em 2010, chega a sua última fase, com três finalistas e votação aberta ao público

São Paulo (SP) - O rugby brasileiro está perto de ganhar sua nova cara. Os Araras, os Tupis e os Sucuris foram os selecionados para a votação online que está disponível no site da Confederação Brasileira de Rugby - www.brasilrugby.com.br. É a última etapa do processo de escolha pública iniciado em 2010 pela CBRu para a escolha do símbolo do rugby brasileiro.

As principais seleções do mundo tem sua equipe vinculada a um símbolo. Os argentinos são os "Pumas", os chilenos estampam o "Condor" em seus uniformes, os australianos são conhecidos como "Wallabies" (uma espécie de canguru), os sul-africanos, como "Springboks" (espécie de antílope) e a Inglaterra, terra do rugby, é a "Rosa". A exceção é a Nova Zelândia, que tem como símbolo uma folha de Silver Fern, espécie de samambaia típica do país, mas é chamado de All Blacks.

A escolha remete a características típicas de cada país e também marcam o caráter da equipe. A vitória-régia já chegou a ser utilizada como símbolo do Brasil há alguns anos atrás, mas a ideia não perpetuou. "Esse novo símbolo irá fortalecer os laços da seleção com o torcedor brasileiro. Por isso também abrimos o processo de decisão para o público", comenta Carlos Eduardo Davoli, responsável pelo marketing da Confederação Brasileira de Rugby.

As araras são animais leves e pequenos, porém fortes e ágeis. Já os Tupis têm valores parecidos com o dos jogadores de rugby, como virtude, coragem, força, respeito e humildade, além do espírito guerreiro do brasileiro. A sucuri é um símbolo natural do Brasil e, com sua força e apetite, está pronta para abraçar qualquer adversário, sem deixar a vitória escapar.

Até esses três conceitos serem definidos, porém, várias ideias foram analisadas. Os internautas mandaram mais de 200 sugestões para a CBRu, que escolheu as que mais se aproximavam dos valores do rugby. As agências Talent e Shark&Lion transformaram os conceitos aprovados em imagens.

"Quase 200 ideias foram enviadas desde o início do processo em 2010. As sugestões passaram por um júri, composto por integrantes da diretoria e do conselho da CBRu. Agora estamos na fase de design, ou seja, a representação gráfica das ideias, em forma de sonhos, logos a aplicações. Esse processo, com participação do público, é um pouco complexo, mas muito mais democrático e dá aos brasileiros a autoria do símbolo deste esporte", comenta o publicitário da Talent, João Livi.

Mais informações no site: www.brasilrugby.com.br

Siga o Rugby no twitter

Brasil Rugby no Facebook

Andressa Rufino / Flavio Perez Mtb.: 45562
E-mail - andressa@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
Leia também...
31.08.2013

SPAC, São José, Farrapos e Rio Branco também vencem seus jogos na sétima rodada do torneio nacional

30.08.2013

Sétima rodada da competição nacional será neste sábado (31), a partir das 15h, em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul

21.08.2013

País receberá a terceira de seis etapas do Women Sevens World Series (WSWS), na Arena Barueri, região metropolitana de São Paulo, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014

20.08.2013

Apoio do COB, Ministério do Esporte e patrocinadores foi fundamental para implementação do programa de alto rendimento