São Paulo (SP) - Com o objetivo de desenvolver o rugby no Rio de Janeiro, inclusive como fator de inclusão social, o Club de Regatas Vasco da Gama lançou um projeto voltado para as categorias de base do esporte, que será modalidade olímpica em 2016, na Cidade Maravilhosa. São Januário, o estádio vascaíno, passará por reformas para abrigar as partidas da competição durante os Jogos Olímpicos.
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e a diretoria da agremiação carioca acertaram um acordo de cooperação, no qual a entidade máxima do rugby brasileiro fará a capacitação técnica dos professores, observando os critérios de desenvolvimento recomendados pela Federação Internacional de Rugby.
Xavier Vouga, diretor de desenvolvimento e arbitragem da CBRu coordenará o projeto, que terá aulas ministradas por Nei Vasconcellos e Daniel Gregg, ambos do Niterói RFC. A cerimônia de lançamento do projeto ocorre às 9 horas desta segunda-feira, dia 18. "É uma satisfação muito grande ajudar a desenvolver o rugby", declarou Daniel Gregt, que desde 2001 participa ativamente das categorias de base do Niterói. "O objetivo principal é movimentar a nova geração do nosso esporte, mas quem sabe possamos revelar atletas para as seleções brasileiras".
Sami Arap, presidente da CBRu comemorou a iniciativa vascaína. "Aplaudimos a iniciativa do Vasco e ressaltamos a seriedade, objetividade e transparência com a qual José Monteiro (vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social) e Roberto Dinamite (presidente do clube) abraçaram o projeto. Um clube carioca de tamanha tradição no futebol e outros esportes olímpicos agora une-se ao rugby. Isto é motivo de total orgulho para a CBRu. Estamos confiantes na implantação do projeto, funcionando como fator de inclusão social e educação, inclusive junto à comunidades carentes".
"Sonhamos com a possibilidade de outros clubes cariocas seguirem o exemplo do Vasco, e acreditamos nessa possibilidade. Um dia, quem sabe a preliminar de um jogo de futebol entre Vasco e Flamengo no Maracanã não seja palco de uma partida de rugby? Nossas atenções e esforços são vascaínas", concluiu o presidente.
As aulas do Vasco Rugby 2016 serão gratuitas e realizadas duas vezes por semana em um campo em frente ao estádio de futebol. "Tradicionalmente o Vasco da Gama sempre apoiou esportes olímpicos e ajudou no processo de inclusão social do esporte brasileiro. Esta é uma grande oportunidade para ajudar na evolução do rugby brasileiro. Após a definição de São Januário como sede olímpica, resolvemos apostar nesse projeto", afirmou José Monteiro.
O rugby, que volta a ser modalidade olímpica em 2016, segue em franca evolução no Brasil. A seleção feminina garantiu o heptacampeonato sul-americano, em fevereiro, na cidade de Bento Gonçalves. A equipe masculina terminou na 3ª posição e venceu a Argentina pela primeira vez em toda a história. Atualmente o esporte tem mais de 30 mil praticantes no território nacional.
Outras informações no site www.brasilrugby.com.br
Brasil Rugby no Facebook
Entenda o rugby
Carlos Monteiro - Assessor de Imprensa CRVG
(21) 9746-9328 / 7821-3100
Vinícius Cabral - Mtb.: 47.121
E-mail - vinicius@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica