Capa

Seletiva Pré-Olímpica indica velejadores para os Jogos da Juventude de Cingapura

31.01.2010  |    359 visualizações VELA

Catatau e Claudia Mazzaferro, na Byte CII, e He Man e Wendy Soares, na Techno 293, foram os brasileiros mais bem colocados

São Paulo (SP) - Num domingo de sol e nenhum vento, as regatas deste domingo da Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central foram canceladas e a classificação de sábado indicou os brasileiros mais bem colocados para a disputa da 1ª Olimpíada da Juventude, que será disputada em Cingapura, entre 14 e 26 agosto, nas classe Byte CII, cujos velejadores chegaram a ir para a água, e prancha Techno 293. O evento foi disputado desde quarta-feira na Associação Desportiva e Cultural Eletropaulo, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.

Os nomes serão passados para a Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), que tentará referendá-los com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela definição da equipe nacional.

Os paulistas Alexander Elstrodt, o Catatau, e Cláudia Mazzaferro, do Yacht Clube de Santo Amaro (YCSA), foram os indicados na classe Byte CII. Catatau, de 15 anos, terminou como campeão geral do torneio - da seletiva e do Sul-Americano Aberto, com 31 pontos perdidos. Já Cláudia ficou em primeiro na classificação da seletiva e em segundo no Aberto Feminino, com 63 pontos.

"Fiquei muito feliz por ser indicado para a Olimpíada da Juventude e por ser campeão do Sul-Americano Aberto", comentou Catatau, de 15 anos, que superou Michael Louzada, que ficou em segundo lugar no geral e foi o quarto lugar no Mundial da Inglaterra, em 2008, e em sexto no Mundial do Canadá, em 2009.

"Infelizmente os ventos foram fracos durante toda a competição e eu preciso de ventos mais fortes para brigar pelo título", lamentou Michael, conformado com o segundo lugar. "Vou tentar agora patrocínio para disputar o Mundial de Cannes, na França, em abril."

Cláudia Mazzaferro, considerada um dos novos talentos da vela brasileira, de 14 anos, terminou em primeiro lugar na seletiva e no segundo lugar no Sul-Americano Aberto, ganho pela gaúcha Denise Chagas.

"Acho que fui muito bem no torneio e agora vou ficar no aguardo da ratificação ou não de minha convocação para a Olimpíada", disse Cláudia, que há duas semanas conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Optimist, ficando em segundo lugar no geral (homens e mulheres), em Salvador (BA).

He Man - Na Techno 293, o catarinense radicado em Búzios Felipe Beltrán, o He Man, terminou em segundo lugar na seletiva, ficando atrás somente do argentino Bautista Birkner. "Pena que não teve regata porque tinha esperança de recuperar a liderança", lembrou He Man. "Agora é aguardar a possível convocação. Se for chamado continuo treinando de Techno. Se não, volto para a RS.X."

No feminino, a carioca Wendy Stouder Soares manteve o terceiro lugar na classificação da seletiva, com 18 pontos, e também será indicada. "Agradeço tudo o que aprendi ao meu técnico Gustavo Carilo, do Guanabara, e à minha família, que sempre me apoiou. Eles foram fundamentais na minha boa atuação".

Os dois primeiros lugares ficaram com as argentinas Valentina Serigos, com 7, e Agustina Rodriguez, com 10 pontos perdidos.

Na classificação Sub-15, o campeão foi o argentino Francisco Birkner, irmão de Bautista, de apenas 11 anos.

No Sul-Americano Aberto, o título ficou com o também argentino Maximo Sergio, com 6 pontos perdidos, seguido de Juan Manuel Gonzalez, também da Argentina, com 14, e do brasileiro Diego Feitosa, com 15 pontos perdidos.

Na classe Raceboard, que reúne atletas mais experientes, o argentino Andrés Anderson foi o vencedor com 7 pontos, seguido do compatriota Fernando Consorte, com 12. O brasileiro Udo Schenker terminou em terceiro, com 14.

A Argentina participou do evento com uma delegação de 28 atletas - apenas quatro a menos do que os brasileiros e lutaram pelos títulos em todas as categorias de todas as classes.

Classificação final da Pré-Olímpica

Classe Byte CII após 11 regatas e 2 descartes

Masculino


1- Alexander Elstrodt, o Catatau (BRA) - 31 pontos perdidos (7+4+2+1+1+1+7+1+7)
2- Juan Ignácio Biana (ARG) - 53 (3+7+1+3+9+10+4+13+3)

Feminino

1- Cláudia Mazzaferro (BRA) - 63 pontos (5+4+7+16+8+2+13+4+4)
2- Solene Crepin (ARG) - 68 (1+5+5+20+7+4+1+12+13)

Classe Techno 293 após 7 regatas e um descarte

Masculino


1- Bautista Birkner (ARG) - 9 pontos (2+2+2+1+1+1)
2 - Felipe Beltrán, o He Man (BRA) - 10 (1+1+1+2+2+3)

Feminino

1- Valentina Serigos (ARG) - 7 pontos (1+1+1+2+1+1)
2 - Agustina Rodrigues (ARG) - 10 (2+2+1+2+1+2)
3 - Wendy Soares (BRA) - 18 (4+2+3+4+2+3)

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude das classes Byte CII e Techno 293 é destinada para atletas entre 15 e 16 anos - nascidos entre os dias 1º de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1995. No total, o evento classifica oito atletas - quatro de cada classe - para os Jogos de Cingapura.

A Pré-Olímpica das Américas do Sul e Central para a 1ª Olimpíada da Juventude e o Campeonato Sul-Americano das classes Byte CII e Techno 293 foram uma organização da Team Brazil e da Armada Boats. Ambos os campeonatos foram reconhecidos pela Federação Internacional de Vela (ISAF), Associação Internacional de Windsurf (IWA) e Associação Internacional da Classe Byte (BCIA).

O apoio foi da Prefeitura de São Paulo, da Red Bull, da Confederação Brasileira de Vela e Motor, da Associação Brasileira de Windsurf, Associação Brasileira da Classe Byte e da Federação de Vela do Estado de São Paulo, responsável pela parte técnica da competição, com supervisão da CBVM.

Mais informações no site oficial: www.olympicqualifiers.com
E-mail: contato@olympicqualifiers.com

João Pedro Nunes - Mtb.: 11.765
E-mail: nunes@zdl.com.br
Leia também...
02.02.2010

Os dois velejadores de São Paulo, da classe Byte CII, foram indicados pela CBVM

01.02.2010

Quatro links mostram imagens de Byte CII e Techno 293 e entrevistas com os vencedores do Byte CII

30.01.2010

Velejadores paulistas foram bem nas duas regatas de Byte CII deste sábado na represa de Guarapiranga

30.01.2010

Edição mostra imagens das regatas disputadas na Guarapiranga e entrevistas com os favoritos