Gabriel Browne é campeão brasileiro de Formula Windsurf
24.10.2010
| 775 visualizações
VELA
-
Pódio
Cicero Junior / Divulgação
-
Biel é o campeão
Cicero Junior / Divulgação
-
Bons ventos na raia de Fortaleza
Cicero Junior / Divulgação
-
Largada de regata do domingo
Cicero Junior / Divulgação
Jovem cearense supera adversários experientes e se credencia para o Mundial da modalidade que começa quarta-feira
Fortaleza (CE) - O jovem windsurfista cearense Gabriel Browne, o Biel, de 19 anos, conquistou neste domingo o Brasileiro de Formula Windsurf, disputado na raia montada em frente ao hotel Marina Park, em Fortaleza. O pódio foi completado pelo catarinense Wilhelm Schurmann e o baiano radicado em Ilhabela Paulo dos Reis.
Com este resultado, Biel se credencia para conquistar o bicampeonato do Wind Brasil - Mundial de Formula Windsurf, que será disputado no mesmo local, entre quarta-feira (27) e domingo (31). No ano passado, ele quebrou uma hegemonia de 12 anos de vitórias estrangeiras.
Filho do experiente atleta Marcílio Browne Filho, seu maior incentivador no esporte, Biel explicou que o Brasileiro foi muito importante para o treinamento visando o Mundial da próxima semana. "É muito bom ser campeão brasileiro, mas minha meta é ganhar o circuito mundial. Não me considero favorito, pois não participei de todas as etapas e há velejadores de alto nível. Será disputadíssimo, mas estou confiante", afirmou o atleta que ganhou as três regatas deste domingo e somou seis vitórias nas 11 disputadas.
Na avaliação do atleta, o Brasileiro teve ótimo nível e foi bem organizado. "Em Fortaleza não existem problemas com os ventos. Além disso, a organização do Wind Brasil está cada vez melhor".
O vice-campeão, Wilhelm Schurmann, liderou a competição no primeiro dia, mas acabou ultrapassado pelo adversário do Ceará. Para Schurmann, o fato de Biel ser de Fortaleza e conhecer melhor a raia lhe deu certa vantagem. "Como ele é daqui, conhece bem as condições do vento. O Biel esteve muito bem, conseguiu largadas excelentes", disse o velejador, que é um dos filhos da família Schurmann, a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro.
Assim como Gabriel, ele também considerou boas as condições dos ventos durante o campeonato. "Os ventos estiveram muito bons. Realizar 11 regatas em três dias com condições favoráveis é fantástico", finalizou.
O baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulo dos Reis, o Paulão, ficou com a terceira colocação. Apesar dos bons resultados, ele sofreu duas batidas e errou o percurso em uma regata, mas garantiu sua vaga no pódio. "Não era o que eu esperava, mas estou feliz com o resultado. Vou precisar de mais preparo e de alguns acertos com o equipamento para o Mundial. Ainda não estou andando com a minha velocidade de costume", explicou. "Tive alguns imprevistos em algumas regatas do Brasileiro. Isso afeta tanto o lado físico quanto o psicológico, mas espero começar o Mundial melhor", acrescentou o velejador, que participou do Wind Brasil pela primeira vez em 2001 e desde 2007 é presença certa no evento.
O Wind Brasil - Campeonato Brasileiro de Formula Windsurf foi disputado por 20 windsurfistas de quatro países - 17 brasileiros, 1 da Austrália, 1 de Portugal e 1 da Dinamarca. Na quarta-feira (27), começa o Wind Brasil - Mundial de Formula Windsurf, que segue até o dia 31.
Classificação final do Brasileiro
1- Gabriel Browne (BRA) - 10 pontos perdidos
2- Wilhelm Schurmann (BRA) - 17 pp
3- Paulo dos Reis (BRA) - 21 pp
4- Victor de Melo (BRA) - 27,2 pp
5- Miguel Martinho (POR) - 30
Vídeo - Está disponível vídeo-release do segundo dia de regatas do Wind Brasil 2010 - Campeonato Brasileiro de Formula Windsurf. Para acessar o conteúdo é só acessar o link http://www.morlima.com/videos/play.asp?item=videos&id_video=758
Site oficial - www.windbrasil.com
Mais informações: Giselle Soares - VSM Comunicação
Telefone: (85) 3456.6100
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email: piera@zdl.com.br
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica