Capa

OFFROAD

Jorge Balbi e Jean Ramos são campeões do Dunas Supercross 2008

Balbi vence também a quinta etapa; Zanoni ganha em Barretos, mas fica com o vice na SX2

13.12.2008  |  3.317 visualizações
Barretos (SP) - O Dunas Supercross 2008 terminou de forma empolgante. A exemplo de toda a temporada, a quinta e última etapa da competição válida pelo campeonato brasileiro da modalidade, foi repleta de emoção e muita adrenalina. Na noite deste sábado, no Parque do Peão, em Barretos, interior paulista, Jorge Balbi e Jean Ramos confirmaram favoritismo e se sagraram campeões nacionais de supercross. Balbi venceu pela quarta vez no ano enquanto que Jean mostrou maturidade para usar o regulamento e, com o terceiro lugar. assegurou o título na corrida vencida por seu adversário direto, Swian Zanoni. A arena da Festa do Peão Boiadeiro recebeu 4.500 pessoas para ver as decisões.

A SX1 começou empolgante, pois logo na primeira volta Leandro Silva, o único adversário que poderia tirar o título dele, assumiu a ponta com Balbi em terceiro. No entanto, Leandro sofreu duas quedas, teve problemas na moto e ainda assim acabou na sétima posição, o que lhe assegurou o vice-campeonato. Balbi demonstrava grande felicidade pela conquista no retorno ao motociclismo brasileiro.

“Vencer esta prova não foi tão tranquilo na parte psicológica quanto dentro da pista. Tenho de admitir que foi bem difícil segurar a ansiedade e colocar na cabeça que não precisava ganhar, o que é complicado, pois todo piloto quer vencer. A minha derrota em Curitiba (segunda etapa vencida por Leandro Silva) foi fundamental para eu chegar ao título. Dali em diante mudei minha preparação e me concentrei mais ainda. Mas chegar ao título não foi fácil, tanto que somente ficou decidido na última etapa”, completou Balbi, que além do ponto extra pela melhor volta na classificação, ainda conquistou outro de bônus pelo hole shot (cruzar na frente a primeira curva da corrida).

Leandro, com dores no ombro esquerdo, mostrava mescla de desapontamento com alegria pelo vice-campeonato conquistado.

“Claro que eu não queria o vice, mas liderei todas as etapas e tenho de reconhecer que o Balbi tem mais experiência e conseguiu andar muito forte. Perdi por detalhes em cada prova”, completou Leandro.

Os cinco primeiros da SX1 da etapa de Barretos
1- Jorge Balbi (Fox/ASW/Honda/L’acqua di Fiore/ MR Pró/Zoolo/Booster/ LEM/Água Incá), 15min59s117
2- Wellington Garcia (Honda/ASW/Mobil /Oakley/Pirelli/Polisport), a 2s643
3- João Marronzinho Paulino (ProTork/Rinaldi/TBT /Motoshop), a 3s914
4- Roosevelt Assunção (ProTork), a 27s360
5- Pipo Castro (Pauta/Controlflex/Yamaha), a 33s248

Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX1
1- Jorge Balbi, 123 pontos
2- Leandro Silva, 91
3- João Marronzinho Paulino, 85
4 - Wellington Garcia, 62
5 - Pipo Castro, 59

Zanoni vence mas o título é de Jean Ramos - Na SX2 Swian Zanoni ganhou, mas não levou o título. Nesta categoria a disputa também teve muita emoção desde a largada. Jean assumiu a liderança logo nas primeiras voltas, mas foi atacado por Swian, que o ultrapassou. Claramente, Jean passou a administrar sua posição e correr somente pensando na sua conquista. No final, evitou disputar o segundo lugar com Rodrigo Selhorst e deu sinal para o adversário assumir o segundo lugar. Ele permaneceu em terceiro e assegurou o título.

“Quando assumi a liderança imprimi um ritmo forte, mas o Swian se aproximou. Mantive o segundo lugar de olho nele e no final, quando o Selhorst encostou, preferi não arriscar. Corri pelo campeonato e não pela vitória nesta etapa”, disse Jean.

Swian, que venceu três corridas contra duas de Jean, reclamou de sua falta de concentração, principalmente em duas importantes corridas:

“Na terceira (Joinville) e na quarta (Canoas) etapas sofri quedas por falta de concentração. Mas de uma forma ou de outra foi bom fechar o ano com vitória e chave de ouro. Em 2009 quero continuar a brigar pelo título”, disse Zanoni.

Os cinco primeiros da SX2 da etapa de Barretos
1- Swian Zanoni ((KTM/Fox/Motul/M3/Benazi/MRPro), 15min49s024
2- Rodrigo Selhorst (Oásis KTM / Brasil Racing/R2/Dash/Gustavo Borges), a 7s069
3- Jean Ramos (Honda/Mobil/Pirelli/Jmr Escola de Motocross/Oakley/Navarro Suspensão), a 11s413
4- Thales Vilardi (Honda/Mobil/Pirelli/ASW), a 33s786
5- Cesar Popinhak (KTM/Petrobras/Oneal), a 38s179

Classificação final do Dunas Supercross 2008 – SX2
1- Jean Ramos, 110
2 - Swian Zanoni, 108
3- Rafael Zenni, 72
4 - Rodrigo Selhorst, 67
5 - Dudu Lima, 49

Pensando em 2009 - Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa que organizou o Dunas Supercross 2008, está contente com a segunda temporada promovida pela empresa e que algumas lições foram aprendidas. “Sem dúvida tivemos um bom aprendizado, pois descobrimos os principais mercados de público e vamos aplicar isso em 2009, quando teremos novamente cinco etapas. Vamos correr em Goiás, em Brasília, Minas Gerais, São Paulo e em Santa Catarina ou no Paraná. Neste ano tivemos um bom número de inscritos e, se os pilotos sentirem evolução, a tendência é aumentarmos ainda mais o gate”, disse Moraes.

O Dunas Supercross 2008, válido pelo brasileiro da categoria, teve patrocínio da Honda e Ipiranga, apoio de Bunnet e supervisão da CBM. A etapa de Barretos teve o apoio de Os Independentes. O campeonato foi uma realização da Dunas Race, empresa que organiza o Rally Internacional dos Sertões.

Mais informações: www.dunassupercross.com.br

ZDL - Milton Alves - Mtb 16.583
email: miltonalves@zdl.com.br

  • Jorge Balbi
    (Luiz Doro/ Fotoarena)

  • Balbi vence
    (Luiz Doro/ Fotoarena)

  • Swian vibra
    (Luiz Doro/ Fotoarena)

  • Jean Ramos
    (Luiz Doro/ Fotoarena)

  • Os campeões
    (Luiz Doro/ Fotoarena)

Leia também...

Entre em contato