Velejadores já treinam em Flecheiras para o Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom
15.11.2010
| 134 visualizações
VELA
-
Wilhelm Schurmann, de Santa Catarina
Luiz Doro / adorofoto
-
Steve Allen, da Austrália
Luiz Doro / adorofoto
-
Panorâmica aérea de Flecheiras
Divulgação
-
Hotel Solar das Flecheiras, sede oficial
Divulgação
Competição terá início nesta quarta-feira, no litoral do Ceará, e reúne alguns dos melhores atletas do windsurf no mundo
São Paulo (SP) - Alguns dos principais velejadores inscritos no Wind Brasil - Mundial de Slalom já estão treinando na praia de Flecheiras, na cidade cearense de Trairi (localizada a 130 Km de Fortaleza), onde a competição que definirá os campeões do mundo de 2010 será disputada a partir desta quarta-feira. Entre os atletas que experimentam os ventos e os mares do Ceará estão o francês Julien Quentel, campeão europeu de Slalom pela IFCA em 2010, o jovem croata Enrico Marotti e o catarinense Wilhelm Schurmann.
Também já se encontram treinando no Litoral Oeste cearense o australiano Steve Allen, os turcos Bora Kozanoglu, Ata Osman e Metin Osmanoglu, o britânico James Dinsmore, os portugueses Pedro Peixeiro e Antônio Galvão Dias, o espanhol Ludo Jossin e a francesa Alice Arutkin, única mulher estrangeira inscrita, entre outros. Do Brasil, estão em Flecheiras a gaúcha de Porto Alegre Ana Sofia e João Henrique Ferreira, o Janjão, de Icaraizinho (CE).
A expectativa da Arrow Marketing, empresa organizadora do evento, é que entre 30 e 40 competidores participem do torneio nas quatro categorias em disputa: Sênior (Principal), Máster, Júnior e Feminina. Velejadores da Austrália, França, Polônia, Portugal, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Turquia, Croácia e Brasil já confirmaram presença no evento.
A lista final do participantes só será fechada, segundo Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing, nesta terça-feira, último dia de inscrições, após os treinos oficiais.
Na quarta-feira, a partir das 10 horas, terão início as primeiras regatas, que prosseguem até o próximo domingo. "Só pelos atletas que já estão aqui, posso dizer que teremos uma disputa de alto nível técnico", avaliou Teka Lenz, presidente da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS).
Julien Quentel chegou ao Ceará dizendo que a meta é conquistar o título de campeão do mundo. "Eu vim para ganhar. Quero terminar o campeonato em primeiro. Vai ser uma competição acirrada, pois contará com nomes de peso, como Steve Allen (Austrália), Antoine Questel e Pierre Mortefon (França), Sylvain Moussilmani (França) e muitos outros", afirmou o atual campeão europeu.
O velejador francês elogiou Flecheiras para a prática do windsurf. Segundo ele, os ventos e o mar são muito bons para um torneio de Slalom. "As condições daqui são ótimas, similares às do Caribe, que é de onde venho agora. Já treino aqui há quatro dias e acho que estou bem preparado e com o equipamento ajustado", analisou.
Já o croata Enrico Marotti, um dos mais jovens inscritos no Wind Brasil - Mundial de Slalom disse que vai aproveitar a sua vinda para o Brasil para aprender com os mais experientes. "Esse é um campeonato de gente grande e eu ainda sou muito novo. Quero ver de perto como os maiores nomes do windsurf da atualidade usam suas técnicas", declarou o jovem de 17 anos que viaja acompanhado do pai e técnico, Eris Marotti. "O velejo aqui em Flecheiras é muito bom", comentou.
Modalidade mais veloz do windsurf - O Slalom é a modalidade mais veloz do windsurf. Os atletas podem atingir até 70 km/h em dias de ventos mais fortes. Nos campeonatos, é obedecido o sistema de chaves. Os velejadores são divididos em baterias de oito e os quatro melhores avançam para a próxima etapa até que se chegue ao vencedor.
Sede oficial - A praia de Flecheiras é considerada uma das mais belas do Ceará e está a 130 quilômetros de Fortaleza. O hotel oficial do Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom é o Solar das Flecheiras, que tem uma filial de uma das maiores redes de clube para praticantes de windsurf e kitesurf do mundo, o Planet Allsports. Assim, os velejadores contam com uma estrutura de primeiro mundo para a prática de esportes náuticos.
O Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Slalom, válido para a definição do ranking da International Funboard Class Association (IFCA), é um evento oficial da International Windsurfing Association (IWA) e da International Sailing Federation (ISAF), com a realização da Arrow Marketing e apoio do Governo do Estado do Ceará, Hotel Solar das Flecheiras, Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e Confederaçao Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
Mais informações no site oficial - www.windbrasil.com
Siga o Wind Brasil no twitter - www.twitter.com/WindBrasilTour
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica