Capa

OFFROAD

Jovens despontam como promessas no Dunas Supercross 2008

Pilotos com menos de 18 anos ganham experiência e aprendem tudo sobre o esporte

10.12.2008  |  1.541 visualizações
São Paulo (SP) - O Dunas Supercross está nas mãos da nova geração. Alguns são tão jovens que nem chegaram aos 18 anos e, portanto, estão impossibilitados de ter a carteira de motorista. No entanto, eles têm sido responsáveis por boas apresentações na categoria SX2 da competição válida como campeonato brasileiro da modalidade. O mais novo de todos é Hector de Freitas, de 16 anos, que ocupa a 12ª colocação na classificação geral com 18 pontos. A garotada estará presente no próximo sábado, quando acontece a quinta e última corrida do ano. A prova será no Parque do Peão, na cidade de Barretos, interior paulista.

“É meu primeiro ano com uma Honda 250 e também meu primeiro contato com pilotos deste nível. Assim, ainda tenho um pouco de receio e nas largadas procuro não dividir a primeira curva com eles. Por isso, sempre largo bem atrás, e depois faço uma prova de recuperação, dentro dos meus limites é claro!”, disse Hector, que tem o patrocínio de Honda/Mobil/ASW/Pirelli.

Outras promessas do supercross brasileiro são Eduardo Ferreira Lima, o Dudu, e Gabriel Gentil, ambos com17 anos. Gentil , que tem João Marronzinho Paulino como um de seus ídolos, é o sétimo colocado na classificação geral com 30 pontos. Em quatro provas na temporada esse catarinense de Florianópolis, capital do Estado, fez dois décimos lugares, um na abertura, em Casimiro de Abreu (RJ), e outro na segunda etapa, em Curitiba (PR). Depois, numa demonstração de evolução, ele conquistou dois sétimos lugares em Joinville (SC) e em Canoas (RS).

“Ser um dos pilotos mais jovens é muito gratificante, porque às vezes disputo posição com alguns ídolos meus. Isto faz me sentir bem, pois vejo que já adquiri um bom nível de pilotagem. Mesmo sendo bem jovem tenho conseguido acompanhar os mais experientes. Procuro me relacionar com todos de forma profissional e da melhor maneira possível”, disse Gentil, que tem Motoshop/Shift/Orbital como patrocinadores.

Dudu, irmão de Marcelo Ferreira de Lima, o Ratinho, que sofreu uma queda na abertura da temporada do Supercross e ficou fora de todas as provas, é o quinto colocado com 40 pontos. Seus melhores resultados são dois quintos lugares conquistados na etapas de Joinville e Canoas. Dudu tem o patrocínio de Honda/Mobil/ASW/Pirelli.

Quem também tem menos de 20 anos é o líder da SX2, Jean Ramos, que precisa de um segundo lugar para ser campeão sem depender do resultado do vice-líder Swian Zanoni, 20 anos, o vice-líder. Jean tem 93 pontos contra 82 de Swian.

Na SX1, Jorge Balbi, de 27 anos, lidera e precisa de um quarto lugar para assegurar a conquista. Balbi tem 96 pontos contra 82 de Leandro Silva, 20 anos, o único adversário direto na disputa do título.

As categorias - O Dunas Supercross 2008 é composto por duas categorias. A SX1 tem motos de 250 cilindradas e motor com dois tempos e 450cc (4 tempos). A SX2 apresenta motos de 125cc (2 tempos) e 250cc (4 tempos). A pontuação do campeonato: 1º lugar - 25 pontos, 2º – 20, 3º - 16, 4º - 13, 5º – 11, 6º - 10, 7º - 9, 8º - 8, 9º - 7, 10º - 6, 11º - 5, 12º - 4, 13º - 3, 14º - 2 e 15º - 1.

Ingressos à venda - Até sexta-feira, dia 12, os ingressos para as corridas podem ser adquiridos por R$ 10 nas lojas AM/PM dos Postos Ipiranga e nas concessionárias Honda da região de Barretos. A lista com endereços dos estabelecimentos está no site oficial www.dunassupercross.com.br. A compra também pode ser efetuada pela internet no site www.ingressorapido.com.br. No sábado, dia das corridas das categorias SX1 e SX2, o preço passa a ser R$ 20 e a venda só será nas bilheterias do Parque do Peão, a partir das 10h da manhã.

Programação

Sábado – 13/12

- 8h às 10h - Secretaria de Prova
- 9h às 12h - Vistorias
- 11h - Briefing pilotos (ao vivo ESPN)
- 11h30 - Briefing Organização (ao vivo ESPN)
- 13h30 - Abertura do evento para público
- 14h - Início dos treinos Livres
- 16h às 18h - Classificatórias
- 19h - Repescagem
- 20h - Abertura oficial do evento
- 20h30 - Final SX2 - transmissão ao vivo ESPN
- 21h - Final SX1 - transmissão ao vivo ESPN
- Coletiva de imprensa SX2 e SX1

O Dunas Supercross 2008 é válido pelo brasileiro da categoria e tem patrocínio da Honda e Ipiranga, apoio de Bunnet e supervisão da CBM. A etapa de Barretos tem o apoio de Os Independentes. O campeonato é uma realização da Dunas Race, empresa que organiza o Rally Internacional dos Sertões.

Credenciamento de imprensa - Os jornalistas interessados na cobertura da quinta e última etapa do Dunas Supercross 2008, que será realizado no sábado, dia 13 no Parque do Peão, em Barretos, devem enviar o pedido para a ZDL, assessoria de imprensa oficial, no email zdl@zdl.com.br, especificando o veículo a que pertence nome do profissional e função. As solicitações serão analisadas e, se aceitas, confirmadas também por email. A retirada das credenciais acontecerá na sexta-feira, após as 16 horas, e no sábado, dia 13, a partir das 10 horas na Sala de Imprensa, no local do evento.

Mais informações no site www.dunassupercross.com.br

ZDL - Milton Alves - Mtb 16.583
email: miltonalves@zdl.com.br

  • Hector de Freitas
    (Cesar Greco/ Fotoarena)

  • Dudu Lima
    (Cesar Greco/ Fotoarena)

  • Gabriel Gentil
    (Cesar Greco/ Fotoarena)

  • Jean Ramos
    (Cesar Greco/ Fotoarena)

  • Jorge Balbi
    (Cesar Greco/ Fotoarena)

Leia também...

22.12.2008

Marcos Moraes anuncia mudanças no Dunas Supercross de 2009

Unificação das duas categorias e a possível entrada de Goiás, Brasília e Minas Gerais são as principais novidades

17.12.2008

O campeão Jean Ramos foi o mais regular da SX2 no Dunas Supercross 2008

O jovem piloto venceu duas provas e ficou em segundo em outras duas. Veja a classificação final

16.12.2008

Números mostram que título de Jorge Balbi é incontestável

Ele venceu quatro das cinco corridas, foi o mais rápido quatro vezes e fez três hole shots. Veja a classificação final

14.12.2008

O campeão Jean Ramos quer mais apoio e o bi em 2009

O piloto paranense só precisou do terceiro lugar em Barretos para vencer o Dunas Supercross na SX2

Entre em contato