Capa

FUTEBOL

Batalha das Quadras agita Anhangabaú e é destaque na Virada Esportiva

Desafio de futsal será movido por muita arte e cultura popular neste domingo

14.11.2008  |  142 visualizações
São Paulo (SP) - O grande campeão da Batalha das Quadras, desafio que revelará o melhor time de futsal popular de São Paulo, será conhecido neste domingo (16). Os 32 finalistas, representando as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital paulista, medirão forças em duas quadras montadas especialmente no Vale do Anhangabaú. O desafio promovido pela Nike faz parte da programação da Virada Esportiva, da Secretaria Municipal de Esportes, que mobilizará a cidade durante 24 horas.

Os 32 times classificados em São Paulo são os seguintes, divididos por região.

Zona Norte: 4,5 Futebol Clube, Marotos, Atlético Uni Santanna, Nada Consta-Jajuba, Família BNT, ASI - Amigos Sem Interesse, Juvenil, Pavilhão

Zona Sul: Carmen’s Children, GDV, Iesfa, Liverpool, Rua 15, Santander, G.V.F.C e Meninos do Leonor.

Zona Leste: Bom de Bola, Ser Renascer, Bate Bola, Sapão Futsal, Família Kruger, Barro Branco II, Atletas de Cristo e Proceder Futsal.

Zona Oeste: Drummont, Eu, Zé e os Caras FC, Ipiranga, Galletos, Los Magos, Barroca, Amizade e Foot Dream.

Após um mês de eliminatórias e disputas emocionantes com a participação de 256 times (cerca de 2.500 jogadores) – a mesma iniciativa foi realizada no Rio de Janeiro, com outras 256 equipes no Aterro do Flamengo -, o campeonato definiu os oito melhores times de cada zona da cidade. Os jogos deste domingo serão disputados das 8 horas, quando haverá o check-in dos atletas, até cerca das 17 horas.

O torneio reúne jovens entre 16 e 21 anos, é democrático e tem o objetivo de promover a integração entre as mais diferentes classes social, econômica e cultural. Além disso, privilegia o futebol jogado nas ruas com toda conexão de cultura e arte, exibida nos principais centros urbanos do País.

Até as quartas-de-final, os times classificados usarão as duas quadras e terão o regulamento popular, com as partidas de 10 minutos ou 2 gols, em equipes de cinco contra cinco. A partir das quartas-de-final, quando restarem 16 equipes, a regra muda e os jogos passarão a ter dois tempos de 10 minutos. O torneio será disputado numa quadra só até a grande decisão.

Jogadores de futebol, DJs e shows

Durante os intervalos do evento deste domingo, os torcedores poderão curtir a presença de jogadores de futebol profissional e atletas de outras modalidades, show com street dancers, apresentação de BMX, performance com os melhores DJs de hip-hop e artistas que irão expor suas artes e grafites em painéis.

Entre as atrações confirmadas estão a apresentação de b-boys, do grupo Tsunami, de jogadores de futebol freestyle, de André Jesus, da equipe Nike 6.0 de BMX, além de grafiteiros que produzirão na hora suas obras em quatro painéis em branco. O som será animado pelos DJs CIA e King e pelos MCs Xis e Auri.

Se o time campeão do desafio ganhará um ano de patrocínio da Nike e mais R$ 5 mil, outros prêmios estão previstos para o maior artilheiro, o melhor goleiro e melhor jogador. Haverá premiação especial para o jogador e goleiro mais estilosos, assim como para o melhor dançarino ‘Michael Jackson’ do público.

Emoção nas eliminatórias

Dois jogadores profissionais prestigiaram a fase eliminatória da competição. O volante Cristian, do Corinthians, foi atração nas partidas realizadas na Lapa, enquanto o atacante Éder Luis, do São Paulo, esteve na seletiva da Mooca.

Cristian se identificou com a história de vida dos garotos presentes na competição. Foi no futsal que ele começou sua carreira em Belo Horizonte. “Comecei como os meninos que estão aqui. Tive uma infância difícil e batalhei muito para chegar a um time profissional no campo”, afirmou o volante, de 25 anos, que ajudou o Corinthians a dar a volta por cima e garantir antecipadamente o título da série B e a vaga na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, marcando inclusive um gol na vitória de quarta-feira sobre o Juventude por 2 a 1 em Caxias do Sul (RS).

Éder Luís elogiou a iniciativa e lembrou os “bons tempos da escola” em que jogava futsal e impressionava com sua técnica. “Foi no futsal que desenvolvi minhas habilidades. É muito bom ver a Nike incentivando essa molecada. Quando comecei não podia nem comprar uma chuteira”, lembra Éder, referindo-se ao prêmio especial do torneio, com um ano de patrocínio da Nike para o time campeão.

A fase eliminatória foi disputada nos dias 18 e 19 de outubro no CE Joerg Bruder, em Santo Amaro; 25 e 26 de outubro, no CE Thomaz Mazzoni, na Vila Maria; dias 1 e 2 de novembro, na CE Cidade Alto de Lapa, na Lapa; e 8 e 9 de novembro, no CE Mooca, na Mooca.

O evento foi um sucesso antes mesmo de seu início. Realizado paralelamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, que também reuniu 256 equipes e tem a grande final prevista para o dia 22, no Aterro do Flamengo, as inscrições alcançaram o limite de participantes em apenas três dias

No Rio, os 32 classificados para as finais são Lendas Urbanas, Cepac United, Calote FC, Boleiros, Civilla, Chatus, Samba Comigo, Bancários, SMU, Vila Kosmos, Sutil FC, Geração Futsal, Filhos do Céu, Estrela do Futuro, Parque da Bola, Cefet Nilópolis, Master FC, Guerreiros da Nike, Panelaço, Envergadão prá esquerda, Red Bull, Gladiadores, Joga Bonito, Inspiração, Nova Safra FC, UGF, Alucinaaados, 149 FC, Galacticos 01, CEBS, Manchester City e Melletchely.

Arte, música e futsal

O desafio Batalha nas Quadras não se resumiu ao futsal e o conseqüente incentivo aos novos talentos do esporte popular. Durante todo o evento e não só a final, arte e música se aliaram ao futsal, transformando as quadras em verdadeiros centros de entretenimento do cenário urbano.

Durante todo o campeonato, peças de grafite e muito Hip Hop ligaram os jogadores ao público presente, gerando mais energia para as disputas das partidas. Em cada eliminatória, renomados DJs comandaram as pick ups e artistas de rua expuseram as suas artes.

Os DJs foram selecionados de acordo com as suas áreas de origem. Nas disputas da Zona Norte, por exemplo, os DJs Nyack e Ajamu animaram a galera. Na Lapa, na Zona Oeste, os DJs CIA e Tom fizeram a festa, enquanto na Zona Leste, os DJs King e RM tocaram nas disputas, e na Zona Sul os jogadores e torcedores foram contagiados pelo bom astral do MC Xis e da performance dos DJs Marco e Dan Dan.

Se é nas ruas que surgem os grandes talentos do futebol, o grafite entra em quadra para mostrar a técnica e a poesia daquilo que chamam de realidade por aproximação. É a vivência e o cotidiano de uma comunidade, jogada em uma parede, que conta a história do povo.

Perto das quadras, os muros das arquibancadas foram decorados com painéis com trabalhos dos grafiteiros que procuram dar um clima a mais para a atmosfera urbana. Participaram da ação os artistas Paulo Ito (Zona Oeste), Amnésia 3,2,1 (Zona Sul), Graphis (Zona Norte), Whip (Zona Central), e os membros do Grupo O.P.N.I (Zona Leste).

Para mais informações, acesse www.nikefutebol.com

Glenda Carqueijo - Mtb 39.711
Email: glenda@zdl.com.br

  • Final em São Paulo
    (Divulgação ZDL)

  • Cristian do Corinthians
    (Divulgação ZDL)

  • Éder Luís
    (Divulgação ZDL)

  • Futsal e Música
    (Divulgação ZDL)

Leia também...

27.04.2009
Nova camisa do Corinthians: Pré-compra dá direito a assistir a treino exclusivo

Torcedor que fizer a pré-compra ganhará um par de ingressos para conhecer o uniforme em primeira mão durante o último treino da equipe antes da estreia no Campeonato Brasileiro

15.04.2009

Nova chuteira Mercurial Vapor V chega às lojas nesta quarta-feira

Desenvolvido pela Nike, o novo calçado poderá ser visto neste fim de semana nos pés de Neymar e Dentinho, pelas semifinais do Campeonato Paulista. A nova versão oferece leveza aos pés dos jogadores

16.03.2009

Nike revoluciona a forma de jogar futsal ao lançar o tênis T-7

Com o máximo de tecnologia e inovação, calçado ajuda os atletas a "criarem espaços” nas quadras; nova linha de vestuário, bola e equipamentos para o futsal também chegam ao mercado

13.03.2009

Nike lança filme sobre a volta de Ronaldo

Peça compara animais presos em jaulas com a difícil experiência que o Fenômeno teve durante o período em que ficou afastado dos gramados

Entre em contato