Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom começa nesta quarta-feira no Ceará
15.11.2010
| 520 visualizações
VELA
-
Biel, atual campeão brasileiro
Luiz Doro / adorofoto
-
Schurmann, nono no ranking
Luiz Doro / adorofoto
-
Steve Allen, um dos favoritos
Luiz Doro / adorofoto
-
Monica Veras
Luiz Doro / adorofoto
-
Visão aérea de Flecheiras
Divulgação
-
Solar das Flecheiras, hotel oficial
Divulgação
Competição definirá o campeão do mundo da modalidade em 2010 e será disputada até domingo, na praia de Flecheiras, por velejadores de 10 países
Trairi (CE) - Velejadores de 10 países começam a disputar, nesta quarta-feira, na praia de Flecheiras, no litoral oeste do Ceará, o Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom. A competição definirá o campeão do mundo da modalidade em 2010 e estão em jogo o título de quatro categorias: Sênior (principal), Máster, Júnior e Feminina. As primeiras regatas começam às 10 horas da manhã.
Competidores da Austrália, França, Polônia, Portugal, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Turquia, Croácia e Brasil confirmaram presença no evento. Destaque para os franceses Antoine Questel, 11º no ranking mundial, Julien Quentel, campeão europeu de Slalom pela International Funboard Class Association (IFCA) e Sylvain Moussilmani (França), apontado pelos especialistas como um dos grandes nomes da temporada, além do australiano Steve Allen, dono de dez títulos mundiais de windsurf.
O Brasil será representado por cinco atletas na competição masculina e por três na feminina. Entre os homens, estão o cearense Gabriel Browne, o Biel, campeão brasileiro da modalidade há dez dias; o catarinense Wilhelm Schurmann, dono de dez títulos nacionais de Slalom e vice no Brasileiro, além dos representantes do Ceará Levi Lenz, de Fortaleza e 69º no ranking, João Henrique Ferreira, o Janjão, de Icaraizinho (CE), e Ian Mouro, de Jericoacoara (CE).
"Tomara que eu chegue em primeiro de novo, como ocorreu no Brasileiro e no Mundial de Formula (disputados em outubro, em Fortaleza)", afirmou Biel, que disputou apenas dois torneios de slalom no ano e está na 54ª. posição no ranking mundial.
Gabriel Browne e Wilhelm Schurmann figuram entre os favoritos por um lugar no pódio. "O nível desse campeonato será altíssimo e o meu objetivo é fazer o melhor possível e chegar entre os dez primeiros", afirmou o representante de Santa Catarina, nono no ranking mundial.. "Nos últimos dias, treinei muito com o Biel no Cumbuco (praia situada no município cearense de Caucaia), que tem condições muito similares a Flecheiras e, agora, depois de me acostumar de novo à prancha de Slalom, me sinto preparado para fazer frente aos gringos", avisou.
Os estrangeiros com mais chances de vitória, de acordo com Teka Lenz, presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), são Steve Allen, campeão mundial de Slalom três vezes, além dos franceses Antoine Questel, Julien Quentel e Sylvain Moussilmani. "Qualquer outro que vencer, além de Biel e Schurmann, será uma grata surpresa", emendou o dirigente.
"O campeonato será muito equilibrado e o alto nível técnico está garantido pelos ventos constantes de Flecheiras. Vamos torcer para que um brasileiro conquiste o título mundial", assinalou Décio Sanford, da Arrow Marketing, empresa organizadora da competição, responsável pelo Wind Brasil nos últimos 14 anos.
Mulheres - A esperança de vitória brasileira entre as mulheres está depositada nas cearenses Mônica Veras e Juliana Farias e na gaúcha Ana Sofia. Alice Arutkin, da França, será a adversária estrangeira. A francesa ocupa a 224ª posição no ranking geral e é a 16ª mais bem colocada na categoria Feminina.
Dona de oito títulos brasileiros e de um sul-americano, Mônica Veras é a favorita. Além da experiência de 20 anos de windsurf, ela conta também com a vantagem de conhecer as condições de vento e do mar do litoral oeste do Ceará. "A Slalom é a classe que me sinto mais à vontade", disse a cearense, quinta mais bem colocada no ranking mundial feminino. No geral, ela está na 114ª posição.
Já Ana Sofia, que treina em Porto Alegre mas costuma viajar periodicamente para o litoral cearense, tem alguns títulos importantes na carreira: sul-americano Formula em 2010, campeonato nacional e sul-brasileiro de Formula Experience em 2009 e brasileiro de Formula e de Speed em 2008. Na semana passada, ela sagrou-se vice-campeã nacional de Slalom, atrás de Mônica Veras. Juliana Farias é cearense e mora, atualmente, no Havaí. Ela teve filho há um ano e ficou um período sem competir.
Praia feita para o Windsurf - A praia de Flecheiras é um dos mais novos e charmosos destinos do litoral oeste cearense. Localizada no município de Trairi, a 130 Km de Fortaleza (CE), encanta turistas de todo o mundo por causa de suas belezas naturais, clima agradável, águas quentes do mar esverdeado, dunas brancas e móveis e também porque oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos como o windsurf, o kitesurf, o surf e também como o sandboard (surf na areia).
O nome Flecheiras vem do antigo costume dos índios que habitavam a região e pescavam nas águas claras e mansas com arco e flecha. Situada a 12 Km da sede do município, a praia está localizada numa pequena enseada em forma de "S", é cercada por dunas "andantes" e um denso coqueiral, e habitada por um núcleo de pescadores com suas jangadas de velas coloridas.
Flecheiras oferece a melhor infraestrutura da região para receber turistas, fato possível devido aos esforços concentrados nos últimos anos da Associação de Hotéis e Pousadas do Trairi (Ahtra), que vem trabalhando em prol da qualificação da mão-de-obra local. A praia, apesar do clima pacato, conta com grande quantidade de hotéis e de pousadas à beira-mar, além de restaurantes e bares que oferecem um cardápio variado - destaque para os peixes e frutos do mar - e uma noite bem animada.
Modalidade mais veloz do windsurf - O Slalom é a modalidade mais veloz do windsurf. Os atletas podem atingir até 70 km/h em dias de ventos mais fortes. Nos campeonatos, é obedecido o sistema de chaves. Os velejadores são divididos em baterias de oito e os quatro melhores avançam para a próxima etapa até que se chegue ao vencedor.
Sede oficial - O hotel oficial do Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom é o Solar das Flecheiras, que tem uma filial de uma das maiores redes de clube para praticantes de windsurf e kitesurf do mundo, o Planet Allsports. Assim, os velejadores contam com uma estrutura de primeiro mundo para a prática de esportes náuticos.
O Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Slalom, válido para a definição do ranking da International Funboard Class Association (IFCA), é um evento oficial da International Windsurfing Association (IWA) e da International Sailing Federation (ISAF), com a realização da Arrow Marketing e apoio do Governo do Estado do Ceará, Hotel Solar das Flecheiras, Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederaçao Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
Mais informações no site oficial - www.windbrasil.com
Siga o Wind Brasil no twitter - www.twitter.com/WindBrasilTour
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica