Capa

Flecheiras, mais charmoso destino do Ceará, recebe mundial de windsurf

11.11.2010  |    3.406 visualizações VELA

Praia do município de Trairi é o palco ideal para a disputa do Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Slalom, com velejadores de 12 países

São Paulo (SP) - A praia de Flecheiras, que recebe do Wind Brasil 2010 - Campeonato Mundial de Slalom, entre 16 e 21 de novembro, é um dos mais novos e charmosos destinos do litoral oeste cearense. Localizada no município de Trairi, a 130 Km de Fortaleza (CE), encanta turistas de todo o mundo por causa de suas belezas naturais, clima agradável, águas quentes do mar esverdeado, dunas brancas e móveis e também porque oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos como o windsurf, o kitesurf, o surf e também como o sandboard (surf na areia).

O nome Flecheiras vem do antigo costume dos índios que habitavam a região e pescavam nas águas claras e mansas com arco e flecha. Situada a 12 Km da sede do município, a praia está localizada numa pequena enseada em forma de "S", é cercada por dunas "andantes" e um denso coqueiral, e habitada por um núcleo de pescadores com suas jangadas de velas coloridas.

A leste, o mar é protegido por arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa, excelentes para o mergulho livre e a caça submarina. Para mergulhadores com mais experiência, há aluguel de jangadas que levam até cinco pessoas para uma bancada de coral que fica a 500 metros da costa. Na direção oeste, a praia apresenta mar aberto, mais forte e ideal para surfistas e velejadores. Todos os meses do ano são bons para a prática do windsurf e a melhor época para o surf é nos meses de dezembro e janeiro. Outras atrações são o pôr-do-sol, que deve ser apreciado em uma das dunas da região, e os passeios de buggy.

Flecheiras oferece a melhor infraestrutura da região para receber turistas, algo que só foi possível graças aos esforços concentrados nos últimos anos da Associação de Hotéis e Pousadas do Trairi (Ahtra), que vem trabalhando em prol da qualificação da mão-de-obra local. A praia, apesar de seu clima pacato, conta com uma grande quantidade de hotéis e de pousadas à beira-mar, além de restaurantes e bares que oferecem um cardápio variado - destaque para os peixes e frutos do mar - e uma noite bem animada.

Sede oficial do Mundial de Slalom - Um dos hotéis mais sofisticados e agradáveis da praia, o Solar das Flecheiras, é a sede oficial do Wind Brasil 2010 - Mundial de Slalom. O hotel deverá reunir entre 40 a 50 velejadores de mais de 12 países. Primeiro estabelecimento construído para receber turistas de alto padrão da região, o estabelecimento conta com 20 chalés, capazes de hospedar até 60 pessoas. Ele possui uma excelente estrutura de lazer, com refrescante piscina e a bela praia em frente.

Dentro do hotel, está instalada a filial de uma das maiores redes de clubes dirigidos a velejadores de windsurf e kitesurf do mundo: Planet Allsports. Assim, os amantes destas atividades contam com uma estrutura de primeiro mundo para a prática de esportes náuticos. O espaço conta com guardaria, assistência de praia e instrutores das duas modalidades. "Os atletas terão tudo que precisam para se preocuparem apenas em competir", garantiu Décio Sanford, diretor da Arrow Marketing, empresa organizadora do Wind Brasil há 14 anos consecutivos.

Sobre Trairi - Município histórico, situado à margem do Lagamar do Sal, onde a natureza caprichou em praias com largas piscinas naturais como Flecheiras, Guajiru e Mundaú, além de lagoas e dunas, Trairi nasceu como aldeia em 1608, com a chegada dos Pitiguaras às margens do rio Trairi.

A sua evolução política é marcada por uma trajetória de instabilidades, sendo alvo de constantes alterações. Após ter sido declarado município, em novembro de 1863, teve essa condição suprimida em várias ocasiões, vindo a ser restaurado definitivamente em 22 de novembro de 1951 e instalado em 25 de março de 1955, com o desmembramento de Paracuru.

A região tem clima tropical quente semi-árido brando, com chuvas concentradas de janeiro a abril. A precipitação pluviométrica média na sede é de 1.589 mm. Por ser próximo à Linha do Equador, oferece a menor amplitude térmica durante todo o ano, com a temperatura variando entre 24 e 32°C. A vegetação da zona litorânea é formada por tabuleiros costeiros na maior parte do município e mangue nas proximidades da foz do rio Mundaú.

Além de Flecheiras, Trairi conta com outras praias paradisíacas, como Mundaú, Barrinha, Emboaca, Guajiru, Maceió e Barra Nova, além da Barra do rio Mundaú, cercado por manguezais onde os turistas podem curtir uma passeio de catamarã. No Parque Ecológico existem trilhas de mata nativa que aproximam ainda mais os visitantes da natureza.

Praia do Mundaú - A 14 km da sede, a praia fica localizada em uma enseada protegida pela ponta do rio de mesmo nome e abriga o maior núcleo de pesca do município. Um denso coqueiral da área do vilarejo, dunas móveis, ampla faixa de areia e inúmeras fazem dela um dos cenários mais bonitos da região.

Os cem metros de arrecifes que protegem a praia formam uma baía, que propicia um tranqüilo banho de mar e a prática da pesca artesanal. Inúmeras espécies de peixes podem ser observadas. Durante a maré baixa, os arrecifes aparecem sobre as águas e formam piscinas naturais.

Praia de Guajiru - Guajiru, palavra de origem indígena, vem de uma frutinha de sabor exótico presente em grande quantidade nos arbustos que brotam entre as dunas do local. Ela mantém a beleza nativa ainda preservada, com dunas brancas, coqueiros esverdeados, lagoas azuis, mar calmo, boa pescaria e gente hospitaleira. A lua cheia nascendo sobre o mar é uma das melhores visões do local.

A praia fica situada em frente a uma pequena enseada com coqueiral denso, que serve de sombra para um núcleo de pescadores. Conta com ancoradouro de barcos e jangadas e a atividade de pesca é crescente. As dunas que a cerca ficam atrás da Lagoa de Dentro, de águas cristalinas.

Praia de Embocaba - A 13 km da sede, tem o nome de um chefe indígena que morou na região. Trata-se de uma praia de banho fácil e habitada por uma colônia de pescadores em meio a um coqueiral e cercada por uma pequena enseada onde ancoram jangadas. Por trás das dunas, está a Lagoa das Velhas.

Praia de Maceió e Barra Velha - Praias formadas pelo sangradouro de um riacho, dunas e coqueiros.

Como chegar em Flecheiras- Para chegar de carro, a partir de Fortaleza, o acesso é pela CE-085, rodovia de mão dupla, mas bem pavimentada. De ônibus, a viação Paraipaba (tel.: 85 3256.4128) mantém uma linha até a praia de Flecheiras. São quatro saídas diárias (6h, 9h45, 15he 18h30) do Terminal São Thomé, na capital cearense. Segunda a empresa, a viagem demora entre 3h e 3h30.

O Wind Brasil - Campeonato Mundial de Slalom, válido para a definição dos rankings da IFCA - International Funboard Class Association, International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC), é uma realização da Arrow Marketing, com apoio do Hotel Solar das Flecheiras e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS).

Mais informações no site oficial - www.windbrasil.com
Siga o Wind Brasil no twitter - www.twitter.com/WindBrasilTour

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...
20.11.2011

O windsurfista cearense nem precisou competir no domingo para garantir o título. O holandês Casper Bouman é vice-campeão e Paulão ficou em terceiro

19.11.2011

A nova classe é elogiada pelos participantes da competição deste sábado. O cearense Biel pode ser tri da classe Formula neste domingo

19.11.2011

Estão disponíveis dois vídeos com resumos dos dois primeiros dias do Wind Brasil 2011

18.11.2011

O jovem windsurfista cearense venceu as quatro regatas do dia e deve confirmar o tri no domingo. Neste sábado será a estreia da RS One na América Latina