Capa

VELA

Paulão dos Reis disputa Sul-Americano de Vela em São Paulo

Pentacampeão brasileiro da classe Formula estreia na classe Techno 293 em competição que também definirá equipe nacional para a Olimpíada da Juventude

12.01.2010  |  337 visualizações
São Paulo (SP) - Um dos maiores expoentes do windsurf nacional, o baiano Paulão dos Reis, de 32 anos, radicado em Ilhabela, confirmou presença no Campeonato Sul-Americano da classe Techno 293, de 25 a 31 de janeiro, na ADC Eletropaulo, localizada às margens da Represa de Guarapiranga, em São Paulo. A competição continental, que também terá disputas de barcos Byte CII, faz parte do programa da Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude, em Cingapura, de 14 a 26 de agosto de 2010.

Apesar de não ser especialista na categoria Techno 293 - competirá na classe pela primeira vez -, o pentacampeão brasileiro da classe Formula (2004, 2005, 2006, 2007 e 2009) resolveu marcar presença no evento. "Sempre é bom enfrentar novos desafios, experimentar outros equipamentos. Sem falar que é uma grande oportunidade para eu evoluir no esporte, melhorar técnica e taticamente", ponderou Paulão dos Reis, que deu os primeiros passos no windsurf na Guarapiranga, quando tinha 17 anos.

O velejador, que também tem no currículo o pentacampeonato da Semana de Vela de Monotipos da Ilhabela e os vice-campeonatos Sul-Americano de Formula e Mundial de Raceboard, acredita que será difícil conquistar a vitória. "É tudo novidade para mim. A prancha da Techno 293 tem bolina, o que não acontece na Formula, e a vela também é menor. Além de que os ventos na represa geralmente são fracos e eu costumo ir melhor, justamente por treinar na Ilhabela, em condições mais fortes. Mas estou bem preparado e tudo pode acontecer em uma competição de alto nível", ressaltou o atleta patrocinado pela Team Brazil, uma das organizadoras da competição.

O Campeonato Sul-Americano é aberto a velejadores de outros continentes e terá oito categorias: Mirim (até 15 anos), Júnior (até 17 anos), Youth (até 20 anos), Máster (homens com mais de 35 anos e mulheres com mais de 30), Grand Máster (homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 40), Veterano (homens com mais de 55 anos e mulher com mais de 50), Adulto Masculino e Feminino.

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude das classes Byte CII e Techno 293, por sua vez, é destinada a atletas de 15 e 16 anos - nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995 - e vai classificar oito velejadores - quatro de cada classe - para os Jogos de Cingapura, em 2010.

Os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 - O Brasil poderá levar a Cingapura até 70 atletas de modalidades individuais, além de dois esportes coletivos. Até junho deste ano o COB definirá as modalidades individuais e atletas que representarão o Brasil. Os Jogos Olímpicos da Juventude são divididos em três faixas etárias de acordo com a modalidade. Serão 27 provas para atletas entre 15 e 16 anos, faixa que se aplica à vela ao Techno 293 e ao Byte CII, 111 provas para atletas de 16 a 17 anos, 63 provas para atletas entre 17 e 18 anos.

Cerca de 3.600 atletas, entre 14 e 18 anos, de todos os 205 países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) competirão em 26 modalidades esportivas. Além das competições esportivas, os Jogos Olímpicos da Juventude apresentarão um extenso programa cultural e educativo, que pretende introduzir de forma lúdica os jovens atletas no Olimpismo e os valores olímpicos, além de sensibilização para questões importantes, tais como os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

A delegação brasileira será chefiada pela medalhista olímpica no vôlei de praia Adriana Behar, que será a primeira mulher a ocupar tal posto em uma delegação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e o Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 fazem parte parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo, que completa 456 anos no dia 25 de janeiro. Os eventos têm organização da Team Brazil e da Armada Boats e são reconhecidos pela Federação Internacional de Vela (ISAF), Associação Internacional de Windsurf (IWA) e Associação Internacional da Classe Byte (BCIA). O apoio é da Prefeitura de São Paulo, da Red Bull, da Confederação Brasileira de Vela e Motor, da Associação Brasileira de Windsurf, Associação Brasileira da Classe Byte e da Federação de Vela do Estado de São Paulo, responsável pela parte técnica da competição, com supervisão da CBVM.

Credenciamento de imprensa - Os jornalistas interessados em acompanhar as regatas da Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e do Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 devem solicitar credenciamento. Os pedidos de credenciamento devem ser feitos por meio do e-mail zdl@zdl.com.br até o próximo dia 20 e estão sujeitos a aprovação pela ZDL de Comunicação, assessoria de imprensa do evento.

Mais informações no site oficial: www.olympicqualifiers.com
E-mail: contato@ olympicqualifiers.com


Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br

  • Paulão dos Reis
    (Luiz Doro / adorofotos)

  • Pentacampeão brasileiro
    (Luiz Doro / adorofotos)

  • Paulão em Ilhabela
    (Luiz Doro/ adorofotos)

Leia também...

02.02.2010

Catatau e Cláudia Mazzaferro serão os representantes da vela nos Jogos da Juventude

Os dois velejadores de São Paulo, da classe Byte CII, foram indicados pela CBVM

01.02.2010

Vídeo - Imagens em alta definição da Pré-Olímpica de Vela

Quatro links mostram imagens de Byte CII e Techno 293 e entrevistas com os vencedores do Byte CII

31.01.2010

Seletiva Pré-Olímpica indica velejadores para os Jogos da Juventude de Cingapura

Catatau e Claudia Mazzaferro, na Byte CII, e He Man e Wendy Soares, na Techno 293, foram os brasileiros mais bem colocados

30.01.2010

Catatau e Cláudia Mazzaferro estão a um passo da indicação para disputar os Jogos da Juventude

Velejadores paulistas foram bem nas duas regatas de Byte CII deste sábado na represa de Guarapiranga

Entre em contato